Buscar

Tecidos conjuntivos


Prévia do material em texto

Tecidos conjuntivos 
E o tecido de maior ocorrência no organismo servindo para nutrir, unir e sustentar, o tecido conjuntivo tem como principal característica, grande quantidade de substancia intercelular.
Essa substancia intercelular do tecido conjuntivo constituídas por fibras colágenas constituída por uma proteína colágeno e oferecem grande resistências tensões. Também por fibras elásticas constituída por uma proteína, a elastina, responsável pela elasticidade de certos órgãos. E por último a amorfa apresenta uma substancia como uma gelatina transparente e homogênea.
O tecido conjuntivo apresenta 5 células:
Fibroblastos: são as células com mais frequência no tecido conjuntivo responsável pela produção das fibras e da substancia intercelular amorfa.
Macrófagos: caracterizam pela produção da fagocitose, agem como elemento de defesa.
Mastócitos: Secretam heparina uma substancia anticoagulante.
Células adiposas: são especializadas no armazenamento de gorduras, usadas como reserva alimentar.
Células plasmócitos: atuam na defesa do organismo, produzindo anticorpos.
 Existe algumas variedades de tecido conjuntivo que são:
Tecido conjuntivo propriamente dito, classificado em dois subgrupos; tecido conjuntivo frouxo a presenta uma distribuição homogênea de todos os elementos naturais (células, fibras e substancia amorfa) serve de apoio nutrição para o tecido epitelial, também aparece envolvendo o musculo e vasos sanguíneos.
E também temos o tecido adiposo que é formado pelas células adiposas, com pouca substancia intersticial, exerce proteção.
Temos também tecido cartilaginoso
Muita substancia intersticial, exerce como principal função a proteção, existe três tipos:
Cartilagem hialina: constituídas por condrócitos, fibras colágenas presentes em fetos, na coluna vertebral ajuda na respiração, também está presente nas cordas vocais.
Cartilagem elásticas: contem fibras elásticas e aparece no pavilhão da orelha e na epiglote. (nariz)
Cartilagem fibrosa: apresentam grandes quantidade de fibras colágenas disposta paralelamente esse tipo de cartilagem forma os discos intervertebrais (Joelho).
Tecido ósseo:
Caracterizado pela extrema resistência, e constituídos pelas células osteócitos, e substancia intercelular. Possui vasos sanguíneos, e calcificado(cálcio).
E por último o tecido hematopoiético:
É uma variedade altamente especializada do tecido conjuntivo, responsável pela formação de glóbulos brancos e vermelhos.

Mais conteúdos dessa disciplina