Buscar

Economia

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	i (1)
	
	Disciplina:
	Economia (0)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:0) ( peso.:1,50)
	Prova:
	0
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
	 b)
	Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
	 c)
	As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
	 d)
	O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
	2.
	Além das economias capitalistas e socialistas, temos as economias mistas. Um exemplo concreto das chamadas economias mistas ou modelo de social democracia são as experiências de países nórdicos, como a Suécia, a Dinamarca, a Noruega e a Finlândia. Nas economias mistas, o papel do Estado é fundamental. Com relação a essas economias, analise as sentenças a seguir: 
I- Nas economias mistas, prevalecem as "leis de mercado", mas com forte atuação do Estado na economia.
II- Nesse sistema, os meios de produção pertencem totalmente à iniciativa privada. Ao Estado cabe apenas o papel de arrecadar impostos e oferecer subsídios à iniciativa privada. 
III- Nas economias mistas, a solução dos problemas econômicos fundamentais, o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir, se dá na relação conjunta entre mercado e Estado. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Pode-se encontrar vários significados para a palavra Economia, interpretações que podem mudar de acordo com o contexto ou perspectiva que se vai analisar. Com base nos significados dessa palavra, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Senso comum.
II- Atividade econômica.
III- Ciência econômica.
(    ) Para a maioria das pessoas, a palavra economia significa economizar. Desta forma, ela é sinônimo de poupar, visando guardar e acumular recursos para no futuro poder utilizá-los.
(    ) A palavra economia pode ser relacionada à ação humana destinada para produzir, distribuir e consumir produtos e serviços; dessa maneira, atingir determinadas necessidades em vistas de perpetuar a espécie humana e a sociedade.
(    ) Estuda as diferentes maneiras pelas quais as sociedades se organizam e se relacionam para produzir, distribuir e consumir riquezas, de modo a atender às necessidades humanas e, com isso, garantir a sua sobrevivência e perpetuação como espécie e como organização social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - III - I.
	4.
	A economia é constituída por milhões de pessoas envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho. O Fluxo Circular da Renda oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e empresas no mercado. Neste contexto, dois mercados se formam: o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores de produção. Com base no conceito de Fluxo Circular da Renda, analise as sentenças a seguir:
I- O Fluxo Real diz respeito à produção real de produtos e mercadorias no interior das empresas.
II- A economia de mercado apresentado pelo Fluxo Monetário se refere aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados perante as empresas.
III- O mercado de Fatores de Produção é o local onde as famílias disponibilizam seus recursos disponíveis, e onde as empresas buscam os recursos necessários para a produção.
IV- No mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm a função de venda ou de oferta, enquanto que as famílias são as compradoras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	O desenvolvimento das economias de mercado evoluíram para diferentes formas ao longo de seu processo de maturação. Houve momentos mais prósperos e outros de depressão econômica - como aquele durante a grande crise de 1929. Com relação ao contexto em que se organiza o capitalismo no mundo, analise as sentenças a seguir:
I- O período anterior ao neoliberalismo da década de 1990 é caracterizado como "capitalismo organizado", uma vez que buscou conciliar crescimento econômico com democracia.
II- No Brasil, a necessidade de uma nova forma de organizar o desenvolvimento do capitalismo após a década de 1970 ocorreu, principalmente, devido à desaceleração econômica e aos altos índices de inflação.
III- Uma das propostas concretas do neoliberalismo é o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores com vistas à diminuição do desemprego e ao aumento da regulamentação no mercado de trabalho.
IV- O projeto neoliberal promoveu um crescimento sustentado da economia mundial, gerando redução da desigualdade tanto nos países centrais quanto nos periféricos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Na dinâmica econômica existem agentes econômicos que interagem comercialmente no mercado em função de seus interesses. Desta forma, as famílias, as empresas e o Estado vão produzindo e desenvolvendo suas atividades econômicas.Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas atuam e processam os recursos produtivos, considerados relativamente escassos, em função dos desejos e necessidades das famílias.
(    ) As famílias, para satisfazer as suas necessidades, procuram consumir e adquirir os bens e os serviços produzidos pelas empresas por meio do mercado.
(    ) O mercado é considerado um agente através do qual se apresenta um espaço físico, ou não, que oferece as condições para a respectiva troca de bens e serviços.
(    ) O Estado possui o poder de interferir, por meio do mercado, nas relações entre empresários e consumidores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Adam Smith é considerado o fundador da Escola Clássica. É reconhecido por muitos como o "pai" da economia moderna e suas ideias se distinguiram bastante das ideias dos fisiocratas e dos mercantilistas. Sob o pensamento de Adam Smith, o Estado tem algumas tarefas básicas e deveres a serem cumpridos para proteger a sociedade e, assim, gerar confiança e desenvolvimento. Sobre esse pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado não deve intervir na economia porque o mercado e a economia se ajustam automaticamente (laissez-faire).
II- O crescimento e o desenvolvimento são ocasionados pela divisão do trabalho, aumento da produtividade e pela ampliação dos mercados.
III- O Estado tem o dever de manter obras públicas e indústrias grandes, cuja produção não seria de interesse das empresas privadas.
IV- O Estado tem o dever de estimular a demanda agregada para assim gerar emprego, mais receitas e consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentençasII e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	Embora o senso comum procure reduzir a ciência econômica a uma ciência preocupada apenas com o sistema financeiro, é importante lembrar que a economia é uma ciência social. Nesse contexto, ela se preocupa em estudar como a sociedade se organiza e de que forma administra seus recursos na produção de bens e serviços. Em função disso, ela é conceituada como a "Ciência da Escassez". Com relação ao contexto da Ciência da Escassez, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Considera as necessidades ilimitadas e os recursos para atender a essas necessidades, igualmente ilimitados.
	 b)
	Considera que as necessidades humanas são limitadas e os recurso para atender a essas necessidades também.
	 c)
	Conceitua como escassos os investimentos públicos voltados à geração de empregos para todos.
	 d)
	Considera que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são, relativamente, escassos.
	9.
	É possível identificar, pelo menos, três agentes no processo das atividades econômicas: as empresas, as famílias, o Estado e o resto do mundo. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas: o processo de decisões se dá sob o padrão de comportamento, os desejos e as necessidades básicas do outro agente, as famílias.
(    ) As famílias têm o papel de consumidor, assim, ao adquirir uma mercadoria (bem ou serviço), está referendando sua decisão de compra. Funciona como um voto a favor de uma determinada mercadoria cuja produção depende do empresário.
(    ) O mercado é o local físico, ou não, onde há o processo de compra e venda, em que o comprador adquire os direitos de consumir um produto em troca de dinheiro, fixando um preço à mercadoria trocada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	10.
	Durante o Renascimento, no início do século XVI, as atividades sociais e econômicas passaram por profundas transformações. Esta dinâmica dá origem às primeiras teorias econômicas, tal como a mercantilista e a teoria fisiocrata. Em cada uma destas teorias econômicas, respectivamente, a fonte de riqueza era vista a partir:
	 a)
	Dos metais preciosos (ouro e prata); das atividades ligadas à terra e ao trabalho.
	 b)
	Do trabalho humano; dos metais preciosos (ouro e prata).
	 c)
	Do trabalho humano; da utilidade da mercadoria.
	 d)
	Da utilidade da mercadoria; do trabalho e dos metais preciosos (ouro e prata).
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando