Buscar

ALFAITARIA, ALT COSTURA, PRÊT P

Prévia do material em texto

2
	
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
	Disciplina: Técnicas De Costura
Professor(a): Maria do Socorro
Aluno(a):Rebecca Moreira Siqueira 
Matricula: 201908002174
	
TÉCNICAS DE COSTURA USADAS NA CONFECÇAO DE: ALFAIATARIA 
 ALTA COSTURA 
PRÊT-À-PORTER
	
FORTALEZA
2020
 
TÉCNICAS DE COSTURA USADAS NA CONFECÇÃO
· ALFAIATARIA (INTRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS)
	
INTRODUÇÃO
A alfaiataria é uma técnica artesanal muito antiga de produção de roupas por mestres alfaiates, cujas habilidades foram sendo transmitidas para os seus alunos ao longo dos tempos, funciona como ateliê de costura para roupas masculinas e femininas, mas que atualmente encontra-se cada vez mais escassa, devido a razões diversas, tais como: a falta de mão de obra especializada; o surgimento do Prêt à Porter; o crescente número de confecções de moda que tem se apropriado dessa técnica; a baixa procura por esse ofício.
CARACTERÍSTICAS 
· Corte perfeito.
· Costuras e os acabamentos impecáveis.
· Peças são bem estruturadas, reforçadas, e possui camadas.
· Tecidos elegantes que possuem uma sofisticação única. Por exemplo: linho, crepe, jacquards.
 
· Colarinhos e punhos de camisas recebem forros de entretelas, bem como os coletes e paletós.
 
· Os bolsos geralmente são debruados em blazers e paletós. Ex: Bolso faca, bolso embutido.
· Costuras dos forros geralmente presos com pontos de alinhavo.
· É feito o uso constante do ferro de passar para abrir as costura.
· Abotoamento duplo 
ALTA COSTURA (INTRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS)
INTRODUÇÃO
O estilo de Alta costura é a produção em pequena escala ou produções únicas de modelos de roupas. Esses modelos são bem exclusivos e a maioria é feito sob encomenda. Essas roupas geralmente são muito elegantes com traçados, bordados, pedrarias que fazem da sua roupa algo ainda mais valioso. A alta-costura não é produzida para ser comercializada e sim para mostrar as melhores técnicas de criação do mundo da moda. São poucos os consumidores quando comparados a outras faces da moda, mas o mercado Couture vem crescendo a medida que as peças tem se tornado mais usáveis. É o momento em que marcas famosas e luxuosas tem a chance de mostrar suas melhores habilidades.
CARACTERÍSTICAS
· Confeccionar trajes sob medida, com pelo menos uma prova de roupa.
· Técnica de bordado ou de renda
· Moulage 
· Costuras feitas a mão, quase 100%.
· Material de primeiríssima qualidade. Por exemplo: Seda, de origem chinesa, a seda durante muitos anos foi utilizada para confecção dos trajes. Utilizados pela antiga realeza daquele país.
Cashmere que é uma fibra macia, forte e leve, algodão é uma fibra macia, forte e leve. 
Os algodões mais luxuosos são egípcios e Pima pelo tamanho de seus fios, mais macio e absorvente. 
Couro possui características únicas, é um dos materiais mais duráveis ​​e de alta qualidade. Ele é derivado do curtimento de peles de animais. Essas peles são sujeitas a um tratamento químico chamado tanino, o que os torna fibras mais flexíveis.
PRÊT-À-PORTER (INTRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS)
INTRODUÇÃO
O termo prêt-à-porter significa “pronto para usar”. Com o surgimento do prêt-à-porter nos meados do século XX, tudo mudou. Prêt-à-porter vem a ser uma determinada organização em melhoria de qualidade da indústria de massa; é a roupa pronta para ser levada, mas com pesquisa de tendência envolvendo toda cadeia têxtil. Muitos podem confundir o prêt-à-porter com a alta costura, a diferença está na criação de peças em grande escala para atender uma vasta clientela. 
Ele pode ser dividido em Prêt-à-porter clássico, vendido nas grandes lojas. Na época o setor não se diferenciava muito do que se vendia nas lojas de departamento desde o início do século; Prêt-à-porter de estilo, aparece em 1964, destinado a jovens, com formas e cores mais ousadas, vendidas em lojas de novo conceito as boutiques, que oferecem coleções de vários criadores e estão sempre associados à música em volume alto e o Prêt-à-porter de luxo — destinado à clientela da alta-costura que busca novas alternativas para o dia a dia, preço menos exorbitantes, mas com alta qualidade no design, no material feito.
CARACTERÍSTICAS
· Técnicas produtivas 
 
· Novas tecnologias: seja para construção de novas peças, quanto no auxílio às compras. Por meio de softwares inteligentes e interligados aos trabalhos de designers. 
· Novas matérias primas. Por exemplo: Na indústria têxtil, com tecidos nanotecnológicos, tecidos Inteligentes.
 
· Fator preço mais acessível
· Novas peças feitas com mais rapidez
9

Continue navegando