Buscar

Sociedade e Meio Ambiente Avaliação final

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
	 a)
	Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 b)
	Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.
	 c)
	Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 d)
	Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
	2.
	As políticas públicas ambientais brasileiras são recentes, datam da década de 70, com a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano. A partir desde momento foram criadas algumas estruturas para fortalecer as políticas ambientais de regulação. Quais são elas?
	 a)
	Secretaria Especial do Meio Ambiente, Sistema Nacional do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal.
	 b)
	Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Secretaria da Pesca e Ministério da Fazenda.
	 c)
	Sistema Nacional do Meio Ambiente, Secretaria da Pesca e Ministério da Agricultura.
	 d)
	Secretaria da Pesca, Política Nacional do Meio Ambiente e Ministério da Fazenda.
	3.
	Algumas inovações foram incorporadas pelas comunidades humanas, quando deixaram de ser nômades e passaram a assumir hábitos mais sedentários. Como exemplo, pode-se citar o aumento no tamanho dos rebanhos e o trato pelo cultivo da terra. Além do desenvolvimento na pecuária e na agricultura, quais foram as inovações tecnológicas características do período neolítico?
	 a)
	Fornos e roda.
	 b)
	Cerâmica e roda.
	 c)
	Armas e roda.
	 d)
	Cerâmica e armas.
	4.
	Do ponto de vista dos seres humanos, um recurso é qualquer coisa obtida do meio ambiente para atender a necessidades e desejos (MILLER JÚNIOR, 2013). Uma das causas da degradação ambiental é a superutilização dos recursos que estão classificados em duas categorias. Quais são elas?
FONTE: MILLER JÚNIOR, G. T. Ciência Ambiental. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
	 a)
	Naturais e artificiais.
	 b)
	Renováveis e artificiais.
	 c)
	Não renováveis e naturais.
	 d)
	Renováveis e não renováveis.
	5.
	As questões ambientais passaram a fazer parte do cenário brasileiro devido às problemáticas ambientais. Praticamente não havia políticas públicas voltadas para o meio ambiente no Brasil, fazendo-se necessário e urgente o seu fortalecimento. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o momento em que foram criadas importantes estruturas públicas de regulação das políticas públicas ambientais no Brasil:
	 a)
	Foi a partir da primeira reunião em Estocolmo, Suécia, em junho de 1972, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	 b)
	Foi a partir da segunda reunião no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	 c)
	Foi a partir da primeira reunião no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	 d)
	Foi a partir da terceira reunião, a Rio+10, em Joanesburgo, África do Sul, em 2002, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	6.
	Todo o processo de evolução das sociedades humanas custou muito caro para o cidadão em si. Primeiro, a disputa por terras, e, por fim, a ganância dos povos culminou em eventos catastróficos, onde pessoas eram mortas e guerras eram geradas. Pode-se dizer que nosso crescimento e progresso esteve associado ao declínio das condições mínimas de integridade e dignidade. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A expressão Direitos Humanos foi uma forma filosófica de expressar as condições mínimas para nossa sobrevivência.
II- Direitos Humanos são considerados essenciais, pois, sem eles, as pessoas não conseguiriam desfrutar das condições básicas a sua sobrevivência.
III- Pode-se dizer que os Direitos Humanos garantem ao ser humano o sentimento de pertencimento e também de ser útil à sociedade na qual está inserido.
IV- Não podemos confundir Direitos Humanos aos direitos que condicionam a vida em sociedade e o desfrute dos benefícios que a vida pode proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	Na Declaração Universal dos Direitos do Homem - DUDH -, o quesito educação, componente ao 26º artigo, merece ser tratado como prioridade, pois dele vai depender o acesso a muitos outros direitos humanos. Assim sendo, a educação, como direito humano, disputa com outros prejuízos historicamente acumulados no Brasil, uma vez que a crise da educação brasileira vem de longa data, culminando com a expulsão dos padres jesuítas em 1759. Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos do Homem em seu artigo 26º, analise as sentenças a seguir:
I- Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior está baseada no mérito.
II- A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. 
III- Os pais delegam ao Estado a escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	A produção e o consumo sustentáveis são conceitos que procuram expressar compromissos e estratégias de desenvolvimento econômico nos marcos da sustentabilidade socioambiental, são elementos fundamentais e necessários ao enfrentamento das grandes questões ambientais do nosso tempo. O que é uma produção sustentável?
	 a)
	A disponibilidade de um recurso não renovável, preocupando-se apenas com o lucro gerado.
	 b)
	A utilização indefinida de um recurso renovável, sem prejudicar sua disponibilidade futura.
	 c)
	A exploração desenfreada dos recursos naturais, sem se preocupar com a disponibilidade futura desses recursos.
	 d)
	A sustentabilidade da indústria, perante a utilização de recursos não renováveis.
	9.
	De acordo com o novo estilo de vida, o sedentarismo, o homem passa a provisionar a oferta de alimentos. Agora, as civilizações não estão mais a mercê da mãe natureza, e, assim, além da gestão das terras cultiváveis, passam a demarcar territórios, surgindo o conceito de propriedade. Com relação a esta nova era, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de propriedade implica um reconhecimento formal daquela extensão de terra, e de direito exclusivo ao uso da comunidade que a delimitou.
II- Desde as primeiras negociações, para que fossem delimitadas as terras, eram feitos acordos por escrito, para evitar conflitos entre ospovos.
III- O mais famoso destes acordos para a definição de propriedades foi o código de Hamurabi.
IV- De acordo com historiadores, Hamurabi era um típico legislador, criando leis inéditas que orientassem as civilizações na conduta de suas ações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	O Sistema Penitenciário Brasileiro, por descaso dos poderes competentes, não consegue promover de forma precisa sua função de reintegrar o apenado à sociedade. Este, apesar de viver em regime fechado, necessita ter seus direitos fundamentais garantidos, para que assim possa voltar ao convívio social de forma estável. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que contempla a área do Direito que estuda esse tema:
	 a)
	Direito legal.
	 b)
	Direitos humanos.
	 c)
	Direito penal.
	 d)
	Direito trabalhista.
	11.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 b)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	 c)
	Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.
	 d)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando