Buscar

RESUMO SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diante dessa entrevista com Pesquisador e Prof. Alberto Pellegrini, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, tornou-se claro a importância de conhecermos o que determina a saúde das pessoas, avaliando o processo de saúde e doença e mostrando que esses determinantes podem tanto causar a doença como recuperar a saúde. Observando o diagrama e o relacionando ao dito pelo professor Alberto Pellegrini, há dois grupos de determinantes: um está relacionado a herança genética do indivíduo que neste caso, de acordo com o diagrama seriam fatores como: idade, sexo e fatores hereditários. E o outro grupo de determinantes é chamado de determinantes sociais de saúde que envolve condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais que no diagrama temos: produção agrícola e de alimentos, educação, ambiente de trabalho, desemprego, água e esgoto, serviços sociais de saúde e habitação.
Nota-se com o DSS (Determinantes Sociais de Saúde) que a doença não se distribui aleatoriamente na população, algumas pessoas ficam doentes mais precocemente que as outras e isso tem grande influencia ao fato das condições de vida serem diferentes, então os DSS que são responsáveis por essas diferenças. Os DSS podem ser comportamentais que seria, por exemplo, dietas e exercício físico, já que nem todos tem acesso a produtos saudáveis e nem acesso a espaços que deem para praticar. Mas também podem ser relacionados a condições de vida, pois uma boa parte da população vive em ambientes insalubres, sem acesso a água de boa qualidade, sem acesso a educação e serviços de saúde como dito anteriormente.
Para ficarmos cientes e buscarmos medidas para equiparmos esses DSS é necessária uma intersetorialidade que seria o conjunto de esforços de diferentes setores da política pública com o objetivo de construir objetos de intervenção entre eles, para resolver problemas sociais, nesse caso problemas relacionados a más condições de vida de indivíduos. O segundo ponto seria a participação social, pois é necessário que a população colabore e participe das novas políticas, buscando seus direitos, mudar seus comportamentos e dar apoio as politicas que busquem mudar as condições de vida. E o terceiro ponto seria buscar informação e dar informações, os agentes comunitários são de grande valia nesse processo, pois são eles que estão ali para dar as informações necessárias. O profissional de enfermagem deve possuir conhecimento sobre essa relação de determinantes para a doença, interferir politicamente nestas questões, mobilizando as pessoas através de estratégias de educação em saúde, valorizando o indivíduo, informando-o sobre práticas saudáveis, essas ações podem mudar a forma como o indivíduo se comporta, levando-o sua autonomia através de um pensamento crítico, refletindo sobre a realidade e fatores determinantes para viver de forma saudável, permitindo propor ações transformadoras por meio de um processo participativo, levar o indivíduo a se informar sobre políticas de saúde e da sua região, intervindo de forma mais ampla nos aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento.
LINK NO YOUTUBE DESSA EXPLICAÇÃO: https://youtu.be/bVmc-gngyVI

Continue navegando