Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

TRABALHO DE REVISÃO – DIREITO TRIBUTÁRIO
1 - (IESES – 2019 – TJ/SC) No que atine ao conceito de tributo e às espécies tributárias, assinale a alternativa correta:
R - Imposto, de acordo com o Código Tributário Nacional, é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
2 - (VUNESP – 2019 – PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE VALINHOS/SP) O imposto de competência da União que, nas condições previstas constitucionalmente, os Municípios podem optar por fiscalizar e cobrar é o que incide sobre:
R - propriedade territorial rural.
3 - (VUNESP – 2019 – INSPETOR FISCAL DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS/SP) A competência para instituir impostos não cumulativos e que não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal, mediante lei complementar, é chamada de competência tributária:
R - residual da União.
4 - (FCC – 2019 – AUDITOR FISCAL SEFAZ/SC) A legislação tributária dos Estados vigora, em alguns casos, fora dos seus respectivos territórios, podendo ser citada, como exemplo, a denominada substituição tributária interestadual. De acordo com o Código Tributário Nacional, esta extraterritorialidade ocorre nos limites em que ela é reconhecida por:
R - convênios de que estes Estados participem.
5 - (FCC – ANALISTA DO TRT 20ª REGIÃO - 2016) De acordo com o Código Tributário Nacional, a exação cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte, denomina-se:
R - imposto, tanto quando a competência for da União, como quando for dos Estados ou dos Municípios.
6 - (FGV – 2014 – XV EXAME DE ORDEM) O Art. 146, III, a, da Constituição Federal estabelece que lei complementar deve trazer a definição dos fatos geradores, da base de cálculo e dos contribuintes dos impostos previstos na Constituição. Caso não exista lei complementar prevendo tais definições relativamente aos impostos estaduais, os estados.
R - podem instituir e cobrar seus impostos, pois possuem competência legislativa plena até que a lei complementar venha a ser editada.
7 - FGV – 2019 – XXIX EXAME DE ORDEM) O Chefe do Executivo do Município X editou o Decreto 123, em que corrige o valor venal dos imóveis para efeito de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de acordo com os índices inflacionários anuais de correção monetária. No caso narrado, a medida:
R - está de acordo com o princípio da legalidade, pois a atualização monetária da base de cálculo do IPTU pode ser realizada por meio de decreto.
8 - 8.(FGV – OAB/XXI EOU – 2017) Certa empresa de produtos químicos recebeu notificação do Município “X” para que pagasse um imposto por ele instituído no ano de 2013. O fato gerador do imposto era o ato de poluir o meio ambiente e a sua base de cálculo era a quantidade de lixo produzida. Com base em tais fatos, responda aos itens a seguir. 
a) Pode o fato gerador de um imposto ser o ato de poluir o meio ambiente? 
R - Não pode. De acordo com artigo 3º do CTN , um tributo não pode ter natureza sancionária. Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. 
b) O Município “X” teria competência constitucional para criar um novo imposto?
R - NÃO TERIA. o tributo não pode ser sanção, não é sua natureza. Também artigo 3º do CTN
9.(CESPE – 2017 – PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE – Adaptada) Considerando as disposições do CTN a respeito de legislação tributária, vigência, aplicação, interpretação e integração, julgue o item subsequente como certo ou errado, justificando sua resposta: Admite-se a aplicação retroativa de norma tributária interpretativa e de norma tributária mais benéfica sobre penalidades tributárias, mesmo diante de ato amparado pela imutabilidade da coisa julgada.
R - Errado, Aqui há uma exigencia: que o Ato não seja julgado definitivamente. Conforme art 106, in verbis: 
Art. 106. A lei aplica-se a ato ou fato pretérito: 
 I - em qualquer caso, quando seja expressamente interpretativa, excluída a aplicação de penalidade à infração dos dispositivos interpretados; 
II - tratando-se de ato não definitivamente julgado: 
 a) quando deixe de defini-lo como infração; 
 b) quando deixe de tratá-lo como contrário a qualquer exigência de ação ou omissão, desde que não tenha sido fraudulento e não tenha implicado em falta de pagamento de tributo; 
 c) quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prática
10.(FGV – OAB/XXI EOU – 2017) O governo federal, com o objetivo de proteger a indústria nacional fabricante de aço, publicou, no ano de 2015, um decreto que aumentava de 15 para 20% a alíquota do imposto sobre a importação de produtos siderúrgicos, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei formal. O decreto previu que o aumento já valeria para aquele mesmo exercício financeiro. Considerando a hipótese acima, responda aos itens a seguir. 
a) A majoração da alíquota do imposto de importação poderia se dar por meio de um ato do Poder Executivo?
R - Sim poderia, o imposto de importação é uma exceção do princípio da Legalidade. Desde que atendida as condições e aos limites estabelecidos, claro. Acredito que se aplica o Artigo 153 §1 CF 
b) O governo federal agiu legalmente ao exigir a alíquota majorada do imposto de importação no mesmo exercício financeiro?
R - Sim, certamente! Por ser um imposto que tem como função a regulação do mercado, tal imposto é exceção ao princípio da anterioridade, podendo ser alterado e até cobrado ao tempo conveniente. Conforme pesquisa, fundamentea-se no artigo 150 § 1º , Nestes Termos: § 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

Mais conteúdos dessa disciplina