Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

O Regime Contábil
O regime contábil é o método adotado para o registro dos valores das transações, das receitas e das despesas de uma entidade para apuração de lucro ou prejuízo em determinado período. Atualmente temos três tipos de regimes contábeis o regime de caixa, regime de competência e regime misto.
O Art. 35, da Lei nº 4.320/64 Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:
I - as receitas nele arrecadadas;
II - as despesas nele legalmente empenhadas.
Na Contabilidade Pública, entretanto, no Brasil adota se um regime contábil misto, ou seja, ele que documenta as receitas como regime de caixa e as despesas como regime de competência. Porém este regime misto se aplica apenas ao orçamento público.
Nesse regime devem pertencer ao exercício financeiro “as receitas nele arrecadadas”, utilizando o regime de caixa, pois só deve considerar a receita que for efetivamente arrecada no exercício e “as despesas nele legalmente empenhadas” que trata- se do regime de competência, uma vez que a despesa é atribuída ao exercício, de acordo com a data do fato gerador.
O Art. 177, da Lei nº 6.404/76 estabelece “A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência”.
No setor contábil privado, o regime utilizado é o regime de competência. Esse regime é o princípio contábil pelo qual os ingressos e os custos são atribuídos ao exercício a que pertencem, embora recebido e pagos em outros exercícios, ou seja, nesse regime tanto as receitas quantos as despesas pertencem ao período do seu reconhecimento. Nesse regime é possível analisar que as demonstrações contábeis informam aos usuários não somente sobre transações passadas envolvendo o pagamento e recebimentos de caixa ou outros recursos financeiros, mas também sobre obrigações de pagamentos no futuro e sobre recursos que serão recebidos no futuro. 
Pode – se dizer que a Lei 4.324/64 esta para a contabilidade Aplicada á contabilidade Pública assim como a Lei das sociedades por Ações, Lei nº 6.404/76, está para a contabilidade aplicada à atividade empresarial.
Referencias:
Os Regimes Contábeis na Contabilidade Geral e Pública. Disponível em;
Https://Blog.Maxieduca.Com.Br/Contabilidade-Geral-Publica/. Acesso em 26 de abril de 2020
Regime Misto – Wikipédia, A Enciclopédia Livre. Disponível em;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_misto. Acesso em 26 de abril de 2020
Art. 55 da Lei em Normas gerais de Direito Financeiro. Disponível em;
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11664366/artigo-55-da-lei-n-4320-de-17-de-marco-de-1964. Acesso em 26 de abril de 2020
Art. 177 da Lei das Sociedades Anônimas de 1976 - Lei 6404. Disponível em; 
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11490153/artigo-177-da-lei-n-6404-de-15-de-dezembro-de-1976. Acesso em 26 de abril de 2020

Mais conteúdos dessa disciplina