Buscar

Analise Vertical e Horizontal 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise das demonstrações financeiras
A análise das demonstrações financeiras consiste em verificar a situação econômica financeira da empresa a partir das informações disponibilizadas pela contabilidade. 
Tal análise se faz de acordo com o interesse do usuário da informação contábil e financeira. Do ponto de vista da empresa, os usuários dividem-se em dois grupos:
Os usuários internos são os responsáveis pela gestão da empresa, ou seja são os executivos intimamente relacionados com o processo decisório da organização.
Os usuários externos são os prestadores de serviços, os bancos, os clientes, os concorrentes, etc.
Basicamente, trata-se de instruir o processo decisório com informações sobre a saúde financeira, a estrutura de captação de recursos, a rentabilidade e o desempenho operacional da empresa.
Principais interessados na análise
Sócios/acionistas: extraem da análise das demonstrações financeiras os dados necessários para acompanhar o poder de solvência e a lucratividade da empresa, além de comparar o desempenho global com o de exercícios anteriores.
Fornecedores: pelo fato de negociarem o fornecimento de mercadorias e serviços, precisam tomar conhecimento da estrutura patrimonial de seus clientes, a fim de viabilizar seus créditos com maior segurança, fundamentalmente por meio da análise de liquidez.
Instituições financeiras: necessitam conhecer a estrutura patrimonial da empresa, para obter maior segurança nas operações de financiamento, além de desconto de duplicatas e outras operações financeiras.
Clientes: necessitam conhecer a situação econômica-financeira de seus fornecedores para garantir o fornecimento dos bens e serviços adquiridos, bem como os prazos a serem cumpridos.
Demonstrações e relatórios da análise
Balanço patrimonial (BP);
Demonstração do resultado do exercício (DRE);
Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL);
Demonstração das origens e aplicações dos recursos (DOAR);
Notas explicativas: complementam as demonstrações contábeis;
Relatório da administração: informa sobre diversos aspectos da empresa;
Parecer dos auditores independentes: atesta a fidedignidade das informações.
Principais restrições
Análise baseada em demonstrações contábeis não auditadas;
Não observância aos principais fundamentos da contabilidade;
Demonstrações contábeis com omissões relevantes de informações;
Números não confiáveis em função da precariedade dos controles internos;
Reconhecimento inadequado das operações;
Interesse político;
Interesses fraudulentos.
Análise vertical
A análise vertical mostra a participação percentual de cada item das demonstrações financeiras em relação ao somatório de seu grupo. Essa análise permite avaliar a composição de itens e sua evolução no tempo.
Este tipo de análise propicia a comparação das percentagens dos itens das diversas demonstrações em relação a outras empresas, basicamente as concorrentes que atuam no mesmo ramo de atividade.
A análise vertical é de grande importância, principalmente quando aplicada à demonstração de resultado do exercício, porque possibilita detectar a composição percentual das receitas e despesas, evidenciando aquelas que mais influenciaram na formação do lucro ou prejuízo.
O principal instrumento utilizado para analisar a situação econômico-financeira de uma empresa é o índice, ou seja, o resultado da comparação entre grandezas.
Indicadores econômico-financeiros
Os índices estabelecem a relação entre as contas ou grupo de contas das demonstrações contábeis, visando evidenciar determinado aspecto da situação econômico-financeira de uma empresa. 
Facilitam sensivelmente o trabalho de análise, uma vez que a apreciação de certas relações ou percentuais é mais significativa que a observação de montantes. Servem como um termômetro da saúde financeira da empresa. Os principais índices são:
• Índices de liquidez: apontam a capacidade de pagamento da empresa; • Índices de estrutura de capital: demonstram a estrutura de capital da empresa; • Índices de endividamento: refletem o nível de endividamento da empresa; • Índices de atividades: mostram a dinâmica de algumas atividades da empresa; • Índices de rentabilidade: avaliam o desempenho econômico da empresa.
Existem diversos outros índices para análise das demonstrações financeiras. Cabe ao analista decidir quais utilizar de acordo com o objetivo da análise, podendo até criar.

Continue navegando