Buscar

Petróleo: Origem, Extração e Destilação

Prévia do material em texto

Resultado de imagem para ifprINSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAVAÍResultado de imagem para ifprResultado de imagem para ifprResultado de imagem para ifprResultado de imagem para ifprResultado de imagem para ifpr
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM MECATRÔNICA
3º ANO
 QUÍMICA III 
 PESQUISA SOBRE PETRÓLEO 
 
 
 
Alunos: Alan Vinicius
Jordana Demarchi
Luana de Mello
 
 Professor: Glaucio Testa
Paranavaí
2020
Introdução
 Neste trabalho será realizado uma pesquisa sobre Petróleo, mostrando o contexto histórico de como e onde surgiu o petróleo. Assim, abordando como é realizado a sua extração, quais são suas propriedades físicas, os seus aspectos químicos e como é utilizada a destilação na separação dos componentes do petróleo. Nele também será mostrado quais são os subprodutos do petróleo e as vantagens, e desvantagens do seu uso.
  É chamado de petróleo o líquido oleoso de origem fóssil, formado ao longo de milhões de anos no subsolo, em profundidades variáveis, com acumulações em bacias sedimentares e depressões geológicas tanto a poucos metros da superfície terrestre quanto a mais de seis mil metros de profundidade, em meio a um terreno de rochas sedimentares. Sua composição química é uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos), com a presença de outros elementos como Nitrogênio e Oxigênio, varia de acordo com o tipo de matéria orgânica que o originou.
Origem do petróleo
 A teoria mais aceita sobre a origem do petróleo é que este combustível fóssil surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados nos fundos de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. As bactérias em ambientes com baixo teor de oxigênio realizam a atividade de decomposição que acaba por se acumular em camadas do subsolo que se encontram em bacias sedimentares, no assoalho oceânico, no fundo dos mares ou de lagos e sob condições específicas de pressão. Ao longo dos anos, esses depósitos sofrem diversas modificações até se transformarem no petróleo (dizem que as reservas de petróleo tenham entre 10 e 500 milhões de anos). Sua composição química é uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos), com a presença de outros elementos como Nitrogênio e Oxigênio, varia de acordo com o tipo de matéria orgânica que o originou.
    O primeiro poço de petróleo foi descoberto na Pensilvânia, nos Estados Unidos, em 1859, ele tinha 21 metros, pequena profundidade comparando com os de hoje em dia que ultrapassam 6.000 metros, e foi a partir dessa descoberta que o petróleo passou a ser explorado comercialmente. Inicialmente, apenas querosene e lubrificantes eram aproveitados, a gasolina obtida era totalmente descartada ou misturavam com o querosene, porém a evolução do petróleo só ocorreu mesmo após a produção de motores e automóveis.    
 Para a obtenção dos produtos derivados, como gasolina, diesel, lubrificantes, nafta, querosene de aviação, o óleo bruto, retirado dos poços, passa por uma série de processos nas refinarias.
Destilação e Subprodutos do petróleo
 Antes da destilação é feito um tratamento no petróleo para retirar as impurezas.
 A destilação do petróleo se dá por meio da destilação fracionada, que é feita quando a mistura de líquidos é homogênea e tem pontos de ebulições distantes. A destilação pode ser atmosférica ou a vácuo.
 A imagem a seguir, contém a aparelhagem utilizada nesse tipo de processo, tendo em mente que o termômetro serve para saber quando o ponto de ebulição chegou.
 Como já sabemos, o petróleo bruto é extraído do subsolo da crosta terrestre e por isso está misturado com outras substâncias, portanto é necessário que ele passe também por um processo de decantação para que então haja o fracionamento. Na destilação fracionada a separação dos derivados ocorre em estágios, resultando nos subprodutos do petróleo. Os principais são:
	Gasosa (gás de cozinha);
	Gasolina e Benzina;
	Querosene;
	Óleo combustível;
	Óleo lubrificante;
	Resíduos (vaselina, asfalto e piche);
 Nas indústrias a destilação é feita em grande escala, como em refinarias de petróleo, plantas petroquímicas e químicas e plantas de processamento de gás natural.
 A foto ao lado é uma coluna ou torre de destilação fracionada usada em indústrias.
 Seu diâmetro varia de cerca de 65 centímetros a 16 metros e alturas que variam de cerca de 6 metros a 90 metros ou mais dependendo de sua capacidade.
 E essa imagem é a representação por dentro de uma coluna de destilação como a apresentada anteriormente.
 Após todo o processo, todas as frações passam por procedimentos secundários e terciários, tais como alquilação, hidrotratamento, craqueamento catalítico, reforma e dessulfurizarão, para que assim cheguem a forma desejada para consumo.
 Por fim, a destilação do petróleo surgiu em meados do século XIX, tendo as colunas e seus anéis sido criadas apenas no século XX, e desde então o destilamento e sua estrutura veem sendo aprimorados durante os anos seguintes.
Vantagens e desvantagens do uso do petróleo
 O petróleo é a principal fonte de energia mundial que, quando descoberta, revolucionou a indústria e até hoje é um dos principais motores da economia. Porém, como tudo no mundo, tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens
	O óleo proporciona um enorme fluxo de transporte pelo mundo, o que também significa que por consequência ele próprio possibilita a sua distribuição para comercialização em todo o mundo;
	Ele tem uma alta densidade de energia, o que quer dizer que pouco óleo produz muita energia, sendo assim, o petróleo é utilizado para fins energéticos como termoelétricas, meios de transporte, fornos industriais, entre outros;
	Tem uma ampla variedade de subprodutos utilizável pelo ser humano como sacolas plásticas, vaselina, peças para automóveis, borracha sintética, medicamentos, pneus, solados para calçados, enfim, é matéria-prima para mais de 300 produtos;
	O petróleo não é muito difícil de refinar;
	Não necessita de muita mão de obra;
	Por ter forma líquida é fácil de armazenar e transportar;
	O petróleo gera uma boa oportunidade de negócios para vários países, existindo economias atuais que dependem dessa transação;
	Atualmente, devido aos avanços tecnológicos cedidos pelo tempo, a extração e o refino do petróleo se tornaram mais fáceis, independente do campo geológico de extração.
Desvantagens
	A combustão do petróleo libera gases como o dióxido de enxofre, que além de ser um risco à saúde causa as chuvas ácidas que são famosas por sua destruição;
	Alguns de seus derivados soltam gases nocivos a vida e ao planeta Terra, por exemplo a gasolina, que produz monóxido e dióxido de carbono e óxido de nitrogênio, que poluem o ar causando o efeito estufa contribuindo com o aquecimento global que degrada o nosso planeta, podendo vir a ser a causa da nossa extinção;
	O ser humano está dependente desse óleo e, por isso, causa desordem, violência e terrorismo por essa mina de ouro contemporânea, levando até mesmo a corrupção;
	Superpetroleiros levam petróleo e acidentes acontecem, provocando derramamento de óleo nas águas causando muita poluição e mortes de milhares de animais marinhos, prejudicando gravemente o ecossistema. Isso também traz um prejuízo de milhões de dólares;
	Agroquímicos originários do petróleo como, fertilizantes inorgânicos e pesticidas aplicados em excesso tem graves efeitos no solo, na água e nos seres vivos;
	O petróleo é uma fonte esgotável;
Conclusão  
 Ao final deste trabalho, concluímos que o petróleo, é fundamental para a sociedade no mundo atual, pois é um dos recursos naturais dos quais a sociedade é dependente, afinal inúmeros materiais são fabricados a partir dessa matéria prima, por exemplo, roupas, computadores, calçados, tintas, detergente e muitos outros. O petróleo é um assunto discutido diariamente na televisão e nos jornais devido à suainfluência na economia, sendo inclusive sinônimo de riqueza e poder de um país. Por esse motivo, o petróleo já foi motivo de diversas guerras, tais como a Primeira Guerra do Golfo (1990 – 1991), a Guerra Irã -Iraque (1980 -1988), a luta pela independência da Chechênia e a invasão estadunidense no Iraque.
Referências Bibliográficas
	https://cbie.com.br/artigos/como-funciona-a-destilacao-do-petroleo/
	https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia17.php#:~:text=A%20destila%C3%A7%C3%A3o%20fracionada%20%C3%A9%20baseada,ebuli%C3%A7%C3%A3o%20dos%20componentes%20da%20mistura.&text=O%20petr%C3%B3leo%20%C3%A9%20uma%20subst%C3%A2ncia,%C3%A1gua%20salgada%2C%20areia%20e%20argila.
	https://www.engquimicasantossp.com.br/2017/06/destilacao-fracionada-laboratorio-industria.html
	https://fontes-de-energia.info/petroleo.html#:~:text=Vantagens%20e%20Desvantagens%20do%20Petr%C3%B3leo,e%20degrada%C3%A7%C3%A3o%20do%20meio%20ambiente.
	https://maestrovirtuale.com/12-vantagens-e-desvantagens-do-petroleo/
	https://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/vantagens-e-desvantagens-do-petroleo
	https://fontes-de-energia.info/petroleo.html#:~:text=Vantagens%20e%20Desvantagens%20do%20Petr%C3%B3leo,e%20degrada%C3%A7%C3%A3o%20do%20meio%20ambiente.

Continue navegando