Buscar

LEGISLAÇÃO ADUANEIRA I

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Legislação Aduaneira 
	Avaliação:
	Avaliação I - 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As relações comerciais estabelecidas com o comércio exterior são em muito reguladas pela legislação aduaneira. Alguns procedimentos durante os processos de importação e exportação podem eventualmente ser realizados de forma ilegal, sendo, portanto, constituídos fatos ilícitos. Esses fatos ilícitos são descritos na legislação penal e na legislação aduaneira. Com relação aos ilícitos cometidos nas relações comerciais aduaneiras, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O peculato está contemplado na relação de crimes com critério essencialmente tributário.
	 b)
	O descaminho é crime e está descrito no rol de crimes circunstancialmente tributários.
	 c)
	São reconhecidas no território brasileiro como infrações aduaneiras as fiscais e as administrativas ao controle das importações.
	 d)
	O crime tributário descrito como apropriação indébita integra o rol dos crimes essencialmente tributários.
	2.
	O Estado, como superioridade, ampara de acordo com sua ordem jurídica o direito interno de uma sociedade. Assim, o direito internacional tem como objetivo definir as responsabilidades legais dos Estados, regular a sociedade internacional integrada por Estados, organizações governamentais e não governamentais, entre outros, tornando obrigatório o cumprimento da ordem jurídica internacional. Na ótica de Varella (apud GOMES; WEEGE, 2012), os princípios que norteiam o direito internacional são: igualdade soberana; autonomia, não havendo ingerência nos assuntos internos dos outros estados; interdição do recurso à força e solução pacífica de controvérsias; respeito aos direitos humanos; cooperação internacional. Sobre os princípios norteadores do direito internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um Estado tem poder sobre o outro, tendo igualdade jurídica, ou seja, um Estado pode interferir em outro Estado, e ocorrendo alguma adversidade entre os Estados, esta pode ser solucionada pacificamente entre si. 
(    ) Os Estados têm o compromisso de proteger os direitos humanos e seus atos devem ser guiados em conjunto, em que a colaboração seja recíproca e que todos consigam alcançar os objetivos propostos.
(    ) O Estado é capaz de administrar a si mesmo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, A. M.; WEEGE, S. A. Legislação aduaneira comparada. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	3.
	Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal controladora de todo território nacional com o objetivo de fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidente nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as afirmativas a seguir:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
II- Recolhimento de tributos.
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente.
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAMIM, José G. Legislação Aduaneira Comparada: Indaial, Uniasselvi, [2009?].
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	4.
	O direito aduaneiro é um ramo do direito que contempla um conjunto de normas legais criadas para regular e controlar as operações de comércio exterior. Ele regula as transações de mercadorias na exportação e na importação entre países. Trata ainda das sanções aos intervenientes do comércio exterior que cometem violações e fraudes em suas operações. Visa preservar os interesses do Estado, tanto no controle de movimentação de bens e como no de pessoas. Os países podem se valer do direito aduaneiro para a consecução de políticas públicas para fins comerciais e fiscais, com vínculo ao direito internacional público. O direito aduaneiro tem suas especialidades e origens em determinados fatores. Desta forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Acelerado dinamismo.
II- Influência preponderante dos tratados.
III- Origem consuetudinária.
IV- Técnica específica.
V- Importância do fator econômico e o contencioso aduaneiro.
(    ) Fundamentado nas normativas e condutas nas práticas comerciais internas e externas adequaram-se às normas, dando formas próprias ao direito aduaneiro.
(    ) A importância e a indispensabilidade na classificação alfandegária de mercadorias em conformidade com a legislação vigente.
(    ) Ações nos organismos internacionais e performance dos blocos econômicos, como o crescimento dos transportes e intercomunicação.
(    ) Regulador processual especifico com competência e protocolos próprios.
(    ) Variedades de diversa natureza em atos normativos nos tratados e normas internacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://blog.salesvieira.com.br/category/aduaneiro/. Acesso em: 21 set. 2018.
	 a)
	III - IV - I - V - II.
	 b)
	V - II - III - I - IV.
	 c)
	I - II - III - IV - V.
	 d)
	III - IV - V - II - I.
	5.
	O território nacional é dividido em zona primária e zona secundária, que são declarados com o intuito do controle aduaneiro. Considerando que Recinto Alfandegado é a denominação dada ao local onde se realiza o trabalho aduaneiro que faz referência à fiscalização de mercadorias, veículos, bagagens, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Para facilitar a comercialização de mercadorias produzidas no interior do país, foram criados os chamados portos secos, que são recintos alfandegados de uso público em zonas secundárias.
PORQUE
II- Acabam desafogando as unidades de zonas primárias e interiorizando o despacho aduaneiro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
	6.
	A cooperação internacional, que tem como segmentos organismos supranacionais com poderes normativos, é denominada de integração regional. Com relação ao contexto da integração regional, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das vantagens econômicas da integração regional é demonstrada pela economia de produção em grande escala.
II- O aumento do poder de negociação com relação a outros países ou agrupamento de países é considerado como vantagem econômica da integração regional.
III- A desaceleração do crescimento econômico é reflexo das vantagens econômicas trazidas pela integração regional.
IV- O monopólio é resultado das ações desencadeadas pelos estados condicionados à integração regional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	O Direito Aduaneiro identifica-se no resguardo dos múltiplos interesses públicos do Estado com relação à saúde, à segurança, ao meio ambiente, à economia, à política e afins. Para controlar o Comércio Exterior brasileiro, o governo possui diversos órgãos intervenientes para controlar a entrada e saída de mercadorias, pessoas e veículos. Tendo como enfoque de sua regulação disciplinar a relação entre Estado e cidadão decorrente do tráfego de bens e pessoas, com ou sem conotação comercial. De acordo com a diversidade dos órgãos intervenientes, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o órgão responsável pelo procedimento das alíquotas e sua respectiva redução em relação ao impostode importação:
FONTE: http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/gestoes-anteriores/direito-aduaneiro/cartilhas/Direito%2520Aduaneiro%2520-%25202014.p. Acesso em: 21 set. 2018.
	 a)
	Ministério da Indústria e do Comércio.
	 b)
	Secretaria da Receita Federal.
	 c)
	Ministério da Fazenda.
	 d)
	Banco Central do Brasil.
	8.
	Todos os segmentos estabelecidos nas relações e transações comerciais em território brasileiro estão disponíveis através de normas jurídicas, envolvendo práticas comerciais e são identificadas no direito aduaneiro e editadas pelo Estado por normas legais, com o propósito de manter disciplina e ordem jurídica em nosso país. Sobre a concepção do direito aduaneiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Toda liquidação financeira com relação à movimentação comercial na entrada e saída de mercadorias ou bens está sob controle do regime cambial.
(    ) O setor administrativo fiscal controla toda tributação com relação ao comércio exterior e todos os serviços aduaneiros. 
(    ) O regime administrativo controla as mercadorias que entram e saem do país e descrevem os procedimentos que podem ser adotados para realizar as operações do comércio exterior. 
(    ) As relações comerciais internacionais e o próprio comércio internacional, que atravessam fronteiras, são circunstâncias que promovem o surgimento do direito aduaneiro, regulamentador das situações apontadas a partir destes fatos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	9.
	Frequentemente ouvimos nos noticiários práticas desleais e atos ilícitos praticados em território brasileiro no que diz respeito às infrações aduaneiras. Encontramos na consecução dos atos praticados nas relações comerciais internacionais fatos que podem ser classificados como infrações, fraudes e delitos aduaneiros. De acordo com a Lei 4.502/64, no Art. 72 (BRASIL apud GOMES; WEEGE, 2012). Fraude é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, ou a excluir ou modificar as suas características essenciais, de modo a reduzir o montante do imposto devido a evitar ou diferir o seu pagamento. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Encontramos identificadas no território brasileiro como infrações aduaneiras as infrações fiscais e as infrações administrativas ao controle das importações.
(    ) Responde pela infração ou ato infracionário aquele que, de forma conjunta ou isolada, concorra com a prática da infração ou tenha benefício com ela.
(    ) Está identificada como uma das penalidades para quem comete infração aduaneira o perdimento da mercadoria.
(    ) Um dos atos que impede que as rendas fiscais integrem as rendas da administração pública é a prática da fraude fiscal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, Anderson de M.; WEEGE, Sonia A. Legislação Aduaneira Comparada. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Encontramos no ordenamento legal, que regula a entrada de veículos e pessoas, a descrição de especificidades que orientam sua organização. A entrada de pessoas está vinculada à observação de circunstâncias diante do grupo a que estas pertencem. Com relação às regras para a entrada de pessoas no território brasileiro, previstas na legislação aduaneira, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A isenção tributária é aplicada no caso de tripulantes que podem desembaraçar mercadorias, não importando o valor das mercadorias trazidas.
	 b)
	O desembaraço de objetos de uso pessoal, considerados indispensáveis à estadia em terra, é aplicado às tripulações.
	 c)
	É aplicado ao tripulante desligado o tratamento fiscal que lhe permite desembaraçar objetos de uso pessoal para estadia em terra.
	 d)
	O território brasileiro não admite em seu regramento legal isenção diferenciada aos diplomatas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando