Buscar

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE PRÁTICAS DE LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS
1) Qual a idade mínima para ser sócio em uma empresa?
Pode ser titular de empresa a pessoa natural, desde que não haja impedimento legal
- Maior de 18 anos, brasileiro(a) ou estrangeiro(a), que se achar na livre administração de sua pessoa e bens; - Menor de 18 e maior de 16 anos, emancipado:
2) Descreva dois impedimentos que desqualifica o indivíduo a participar de uma sociedade?
Não podem ser sócios de sociedade limitada a pessoa impedida como:
- português, no gozo dos direitos e obrigações previstos no Estatuto da Igualdade, comprovado mediante Portaria do Ministério da Justiça, pode participar de sociedade limitada, exceto na hipótese de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens; 
- os cônjuges casados em regime de comunhão universal de bens ou de separação obrigatória, não podem ser sócios entre si, ou com terceiros;
3) Descreva dois impedimentos que desqualifica o sócio a ser administrador de uma sociedade?
Não pode ser administrador de sociedade limitada a pessoa:
- acondenada a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perduraram os efeitos da condenação;
- impedida por norma constitucional ou por lei especial como por exemplo:
• brasileiro naturalizado há menos de 10 anos
• estrangeiro
• natural de país limítrofe, domiciliado em cidade contígua ao território nacional e que se encontre no Brasil; • em empresa jornalística de qualquer espécie, de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
• pessoa jurídica;
• o cônsul, no seu distrito, salvo o não remunerado;
• o funcionário público federal civil ou militar da ativa. Em relação ao funcionário estadual e municipal, observar as respectivas legislações.
Entre outros.
4) Qual a documentação básica requerida para o inicio do processo de legalização de uma empresa?
 Cópia do IPTU do imóvel;
 Contrato de locação (se o imóvel for alugado);
Cópia autenticada do RG dos Sócios;
 Cópia autenticada do CPF/MF dos Sócios;
 Cópia autenticada do comprovante de endereço dos Sócios;
 Comprovante de entrega de Declarações do IRPF, dos Sócios;
 Se a atividade envolver prestação de serviços cuja profissão seja regulamentada, verificar as exigências e formalidades do Conselho Regional quanto à elaboração do Contrato Social, formação societária e responsabilidades técnicas.
5) Descreva a importância do contrato social?
O Contrato Social é o instrumento jurídico de maior relevância dentro da empresa na medida em que, na observância da lei, tem o condão de adquirir, resguardar, transferir, conservar e/ou modificar direitos entre os sócios.. Em outras palavras, o contrato social é a ferramenta hábil a proteger a empresa das relações existentes entre ela, seus sócios e terceiros.
6) Esclareça o termo “Razão Social”:
Tem a finalidade de não copiar nomes ou marcas já existentes e não confundir nome empresarial com nome fantasia. O nome empresarial, que constará no Contrato Social, deverá observar as regras de formação próprias de cada tipo.
7) Esclareça o motivo da empresa se regularizar junto ao Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro:
Nos Quartéis de Bombeiro Militar, distribuídos no Estado do Rio de Janeiro, o público obterá orientação, em específico nas Seções de Serviços Técnicos, de quais procedimentos deverão tomar com fins a regularizar uma determinada edificação. Uma edificação estará aprovada junto ao Corpo de Bombeiros, caso possua um Laudo de Exigências, ou em alguns casos Certificado de Despacho, acompanhado do respectivo Certificado de Aprovação.
8) Conceitue empresário:
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços
9) Descreva duas características do empresário:
- Exercício de atividade econômica e, por isso, destinada à criação de riqueza, pela produção de bens ou de serviços ou pela circulação de bens ou serviços produzidos; 
- Atividade organizada, através da coordenação dos fatores da produção e trabalho, natureza e capital em medida e proporções variáveis, conforme a natureza e objeto da empresa;
10) O que é o Microempreendedor Individual? 
Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
11) O que é o EIRELE?
A empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.
12) Esclareça a diferença da sociedade simples para a sociedade empresária:
As sociedades simples, são aquelas em que a atividade econômica é exercida, ordinariamente, pelos próprios sócios, surgindo daí uma vinculação entre eles e a atividade. São sociedades de menor porte em que não se percebe a atuação da empresa, desse organismo que os deixaria distanciados de sua atividade.
A Sociedade Empresária tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro, inclusive a sociedade por ações, independentemente de seu objeto, devendo inscrever-se na Junta Comercial do respectivo Estado. Isto 21 é, sociedade empresária é aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa. Desta forma, podemos dizer que “sociedade empresária” é a reunião de dois ou mais empresários, para a exploração, em conjunto, de atividade(s) econômica(s).
13) Quais são os tipos e características das sociedades empresárias?
SOCIEDADE EM NOME COLETIVO: tipo societário pouquíssimo utilizado, pois exige que os sócios sejam pessoas físicas, com responsabilidade solidária e ilimitada por todas as dívidas da empresa, podendo o credor executar os bens particulares dos sócios, mesmo sem ordem judicial. 
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES: também pouco utilizado, sendo formada a empresa por sócios comanditados (participam com capital e trabalho, tendo responsabilidade solidária e ilimitada) e comanditários (aplicam apenas capital, possuindo responsabilidade limitada ao capital empregado e não participando da gestão dos negócios da empresa)
SOCIEDADE ANÔNIMA: espécie mais utilizada que as anteriores, principalmente nos casos de grandes empresas, onde o capital encontra-se dividido em ações e cada acionista é responsável apenas pelo preço de emissão de suas próprias ações (responsabilidade limitada e não solidária).
SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES: também em processo de extinção, é regida pelas normas relativas às sociedade, salvo a restrição de que somente os acionistas podem ser diretores ou gerentes (sócios comanditados, nomeados no estatuto e destituídos por 2/3 do capital), respondendo ilimitadamente pelas obrigações da empresa, enquanto os sócios comanditários (demais acionistas não gerentes ou diretores)possuem responsabilidade limitada ao capital social.
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade limitada é aquela que realiza atividade empresarial, formada por dois ou mais sócios que contribuem com moeda ou bens avaliáveis em dinheiro para formação do capital social.
14) Informe dois exemplos de sociedade simples:
Uma sociedade constituída por profissionais do mesmo ramo como, por exemplo, a dos advogados, médicos ou engenheiros, configurando-se como sociedade simples cujo contrato social é inscrito
no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, salvo quando se tratar desociedade de advogados que se inscreve apenas na OAB.
15) O que seria a consulta comercial ou consulta prévia de local?
A consulta comercial tem como finalidade a aprovação, por parte da Prefeitura
Municipal, do local de funcionamento da empresa. Para tanto, verifica-se a conformidade, em termos legais, das atividades a serem desenvolvidas com a área (bairro, rua, avenida) onde a empresa será instalada.
16) Onde registrar o nome e a marca da empresa?
 Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples)
 Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI)
17) Como procede a solicitação do CNPJ?
Deve ser preenchido um formulário de CNPJ, via internet, disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), acompanhar o processo no site e quando o DBE (documento básico de entrada) for deferido, deverá ser impresso, assinado pelo administrador, que anexado a uma cópia do contrato social autenticado deverá ser entregue à Receita Federal, para obtenção do CNPJ.
18) Que segmento de negócios é interessada a inscrição estadual?
A Inscrição Estadual é obrigatória para empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Também estão incluídos os serviços de comunicação e energia.
19) Quais são os documentos necessários para o arquivamento do contrato social/declaração de empresa individual?
 Contrato Social ou Declaração de Empresa Individual - assinado em 1 via
 Cópia autenticada do RG e CPF dos sócios
 Requerimento Eletrônico em 1 via
 Cópia autenticada da OAB, quando necessário.
 Guias pagas através de GRP e DARF
 Pedido de Viabilidade deferido
 DBE – Documento básico de entrada
 Declaração de enquadramento como ME ou EPP (quando for o caso)
 DOCAD, quando for o caso
 Capa de Processo (adquirida na papelaria)
20) Quais são os documentos necessários para o requerimento do alvará de licença e registro municipal?
 Preenchimento do formulário próprio (Prefeitura);
 Consulta comercial aprovada (Busca Prévia)
 Cópia do CNPJ
 Cópia do Contrato Social
 Laudo do corpo de bombeiros, quando for o caso.
 Laudo da vigilância sanitária, quando for o caso.
 E outros documentos específicos pedidos na consulta comercial, quando necessário.
21) Quais são os documentos necessários para o requerimento do alvará de funcionamento da vigilância sanitária?
Cópia do contrato social
Cópia do CNPJ
Cópia do atestado de viabilidade, aprovado na consulta comercial e outros solicitados pelo órgão regulamentador de acordo com a atividade.
22) Esclareça a necessidade da matrícula no INSS?
Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, consideradas e equiparadas a empresas pela legislação previdenciária estão obrigadas à matrícula, que se caracteriza como ato de cadastramento para identificação do contribuinte junto ao INSS
23) Para que serve a certificação digital?
Para acessar informações da empresa no site da receita somente as optantes pelo simples podem fazê-lo via portal e-cac, as demais precisam do certificado digital. Utilizado por pessoas físicas e jurídicas em transações feitas pela Internet onde o Certificado Digital garante a autenticidade e identidade das partes envolvidas.
24) A quem a empresa solicita a autorização para a emissão da notas fiscais e cupons fiscais?
As empresas de prestação de serviços, contribuintes do Imposto Sobre Serviços – ISS, deverão se dirigir à Prefeitura local. No município do Rio de Janeiro acesse: www.notacarioca.rio.gov.br para as empresas de serviços e www.fazenda.rj.gov.br para empresas comerciais e industriais.
25) O que é nota fiscal de consumidor eletrônica?
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicilio a consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
26) O que é conectividade eletrônica?
A sua finalidade é a troca de arquivos e mensagens por meio da internet. O canal foi criado para ser utilizado por todas as empresas, ou equiparadas, que estão obrigadas a recolher o FGTS ou prestar informações à Previdência Social. Além de simplificar o processo de recolhimento do FGTS, reduz os custos operacionais, aumenta o conforto, a precisão, a segurança e o sigilo das transações relativas ao FGTS.
27) Para que serve o Livro de Reclamações do PROCON?
Tem por objetivo reforçar os procedimentos de defesa dos direitos dos consumidores, tornando obrigatória a existência e disponibilização do Livro de Reclamações em todos os estabelecimentos de fornecimento de bens ou prestação de serviços sujeitos ao Código de Defesa do Consumidor
28) O que é o REGIN?
O Regin (Registro mercantil integrado) é um sistema informatizado que integra a Junta Comercial com os órgãos públicos envolvidos no registro empresarial: Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeitura e demais órgãos
29) Descreva o passo a passo para legalizar uma empresa:
1º Passo: Consulta Prévia de Local
2 º Passo: Busca de Colidência de nome
3º Passo: Pedido de Viabilidade
4º Passo: DBE – Documento Básico de Entrada
5º Passo: Consultar pedido CNPJ – Impressão do DBE – Documento Básico de Entrada
6º Passo: Enquadramento de EPP ou ME
7º Passo: Inscrição Estadual
8º Passo: Requerimento Eletrônico
9º Passo: Registro na Junta Comercial
10º Passo: Alvará
Teresópolis, 05 de dezembro de 2016.
Disciplina: Práticas Informatizadas I
Professor: Fabrício Ramos Penedo
Aluna: SABRINA DE SOUZA MENDES 
Matricula:201504597095

Continue navegando