Buscar

Palestra prof

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Palestra prof. Jose Molim
Mapas de Produtividade em Grão, Cereais e Fibras 
Em sua palestra Morlim, nos mostra a importância da agricultura de precisão e como vem crescendo ao logos dos anos a sua utilização, nas propriedades rurais do país, mostrando parâmetros como: para que serve um mapa de produtividade e qual a sua importância. Podemos intender que a variabilidade da produtividade, é medida através de uma fotografia gerada da lavoura, através dela pode se medir ou investigar baixa ou alta produtividade da lavoura, ou até mesmos as possíveis causas de outros problemas. Outro fato importante é que esta investigação, é feita através de direcionamento de amostragem.
Ao falar da zona de manejo, ele relata que elas são camadas de informações mais importante, para se fazer análise da área (Mapa de Colheita), pois através dela pode ser feito cálculo espacial da quantidade de nutrientes que foram exportados através do grão, assim tem se a capacidade de ajustar até mesmo a adubação da área para o próximo plantio, e são dados que são obtidos através da agricultura de precisão.
Ele explica de que forma são coletados os dados para serem gerados os mapas de produtividade, são parâmetros de grande importância a serem coletados para se ter o mapa. A quantidade de grão colhido no espaço conhecido, o tamanho da área que está sendo colhida, sua localização, umidade do grão colhido. Grandes partes destes dados são obtidos através da própria colheitadeira, que vem de fábrica, com sistemas e sensores, que são fundamentas para se fazer a coleta dos dados de produtividade. Cada um desse sensores tem uma função especificas, que são geradas e mostradas no computador de bordo da máquina. 
As limpezas de dados são feitas e são tratas através de aplicativos que já são vendidos quando é obtido a máquina, e estalados em seus computadores, porém ele relata que o arquivo é de difícil manuseio. O que ficou bem explicito em sua palestra, é que cada vez mais para se alcançar altas produtividades o produtor deve andar alinhado como a AP, pois ela contribui positivamente para o bom manejo da propriedade. Porém o produtor rural deve se alinhar a parceiro capacitados, para que se possa fazer a interpretação dos seus dados de colheita, fazendo os tratamentos necessários, para então gera um bom mapa de produtividade, e evitando que estes dados sejam mascarados.

Continue navegando

Outros materiais