Buscar

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES atividade 1 e 3

Prévia do material em texto

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES atividade 1
Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar!  Exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos. 
  
Referência 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 
	
" GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES atividade 3
Texto 01 (adaptado)
 
“O mundo corporativo passa por constante evolução e os profissionais precisam se adequar. Essa característica faz com que existam diversos desafios na gestão contemporânea. A dúvida é: como identificá-los e superá-los?
A verdade é que a gestão vertical e hierarquizada é bastante reconhecida, especialmente no Brasil. Porém, quando tratamos de um gerenciamento horizontal, o cenário muda de figura. As pessoas se perdem e é comum o sentimento de confusão.
Nesse cenário, cabem aos gestores o empenho e a dedicação para mudar o contexto organizacional. É preciso considerar propósitos, pessoas, negócios e projetos, aliando todos esses aspectos para alcançar bons resultados. O desafio é difícil, mas acredite: pode ser superado.
Para entender melhor a gestão nos dias atuais, vamos mostrar qual é o papel do líder e apresentar 4 cenários desafiadores”
 
Referência:
 
IBSBUSINESS. Como superar os 4 maiores desafios da gestão contemporânea. IBS Business, 23 mai. 2017. Disponível em: http://blog.soufgv.com.br/como-superar-os-4-maiores-desafios-da-gestao-contemporanea-2/. Acesso em: 24 jul. 2019.
 
Texto 02.
 
“Ambas as gestões são importantes e merecem atenção, no entanto, a Gestão de Talentos está mais relacionada ao RH estratégico e a uma gestão mais contemporânea de pessoas.
Muitas empresas não têm prestado atenção nesse movimento e continuam ligadas a uma gestão tradicional, com o departamento pessoal focado no operacional e em práticas mais simples, como a seleção e contratação.
Contudo, assim como a gestão de talentos, a gestão de pessoas nas organizações tem total potencial para ser exercida de forma estratégica, gerando mais resultados, desenvolvendo colaboradores de forma mais efetiva e contribuindo para o bom controle da empresa.
Um dos pontos que diferem a gestão de pessoas na atualidade de pessoas do RH tradicional é o enfoque dado aos resultados da empresa por meio de indicadores.
Neste caso, é feita uma análise mais quantitativa e que, ao mesmo tempo, leva em consideração o indivíduo na sua singularidade, expectativas, qualidade de vida, compatibilização entre trabalho e vida social e na sua capacitação constante..”
 
Referência:
 
BRESSAN, C. A visão contemporânea de gestão de pessoas. Ipog Blog, 13 set. 2018. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/gestao-e-negocios/gestao-de-pessoas-nas-organizacoes/. Acesso em: 24 jul. 2019.
 
 
 
 
A gestão de mudança cuida da criação e da condução de mudanças necessárias para uma organização. Além disso, é responsável pela organização e controle das mudanças dinâmicas.
A partir das informações apresentadas, redija uma dissertação argumentativa que contemple os seguintes aspectos :
 
a. Com base no exposto, explique: por que é tão desafiador fazer mudanças nas organizações?
b. Como a definição de propósitos e objetivos de uma organização pode influenciar em sua gestão contemporânea?
c. Aponte como as pessoas, através da diversidade, contratação e engajamento podem influenciar o processo de mudança organizacional;
d. Como a gestão de negócios é afetada pela tecnologia?
"
É desafiador fazer mudanças nas organizações da mesma forma que é difícil fazer grandes mudanças em nossa vida pessoal. Tendemos a seguir o que já está pré-estabelecido, testado e comprovado o diferente e o novo assusta um pouco. Porém, se a empresa estiver disposta a mudanças, elas podem ser feitas através de multiplicidade de ideias, geração de novos conhecimentos e desenvolvimento da empresa e de seus colaboradores.
O investimento em diversidade, seja sexual, étnica ou religiosa, tem maior chance de sucesso por ter profissionais capazes de lidar com as adversidades cotidianas além de que, a diversidade é vista com bons olhos pelo público, que passa a entender que a empresa é engajada com as mudanças sociais e isso é refletido diretamente na reputação da empresa que se mostra sem preconceitos e aberta a um novo modelo organizacional.
Um ponto muito importante é como a tecnologia influencia na gestão de negócios. Com mudanças quase diárias e essas mudanças afetam diretamente em como as empresas são geridas, quem não se adapta perde a vez. O fato é que as empresas que não investem em novas tecnologias ficam obsoletas e com isso não atendem seus clientes de forma assertiva pois, com os sistemas corretos e atualizados, as empresas conseguem acompanhar vários setores fazendo com que aprimore o seu tempo, produção, agilidade e, consequentemente a rentabilidade.

Continue navegando