Buscar

Questões de saúde coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- O SUS e sua organização e hierarquia deixam distintos seus entes de responsabilidade bem como os seus níveis de assistência e de complexidade.Diante do contexto organizativos quais são os níveis de complexidade desta assistência?
Atenção Primária;Atenção Secundária; Atenção Complexa.
Atenção básica; Atenção Mediana;Atenção de super complexidade.
Atenção Básica; Mediana ; Atenção Terciária.
Atenção Básica;Média Complexidade; Alta Complexidade.
2- No setor saúde  ao propor estruturas por meio de horizontalidades que se constituem em uma rede de serviços que deve ser ofertada pelo Estado e município a todo e qualquer cidadão como direito de cidadania sendo sua organização e operacionalização no espaço geográfico nacional pautam-se pelo pacto federativo e por instrumentos normativos, que asseguram os princípios e as diretrizes do Sistema de Saúde, definidos pela Constituição Federal de 1988, estaríamos falando de que conceito?
Redes de Atenção
Níveis de Complexidade
Hierarquia Organizativa do SUS
Territorialização
3- Estudos sobre determinantes sociais apontam que há distintas abordagens possíveis. Além disso, que há uma variação quanto à compreensão sobre os mecanismos que acarretam em iniquidades de saúde. Por isso, os determinantes sociais não podem ser avaliados somente pelas doenças geradas, pois vão além, influenciando todas as dimensões do processo de saúde das populações, tanto do ponto de vista do indivíduo, quanto da coletividade na qual ele se insere. Descreva os determinantes sociais de saúde e exemplifique o impacto das relações entre eles na vida da população. 
Resposta : Os determinantes sociais da saúde são as condições em que uma pessoa vive e trabalha. Nesse caso, são avaliados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego. Com isso tornou-se claro a importância de conhecermos o que determina a saúde das pessoas, avaliando o processo de saúde e doença e mostrando que esses determinantes podem tanto causar a doença como recuperar a saúde. Há dois grupos de determinantes: um está relacionado a fatores individuais que neste caso, seriam fatores como: idade, sexo e fatores hereditários. E o outro grupo de determinantes é chamado de determinantes sociais de saúde que envolve condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais como temos: produção agrícola e de alimentos, educação, ambiente de trabalho, desemprego, água e esgoto, serviços sociais de saúde e habitação.
Portanto, é nítido o impacto das relações entre os determinantes sociais na vida da população. Nota-se com o DSS (Determinantes Sociais de Saúde) que a doença não se distribui aleatoriamente na população, algumas pessoas ficam doentes mais precocemente que as outras e isso tem grande influencia ao fato das condições de vida serem diferentes, então os DSS que são responsáveis por essas diferenças. Os DSS podem ser comportamentais que seria, por exemplo, dietas e exercício físico, já que nem todos tem acesso a produtos saudáveis e nem acesso a espaços que deem para praticar, consequentemente o individuo que não tem acesso a estes aspectos têm mais chance de ter doenças como, por exemplo, a obesidade, o sedentarismo e entre outros. Mas os DSS também podem ser relacionados a condições de vida, pois uma boa parte da população vive em ambientes insalubres, sem acesso a água de boa qualidade, sem acesso a educação e serviços de saúde como dito anteriormente, sem acesso a estes aspectos, torna-se mais difícil para o indivíduo ter uma higiene correta e ter ser direitos garantidos.
4- É garantido aos cidadãos perante o Sistema Único de Saúde na Lei nº 8142/90 a participação da população nas políticas públicas podendo se dar de duas formas: nos Conselhos de Saúde e nas Conferências de Saúde. A este conceito damos o nome de ? 
Controle Social
Participação no Governo
Governo Participativo
Gestão Compartilhada
5- Os conselhos de saúde são os órgãos deliberativos que evidenciam o controle social, nele há uma composição mínima a ser obedecida para manter o critério de justiça nas decisões. sendo assim três segmentos devem fazer parte da composição do conselho. Para tal seja assertivo e respectivamente assinale a alternativa de percentual de vagas conforme a ordem:  1- Governo;2 - Trabalhador de saúde;3- Usuários: 
50%;25%;25%
25%;50%;25%
25%;25%; 50%
20%;30%;50%
6- Os determinantes sociais da saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha. Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego. Em torno do contexto descreva como a enfermagem deve conhecer esta estreita relação para compreender de que forma incidir ações eficientes na promoção ,proteção e recuperação de saúde desta população. 
O profissional de enfermagem deve possuir conhecimento sobre essa relação de determinantes para a doença, interferir politicamente nestas questões. Enquanto realizam suas funções gerenciais, educativas e de cuidados básicos, esses profissionais podem contribuir diretamente na busca de uma melhoria daquele ambiente de trabalho e sociedade inserida, é aí que entra o controle social, para uma melhor promoção é essencial que o enfermeiro oriente e informe a população sobre as reuniões do conselho, explicando do conselho local e sabendo a opinião dos usuários sobre a unidade e o serviço prestado, assim mobiliza as pessoas através de estratégias de educação em saúde. Para uma proteção e recuperação de saúde é necessário valorizar o indivíduo, informando-o sobre práticas saudáveis, essas ações podem mudar a forma como o indivíduo se comporta, levando-o sua autonomia através de um pensamento sobre seus comportamentos e refletir sobre a realidade e fatores determinantes para viver de forma saudável, permitindo propor ações transformadoras por meio de um processo participativo, levar o indivíduo a se informar sobre políticas de saúde e da sua região, intervindo de forma mais ampla nos aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento.

Continue navegando