Buscar

Trabalho PCC Historia da Educação- Estácio de Sá

Prévia do material em texto

Aluno (a): Luana Rodrigues Pinheiro
Matrícula: 202002136596
Nome da Disciplina: História da Educação 
Título do Relatório: Revisando a História e Projetando Perspectivas Futuras 
Data: 21/06/2020
Relatório: Revisando a História e Projetando Perspectivas Futuras
< Objetivos : 
Identificar os modelos educacionais e também as contribuições dos povos ( suas culturas e tradições ) para a História da Educação .
< Introdução : 
Baseando-se no assunto do título acima , escolhi um livro de História Geral ( Ensino Médio ) de Cláudio Vicentino , uma obra abrangente sob a História da Educação desde a Pré-História Idade Antiga Clássica , passando pela Idade Média , Idade Moderna até chegar na Idade Contemporânea ( atualidade ).
< Procedimentos Metodológicos :
*Características que evidenciam modelos de formação do sujeito e das sociedades - Baseado no livro de Cláudio Vicentino que aborda os 5 períodos da História da Educação desde a Pré-História até a Idade contemporânea que é a nossa atualidade onde é abordado aspectos culturais que estão relacionados a formação da sociedade que, contribui diretamente para a área da Educação. 
Farei uma alusão a primeira parte do livro que trabalha da Pré-História a Idade Antiga onde ele vai falar das comunidades neandertais e também dos povos antigos o Egito, a China ,o Império Medo Persa, a Síria e até mesmo o povo Hebreu, entre outros . Entendendo que estes povos foram fundamentais para a formação da humanidade e também da cultura social e educacional, levando em consideração as suas contribuições no decorrer da História . Principalmente do Egito , como da China também , a formação de exércitos e o treinamento que era na verdade um recurso pedagógico para a formação do indivíduo e do todo o povo .E, principalmente em destaque o povo Hebreu , uma vez que dentro desta veia educacional o judeu era um povo muito forte na formação do indivíduo como um ser ético e moral que tem uma referência na Educação para vida . E , neste ponto para a formação do indivíduo é traçado pelo autor principalmente nestes primeiros capítulos, onde ele descreve a cerca desta formação da sociedade em destaque as comunidades da Idade Antiga.
*Exemplos de fatos e situações que se destacam na história da educação no Brasil e no mundo – O autor traça três períodos neste livro sobre fatos que se destacam a Educação. O primeiro período está relacionado a conquista dos gregos onde a popularização ou descortinar dos fatos, a evidência e as contribuições da filosofia grega principalmente as propostas por Sócrates , Platão e Aristóteles. De alguma forma toda comunidade e pais da filosofia grega contribuíram para o campo da linguística , tanto quanto no campo cultural do sistema que ficou conhecido como o Helenismo. 
 
O segundo período que o autor traça, parte da Idade Antiga passando pela Idade Média e chega a Idade Moderna onde tempos o período do advento, de alguns monastérios, a prática d copilar e preservar textos ao que foi fundamental ao período seguinte já na Idade Moderna com o Renascentismo e aquele desejo de voltar as origens , a descoberta dos originais que foi o ``cenário perfeito ´´o movimento chamado Reforma ( Reforma religiosa , Reforma protestante ) do qual se destacou justamente este perfil de buscar os originais e descobrir a ciência do tema relacionado a fé dentro do campo intelectual , ainda que neste mesmo período havia contribuição da Filosofia Grega , Patrística , como do próprio Renascentismo e ali o estopim da Reforma Protestante , que também deixou um grande legado dentro do campo educacional tanto positivamente ( universidades , seminários e as instituições religiosas ) que propagaram a Educação, e também como elemento que motivou contra a Reforma e todas as companhias , linhas que saíram neste momento contra a Reforma valorizaram o aspecto da Educação como por exemplo , a Companhia de Jesus liderada por Inácio de Loyola e aquela ideia do ´´Ratio Studiorum´´que é a ideia de uma abertura e aprimoramento das ciências relacionadas a lógica, matemática e a formação do homem como um todo . E, por fim o último e terceiro período o Iluminismo que também foi um movimento determinante para este período chamado ``Período das Luzes´´ onde o homem passa a ter uma valorização ou compreensão do aspecto científico e da pesquisa . 
Então, no decorrer da História temos estes períodos que são fundamentais e que preparam todo cenário para o que hoje Idade Contemporânea desfrute de toda esta contribuição acerca da Educação . 
 
*Diálogo interétnico, relações e trocas entre os Povos- Na medida que a História vai se desenrolando e que existe uma expansão dos impérios , a conquista dos exércitos principalmente observa-se ali nos períodos em média dos anos 700 a.C. a 800 a.C. seguindo o calendário cristão ( calendário adotado no ocidente ) tem de fato um período de grande característica este diálogo interétnico e essa troca dentre os povos principalmente das conquistas militares. Percebe-se que o autor traça bem quando ele vai esboçar este assunto, através da ascendência do Império Babilônico, as vitórias do Império Medo Persa e principalmente a vitória do Império Grego sob a liderança de Alexandre III por volta dos anos 300 a.C. dando fim ao Império Medo Persa. Depois também a vitória do Império Romano, tudo isso de forma muito pontual e de grande relevância para a formação do indivíduo, para o seu aprimoramento intelectual, neste livro o autor Cláudio Vicentino pontua as contribuições do próprio Império Babilônico nos campos da pesquisa , da astronomia , em relação também ao Império Medo Persa pelas habilidades militares , contribuições do grego para a Filosofia da formação do pensamento humano entre outros , todos estes pontos são esboçados pelo autor em sua obra .
< Resultados e Conclusões: 
*Contribuições, fatos históricos e modelo de formação do sujeito – E, assim fecham as contribuições múltiplas tanto no campo da filosofia , quanto no campo da história e principalmente no campo da Educação onde modelos educacionais foram desenvolvidos durante estes períodos , a valorização da escrita e a própria ideia da imprensa que surgiu como consequência de todos esses elementos e tudo isso proporcionou um cenário de valorização e amadurecimento dos sistemas educacionais . Mais tarde, já no final da Idade Moderna para a Idade Contemporânea também teve as contribuições de outros pensadores e sociólogos que deixaram seu legado preparando o cenário para que hoje houvesse uma visão plena e panorâmica a cerca da História e da Educação . 
Então , estes foram os pontos que eu identifiquei no livro e que estão relacionados as relações éticas e interétnicas na formação da sociedade e acima de tudo suas contribuições para a História da Educação.
< Referências Bibliográficas: 
Livro : História Geral – Cláudio Vicentino ( Livro em Português – Brasil ) / Editora : Scipione – 1997 
Wikipédia – a enciclopédia livre 
https://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%A1cio_de_Loyola
s povos foram fundamentais para a formação da humanidade e principalmente da cultura educacional levando em consideração

Continue navegando