Buscar

Revolução Russa - Conteúdo para 9° Ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Revolução Russa
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.
A Revolução compreendeu duas fases distintas: A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal. A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
As palavras “Bolchevique” e “Menchevique” vêm do russo e significam, respectivamente, maioria e minoria. Bolcheviques e Mencheviques são as duas correntes nas quais se dividiu o Partido Operário Social-Democrata da Rússia.
Lenin, junto com Leon Trotsky, foi um dos mais destacados dirigentes bolcheviques e da Revolução Russa. Mais tarde, este núcleo daria origem ao Partido Comunista da União Soviética - PCUS. Por sua parte, o líder dos mencheviques, Julius Martov, foi afastado da vida política russa após 1917 e obrigado a se exilar na Alemanha, onde faleceria em 1921.
Domingo Sangrento na Rússia (1905): Em 09 de janeiro de 1905, um domingo, uma grande manifestação marchou em direção do Palácio de Inverno para entregar ao Czar Nicolau II (1868-1918) uma série de petições. Liderados pelo sacerdote George Gapon (1870-1906), os participantes estavam desarmados, cantando hinos religiosos e carregavam ícones de santos. Gapon pretendia entregar uma carta ao imperador solicitando a redução da jornada de trabalho para 8 horas, liberdade de reunião, a eleição de uma Assembleia Nacional, dentre outras medidas.
A guarda real não deixou a multidão se aproximar do Palácio de Inverno e abriu fogo. Mais de 1000 pessoas morreram e cerca de cinco mil ficaram feridas. O Domingo Sangrento serviu para mobilizar figuras importantes da oposição russa que se encontravam no exílio como Lenin (1870-1924). Diante da brutal repressão, os protestos contra a autocracia aumentaram e em outubro de 1905 se reuniram pela primeira vez os representantes dos trabalhadores da cidade de Moscou.
A URSS, sigla cujo significado é União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi criada em 30 de dezembro de 1922 e dissolvida em 26 de dezembro de 1991. A União Soviética era formada por 15 repúblicas que ocupavam metade da Europa Oriental e um terço do norte da Ásia. No período em que existiu como estado federal soberano foi o segundo maior país do mundo e a segunda potência.
Vladimir Lênin (1917-1924): Foi um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, que derrubou a dinastia dos czares russos.
�
 
 E.M.E.F. “JOÃO RUFFINO” �
aluno (a): __________________________________, Nº.: _____ 
Professor (a):			 DATA: _____/____/2020