Buscar

AV2 psicanalitica (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO
Aluna: Simone Fidelis dos Santos 
Mat. 201502624648
Questões para Av2 de Clínica psicanalítica
Seguem abaixo as questões discursivas que deverão ser respondidas (com fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado), conforme consta neste documento. A entrega ao professor deverá ser realizada conforme à orientação da Estácio, através do “passo a passo”.
Prazo para a entrega até o dia 19/06/2020, às 11:20.
1 – As estruturas de sujeito receberam uma abordagem teórica inovadora por parte dafirma que a psicanálise se funda a partir da relação do sujeito com a linguagem, no entanto não depende de forma alguma da linguística.e Lacan, que as vinculou à linguagem. Em linhas gerais, disserte sobre esse tema:
Lacan afirma que a psicanálise se funda a partir da relação do sujeito com a linguagem, somos seres de linguagem, somos divididos por tudo aquilo que vem junto com a linguagem,porque o inconsciente aparece onde minha linguagem parece estranha. Os sonhos, atos falhos, na brincadeira, nas palavras mal entendidas,Lacan vai dizer que nisso fala uma verdade que pode ser escutado, quando não escutamos aquilo que soa estranho , então,começa a falar em forma de sintomas.Porém, está além da linguagem. É um discurso sem palavras.Ele traz nova configuração trazendo uma visão mais ampla dos processos inconsciente na figura do sujeito em sua sua releitura da obra de freud, Lacan chama de Castração do grande outro, quando não nos completamos procura se completar nas outras coisas, endereçando o desejo para outra coisa, essa coisa que atrai o desejo do grande outro é o nome do pai, esse grande outro simbólico vai organizando para esse desejo da mãe. Nenhum ser falante aceita a castração do outro que é feito de maneiras diferentes, o neurótico vai negar a castração do grande outro identificando com os significantes e recalca esse recalque vai construindo o inconsciente, então tudo que estava fora vai para o inconsciente e se transforma no discurso do outro. Essas complexidades da estrutura clínica geram sintomas neuróticos, o que acontece no corpo é o fenômeno de linguagem; o psicótico,nega a castração do grande outro de forma diferente o que Lacan chama de foraclusão,que é a lei da linguagem e a função paterna; o psicótico, não rejeita o nome do pai,ele foraclui. Na psicose o inconsciente não é o outro,vem de um outro real, o sujeito psicótico se vê invadido pelo outro. Na perversão, é como se juntasse a neurose e a psicose, sabendo na perversão trabalhe para que o outro é castrado, sabe , mas nega e conserva o outro no fetiche, fala do passado porque o passado está no presente.Os neuróticos, psicóticos e os perversos não aceita a falta do outro, então há a negação. 
2 – O fenômeno transferencial analisado a partir do método psicanalítico possibilita a experiência de ressignificar o amor que o encadeou, um amor narcísico e fecundado durante o tempo edipiano. A psicanálise postulou suas fontes, descreva:
O fenômeno transferencial é a história do próprios amores com novos encontros e esses padrões que se repetem é a neurose de cada um, que tende a acontecer através da fala, não sendo exclusiva das terapias, freud utiliza a transferência para curar os sintomas, no tratamento psicanalítico a transferência vai sendo levada a elaboração e sua dissolução. Na relação transferencial Freud constitui sua teoria meta psicanalítica, possibilitando a divisão do aparelho psíquico consciente e inconsciente e através da história das relações do sujeito, que o indivíduo adquire desde a infância, traços de memória, que regula as experiências de satisfação. A força libidinal, uma parte voltada para a realidade de forma consciente da nossa personalidae. a libido se divide em uma pessoa do passado e presente, uma acessível e outra outra detida e é investida na fantasia. Aquele cuja necessidade de amor não é plenamente satisfeito pela realidade se aproxima de ada nova pessoa que se avisinha com expectativas libidinais
3-Explique a importância da pesquisa sobre a sexualidade para psicanálise.
sexualidade é importante para a compreensão do comportamento e da mente humana,porém, é considerada como muito mais abrangente, não necessariamente uma sexualidade baseada nos órgãos genitais, de caráter instintivo ou com fins reprodutórios, por exemplo, mas muito pelo contrário, trata-se de uma sexualidade pulsional.A Sexualidade vai além das partes do corpo, constituindo-se como uma característica que está estabelecida e está presente na cultura e história do homem, a s exualidade descoberta por Freud é o registro do prazer e desprazer.
4 – Apesar de lugares diferentes no laço psicanalítico promovido pelo discurso analítico (a → $), analista e psicanalisante têm tarefas (regras) que possuem a mesma estrutura, simétrica, por assim dizer, durante o tratamento. Comente sobre as tarefas atribuídas a ambos para o tratamento.
Todo sujeito, baseado numa verdade, que é o seu gozo(a), quer que o mestre ($) trabalhe para produzir um saber, que não tem nenhuma relação com o gozo.O paciente quando no lugar e comando no discurso tem um sintoma e ele quer resposta do analista ou psicanalista,servindo para todas as abordagens que produza esse saber que não tem nenhuma relação com o gozo., a oferta da escuta psicanalítica que não responde no lugar do suposto saber, sua escuta implica a fala do paciente que constitui a demanda de análise e transformado em sintoma analítico.
Colocando o objeto (a) no lugar da dominante, o analista passa a ser o semblante desse objeto no discurso analitico, o analista fica na função como semblante do objeto (a) baseado num sabe que é o inconsciente obtém do paciente que fala para que ele produza os significantes mestres dele que não completam essa relação com verdade. o semblante do objeto (a) são os traços perdidos desses objetos pulsionais que estão no inconsciente.Produzindo os significantes mestres na relação com o analista.
5 – Explique a importância da interpretação psicanalítica para a direção do tratamento.
A interpretação psicanalítica para direção do tratamento é importante para estabelecer o diagnóstico diferencial,que vem antes da experiência de análise, sendo se neurótico ,psicótic. ou pervertido. O tipo clínico, em geral o neurótico vai para o divã e o paciente psicótico fica na cadeira.Freud diz que serve para evitar a interrupção de análise após um certo tempo, servindo para consolidar a transferência, tendo como primeira meta ligar o paciente a seu tratamento e a pessoa do analista .

Continue navegando