Buscar

CPC 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 12
Esse pronunciamento tem o objetivo n de estabelecer requisitos básicos a serem observados quando a apuração do Ajuste ao Valor Presente de elementos do ativo e passivos, que é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade, esses fluxos de caixa pode estar representado por ingressos ou saídas de recursos.
A utilização de informações com base no valor presente permite a correção acerca de eventos passados já registrados, e traz melhorias que permite acertos presentes serem reconhecidos. As premissas, os cálculos levados a efeito e os modelos de precificação utilizados devem ser passiveis de verificação, o que requer muito zelo na hora de recolher essas informações. 
Neste pronunciamento trata questões de mensuração, sem detalhes de reconhecimento, já que a mensuração contábil envolve a decisão de pôr quanto registrar, e o reconhecimento, envolve a decisão de quando registrar. 
Mensuração
Na aplicação do conceito de valor presente a questão mais relevante são as diretrizes gerais e metas a serem alcançadas, por isso ativos, passivos ou situações que apresentem algumas características, deveram estar sujeitas a esse procedimento. Como a Transação que da origem a uma mutação de patrimônio líquido cuja a contrapartida é um ativo ou passivo com liquidação financeira em data diferente da data de reconhecimento desses elementos. 
Em relação a metas a serem alcançadas associa-se o procedimento à mensuração de ativos e passivos, levando em consideração o valor do dinheiro no tempo, e as incertezas associadas. O que facilita a analise e tomada de decisões pare melhor alocação de recursos escassos. Ativos e passivos monetários com juros implícitos ou explícitos devem ser mensurados pelo seu valor presente quando do seu reconhecimento inicial. Para mensuração existem diretrizes para empréstimos e financiamentos, para a forma como deve ser alocado resultados e descontos, advindos dos ajustes a valor presente.
Custos x benefícios
O equilíbrio é uma limitação de ordem pratica, os benefícios decorrentes de informação devem exceder os custos de produzi-la. A avaliação do custo e benefício é um julgamento, e os custos não recaem necessariamente sobre os beneficiados. A entidade pode traçar múltiplos cenários para estimar fluxos de caixa. Uma informação prestada pode alcançar inúmeros usuários e gerar benefícios por mais de um exercício social. 
Passivos não contratuais 
São passivos que apresentam maior complexidade para fins de mensuração pelo uso de informações com base no valor presente. O reconhecimento esta disciplinado no ambiente contábil brasileiro. Contemplados obrigações legais e não formalizadas, que são obrigações justas que resultam de limitações éticas e justas, e obrigações construtivas que decorrem de praticas e costumes. 
Efeitos fiscais 
O desconto a valor presente de ativos e passivos, a taxa a ser aplicada não deve ser liquida de efeitos fiscais. As diferenças temporárias devem receber o tratamento pelas regras contábeis vigentes para reconhecimento e mensuração de imposto de renda e contribuição social deferidos.

Outros materiais