A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova Objetiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Silvia Silva de Souza (1389469)
	
	Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:592238) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20205181
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Online Computer Library Center - OCLC - é uma cooperativa que presta serviços a bibliotecas do mundo todo, ofertando serviços compartilhados de tecnologia, pesquisa e programas comunitários para os seus membros e para a sociedade em geral. Sobre a atuação da OCLC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo inicial da OCLC era direcionado apenas às bibliotecas acadêmicas localizadas em Ohio, com a geração de serviços para potencializar, entre elas, a catalogação cooperativa.
(    ) O seu projeto atual visa beneficiar as bibliotecas, reduzindo seus custos, e disponibilizar a elas o acesso à informação, no entanto, parte dos seus serviços é disponível apenas a bibliotecas conveniadas pagantes.
(    ) A base dos registros do WorldCat, que tem como objetivo expandir o acesso de coleções das bibliotecas, é mantida por uma equipe especializada de catalogação da OCLC. 
(    ) A rede WorldCat tem como objetivo se tornar a maior base de dados bibliográfica do mundo, promovendo a união de catálogos de milhares de bibliotecas membros da OCLC, mas, apesar de todo esforço, ainda não conseguiu atingir tal propósito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Das personalidades que se dedicaram a estudar e propor melhorias para as práticas da catalogação e demais atividades e serviços nas bibliotecas, Antonio Panizzi (1797-1879) foi um dos pioneiros na elaboração de regras de catalogação, ou pelo menos, foi o que influenciou, com maior expressividade, seus colegas de profissão mais contemporâneos na elaboração de novos códigos de catalogação. Ao considerar a atuação de Panizzi nas temáticas relativas à Representação Descritiva - Catalogação, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das principais abordagens assumidas por Panizzi e retratadas em suas 71 regras de catalogação era de que todas as edições e traduções de uma obra, independentemente de seus títulos individuais, deveriam ter entradas sob seu título original.
II- Panizzi, foi o primeiro bibliotecário a reconhecer a importância de distinguir as obras para sua recuperação e utilização.
III- Um catálogo, para se tornar mais adequado, para Panizzi, era o que apresentava a indicação de autores e de índice de assunto.
IV- As regras estabelecidas por Panizzi indicavam o estabelecimento de dados, como nome do autor, título, assunto e diretrizes a serem tomadas em caso de obras anônimas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	Eventos históricos que denotam a existência e constante evolução da biblioteca como um local que privilegia o armazenamento, a organização e o acesso à informação datam na Idade Média com a atuação dos monges e eruditos, em especial para o armazenamento da informação. À medida que a sociedade se desenvolve e evolui, os catálogos das bibliotecas também são reinventados e evoluem para priorizar e potencializar o acesso irrestrito à informação. Sobre os aspectos históricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante a Idade Média, os catálogos eram caracterizados por uma espécie de lista e/ou inventários, contendo informações dos materiais disponíveis no acervo.
(    ) Mesmo com fortes impactos na sociedade advindos com a globalização, em especial, no século XIX, os estudos sobre a catalogação não tiveram grandes evoluções.
(    ) Os fortes indícios da globalização do século XIX causaram um impacto significativo na prática da catalogação e direcionaram os estudos desta área com conceitos que dão base à atuação do bibliotecário ainda em contexto atual.
(    ) Os primeiros movimentos relativos aos registros para a elaboração de uma norma de descrição bibliográfica surgiram em meados do século XVI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	4.
	Com a evolução dos papiros aos livros, do advento da literatura periódica e sistemas de informação, da internet e de materiais e fontes de informação cada vez mais diversificados, faz-se essencial um constate aperfeiçoamento das práticas de catalogação para representação da informação. Com relação aos objetivos da Representação Descritiva - Catalogação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A catalogação tem como objetivo informar, à medida que, por meio dela, é possível localizar um determinado item.
	 b)
	Ao permitir ao usuário escolher entre as várias manifestações de um determinado item, a catalogação objetiva instruí-lo.
	 c)
	A catalogação motiva o usuário quando, por meio de seus procedimentos e regras, permite escolher itens que lhe eram, até então, desconhecidos.
	 d)
	A catalogação não tem como um dos seus objetivos atender às perspectivas na óptica dos usuários da informação; o foco são as técnicas e regras que serão utilizadas pelos bibliotecários.
	5.
	A catalogação cooperativa, idealizada em meados de 1850, onde o contexto de produção e disponibilização da informação era completamente limitado a um ambiente físico com documentos impressos, atualmente tem sido evidenciada com maior efetividade, em especial, pelos desdobramentos trazidos pelo advento das TIC e da internet. Com relação à catalogação cooperativa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O Serviço de Intercâmbio de Catalogação, conhecido como SIC, desenvolvido no Brasil, surgiu com a finalidade de aperfeiçoar o trabalho de catalogação, bem como o de facilitar a pesquisa bibliográfica em todos os níveis.
	 b)
	Atualmente, são ainda mais evidentes os esforços para que as bibliotecas se unam para efetivar uma maior integração das atividades relativas ao processamento técnico para potencializar a disseminação da informação e do registro bibliográfico.
	 c)
	As primeiras notícias relativas à catalogação cooperativa foram protagonizadas pela atuação e esforços de Charles Cutter.
	 d)
	A diminuição do retrabalho, no ato de catalogar um item informacional, é um de seus principais objetivos.
	6.
	A Biblioteca do Congresso foi (e ainda é) uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento e evolução dos procedimentos e processos de Representação Descritiva - Catalogação. Muitos movimentos importantes foram vislumbrados em várias partes do mundo por conta de sua atuação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por meio da indicação de cabeçalhos e regras próprias de catalogação, a Biblioteca do Congresso iniciou a venda de suas fichas catalográficas para outras bibliotecas.
(    ) A American Library Association (ALA) elaborou seu próprio código de catalogação, denominado Cataloging rules - author and title entries, com base nas regras da Biblioteca de Congresso. 
(    ) A venda das fichas catalográficas efetivada pela Biblioteca do Congresso implicou uma padronização das regras de catalogação, isso porque todas as bibliotecas as aceitaram e concordaram com cada uma das regras.
(    ) A padronização das regras de catalogação mediante a venda das fichas catalográficas da Biblioteca do Congresso só se tornou evidente porque as fichas eram rigorosamente iguais, mas não porque as bibliotecas concordassem com todas as regras estabelecidas pela Biblioteca do Congresso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Lydia de Queiroz Sambaquy e Maria Luiza Monteiro

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.