Buscar

Qualidade e poluição do solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Qualidade e Poluição do Solo
(Vale 1,2) A análise de solo é de grande importância para o produtor rural, pois retrata características químicas e físicas do solo permitindo adequar a adubação e a correção. Relacione os atributos químicos dos solos às suas respectivas descrições. 
(a) Coloide 	( d ) São íons que possuem carga +, tendem a perder elétrons. (metais)
(b) Área superficial específica 	( f ) A presenta o nível de fertilidade do solo, quantos % de ponto de troca de cátions e ânions
(c) Adsorção	( g ) Nos alerta da probabilidade de ocorrer toxidez de alumínio pelas plantas.
(d) Cátions 	( e ) São íons que possuem carga -, tendem a ganhar elétrons. (ametais) 
(e) Ânions	( a ) São partículas dispersas que tem entre 1 nano/1 micrometro. Ex: átomo, íon. 
(f) Saturação por bases (V%)	( c ) Um fluido se adere e é retido na superfície de uma substancia (adsorvido/adsorvente) por forças físicas e químicas.
(g) Saturação por alumínio (m%)	( b ) Capacidade de reter H²O e adsorver íons, textura/argila.
2. (Vale 1,5) Os sistemas de produção agrícola que se consolidaram após a chamada "revolução verde", sem dúvida, permitiram o crescimento e a sobrevivência da população mundial. Por outro lado, a sua característica produtivista implica a necessidade de mecanização, adubação mineral e agroquímicos, o que direcionou o melhoramento genético para o desenvolvimento de variedades de alta produtividade e dependentes de fertilizantes. Com relação a estes aspectos, identifique quatro principais impactos ambientais desta agricultura, em termos de biodiversidade, qualidade da água e do solo.
Desmatamento, erosão e esgotamento do solo, alteração do ecossistema para o plantio de monocultura, utilização de agrotóxicos prejudiciais à saúde humana, desequilíbrio ecológico.
3. (Vale 1,5) Um agricultor constatou em sua fazenda que o desenvolvimento radicular de determinada cultura num solo argiloso estava seriamente prejudicado. Após consulta de técnicos especializados, o agricultor foi informado que o solo encontrava-se com elevado grau de compactação. Considerando-se que a mecanização na propriedade era intensa, relacione duas situações em que o preparo do solo e o tráfego de máquinas e implementos podem causar a compactação. Com base em seu conhecimento sobre compactação, umidade, utilização de máquinas, apresente duas práticas de manejo que podem ser realizadas para recuperar um solo altamente compactado.
A velocidade de recuperação vai depender do tipo de solo e o grau de compactação, diminua a lavragem. Lavrar o solo demasiadamente destrói as raízes e diminui a quantidade de matéria orgânica ativa no solo, reduzindo, assim, a sua porosidade, Reduza o tráfego na lavoura, Invista na rotação de culturas, Considere a escarificarão , Utilize a tecnologia a seu favor, Para que se preserve a qualidade do solo e mantenha-se a capacidade produtiva do mesmo é necessário o reconhecimento dos tipos de solos predominantes na região e produzir mapeamento dos mesmos nas áreas da empresa. Controle mensal da precipitação e sua relação com os níveis de umidade do solo, utilizando como base a capacidade de campo. Planejamento de intervenção na floresta de acordo com o nível de precipitação e tipo de solo apresentar-se próximo ou na capacidade de campo. Planejamento de corte em função do tipo de solo e dos níveis de umidade.
4. (Vale 1,5) De modo geral, a superfície específica deve ser maior: em solos de regiões tropicais ou em solos de regiões temperadas? Em solos ricos ou em solos pobres em matéria orgânica? Justifique suas respostas.
O solo tropical e mais raso e menos rico em matéria orgânica por conta da temperatura mais elevada e proximidade da linha do equador recebendo mais irradiação solar , por outro lado zonas temperada recebe menos irradiação solar e concentra mais matéria orgânica , outra característica e um solo mais profundo.
5. (Vale 1,3) A respeito da influência das propriedades físicas de solos na retenção e movimento de água, analise as proposições abaixo.
1) Solos de textura arenosa têm maior retenção de água em seus poros, justificada pela maior densidade do solo, que dificulta a condutividade hidráulica saturada, promovendo maior acúmulo de água nos poros.
2) Solos de textura arenosa têm menor retenção de água em seus poros, justificada pela maior presença de macroporos, que facilitam a condutividade hidráulica saturada, promovendo menor acúmulo de água nos poros.
3) Solos de textura argilosa têm maior retenção de água em seus poros, justificada pela maior presença de microporos e criptoporos, que diminuem a condutividade hidráulica saturada, promovendo maior acúmulo de água nos poros.
4) Solos de textura argilosa têm menor retenção de água em seus poros, justificada pela maior presença de macroporos e mesoporos, que aumentam a condutividade hidráulica saturada, promovendo menor acúmulo de água nos poros.
5) Solos de textura argilosa têm menor retenção de água em seus poros, justificada pela menor densidade do solo, que aumenta a condutividade hidráulica saturada, promovendo menor acúmulo de água nos poros.
Estão corretas, apenas:
a) 1 e 2.
b) 1, 3 e 4.
c) 2, 3 e 4.
d) 2 e 3.
e) 4 e 5.
7. (Vale 1,0) A Resolução CONAMA no 420, de 28 de dezembro de 2009, prescreve que os parâmetros a serem determinados para caracterização do solo, no estabelecimento de valores de referência de qualidade de solos, são: carbono orgânico, pH em água, capacidade de troca catiônica (CTC) e teores de argila, silte, areia e de óxidos de alumínio, ferro e manganês.
Considera-se o CTC a(o) 
(A) quantidade de cátions no solo ou na água subterrânea, acima da qual existem riscos potenciais, diretos ou indiretos, à saúde humana, tendo em vista um cenário de exposição padronizado.
(B) A capacidade de troca de cátions (CTC) de um solo, de uma argila ou do húmus representa a quantidade total de cátions retidos à superfície desses materiais em condição permutável (Ca2+ + Mg2+ + K+ + H+ + Al3+).
(C) quantidade de cátions nos compostos orgânicos artificialmente produzidos e que podem constituir uma fração do resíduo orgânico presente em um ambiente.
(D) menor quantidade de uma substância que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada, pelo método utilizado.
(E) grau de adsorção ou concentração de soluto na parte sólida.
8. (Vale 0,5) Qual a importância das cargas elétricas no solo? Quais os dois tipos? 
É importante, porque elas são responsáveis pelas ligações entre os constituintes do solo, dadas pela ação de agentes cimentantes e pela interação das partículas com a água e compostos químicos adicionados ao solo. Às cargas também estão associadas a várias propriedades do solo, como coesão, plasticidade e a dinâmica floculação /dispersão. As cargas podem ser permanentes, como no caso do s minerais de argila 2 :1, ou dependentes de p H, como nos demais componentes da fração coloidal do solo.
9. (Vale 0,5) Entre os macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S), quais são adsorvidos a colóides eletronegativos e quais são adsorvidos a colóides eletropositivos do solo? Justifique.
Os colóides eletronegativo são o K, Ca e Mg, enquanto os outros formam ânions como NO3, SO4, HPO4, eles são classificados desse modo a depender da sua tendência dedoar ou ‘roubar’ elétrons
10. (Vale 1,0) A avaliação da fertilidade química dos solos é util para a definição das quantidades e dos tipos de fertilizantes, corretivos e manejo geral que devem ser aplicados, visando à manutenção ou à recuperação de sua produtividade. Considerando o uso do calcário e do gesso para correção do solo, analise os itens a seguir:
I. o calcário é um composto químico com alta solubilidade que tem a habilidade de elevar o pH do solo, diminuindo, dessa forma, a sua acidez;
II. na calagem o calcário geralmente não desce com facilidade no perfil do solo, sendo a acidez corrigida somente na superfície e não em profundidade;
III. além de elevar o pH, o calcário promove várias alterações nos atributos químicos do solo,podendo, por exemplo, aumentar a capacidade de troca de cátions (CTC);
IV. os efeitos residuais do calcário e do gesso são semelhantes, permanecendo no solo por até 20 ou mais anos, dependendo da dose aplicada;
V. o gesso é um sal (CaSO4) que, devido à presença de Ca e S, tem a capacidade de elevar o pH do solo, diminuindo a acidez.
Estão corretos os itens
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D IV e V.
					
Boa Sorte!

Continue navegando