Buscar

ANALISE E DIAGNOSTICO

Prévia do material em texto

ANALISE E DIAGNOSTICO
Com base em fundamentação teórica foi possível fazer uma analise sobre a atuação do engenheiro de produção em uma empresa do ramo automotivo, onde através de entrevista foi detectado as competências, responsabilidades e atuação deste profissional em diversos setores da organização.
Presente no Brasil desde 1996, a Dytech Automotive é atualmente o principal fabricante de tubulações na América do Sul para condução de fluídos automotivos. A Dytech Tecalon e a Dytech Brasil, são empresas Multinacionais de fabricação de componentes para a Indústria Automotiva localizadas na cidade de Juatuba-MG.Forma um grupo competitivo que está dentre os líderes nos mercados onde atuam, pela qualidade e confiabilidade dos seus produtos.
Hoje em dia praticamente todo o setor da empresa Dytech, apresenta um engenheiro de produção, com titulação de analista, que vão desde a alta cúpula ate as atividades administrativas como o setor de compras. Cada um com suas devidas competências e responsabilidades onde estão inseridos. 
Os setores que onde se destaca a atuação de um engenheiro de produção atuado dentro da organização são:
· Logística e Desenvolvimento: Dentro deste setor nota-se a atuação do engenheiro de produção no departamento de planejamento e controle de produção, onde o Analista de PCP faz as previsões de demandas de produção juntamente com a necessidade dos clientes e com as informações fornecidas pelo setor de almoxarifado e compras, para que haja um planejamento de produção eficaz e continuo.
· Engenharia e Sistemas da Qualidade: No setor da Qualidade os engenheiros são responsáveis pela normalização e auditorias de qualidade (qualidade de processo e sistema de gestão da qualidade); estes profissionais tem a responsabilidade de definir parâmetros de controle de qualidade, agindo de forma preventiva e garantir a qualidade do produto e do processo em sua totalidade.
· Engenharia de Produto e Desenvolvimento: Neste setor os engenheiros de produção, atuam juntamente os projetistas para garantir o desenvolvimento do produto de acordo com requisitos apresentados no projeto que o cliente entrega para empresa, cabe ao engenheiro de produção o planejamento e desenvolvimento das etapas do processo de projeto dos novos produtos. 
· Engenharia de Métodos Processos e de Melhoria: Os engenheiros deste setor atuam diretamente no processo produtivo da empresa, eles são os responsáveis pelo planejamento da capacidade produtiva, melhoria e controle dos processos através de analises cronológicos e estudo dos tempos e movimentos, layout de processo e fluxo de produção e movimentação, projetos de reengenharia e pesquisa operacional e gestão da manutenção.
· Gestão de Segurança Ocupacional e Meio Ambiente: O engenheiro deste setor atua de forma integrada destas duas áreas, onde o mesmo devolve ações de prevenção aos impactos que a produção provoca no meio ambiente interno e externo, responsável pela manutenção da ISO 14001 ( Sistema de Gestão Ambiental); responsável pela saúde e capacidade laboral dos funcionários onde desenvolve treinamento e medidas para redução e eliminação de agentes causadores de acidentes trabalho, e analise das condições de trabalho(ergonomia).
· Coordenação e Gerencia de Operações: Neste setor os engenheiros gestores são responsáveis pelas analises técnicas e estratégicas, onde os mesmo expõem suas idéias e analisam a situação em que a empresa se encontra, para realização de investimentos e definição de metas e estratégias corporativas, e busca por inovações tecnológicas.
· Metrologia E Analise Físico-Química: dentro deste setor o engenheiro responsável tem a competência de realizar ensaios e testes físico-químicos nos produtos, para garantir a eficácia dos requisitos definidos pela engenharia de produto e engenharia de qualidade, e o controle metrológico das amostras dos produtos a fim de seguir a normalização.
Se tratando de uma empresa do ramo automotivo, o panorama industrial em que se encontra a indústria brasileira, não poderia estar em um momento tão oportuno quanto este, onde em tempo de crise, é que os engenheiros de produção da empresa estão no processo de elaboração de novos métodos e técnicas em suas áreas para a redução dos custos, aumento da produtividade, busca de novas soluções. 
No contexto sociocultural da organização

Continue navegando