Buscar

Lista 3 de Exercício - Concreto -Laje - CAMILLA E THABATA

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio – Campus de Santa Catarina
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina – Estrutura de Concreto – CCE0176
Prof.ª Samantha Figueiredo Silveira
CAMILLA ESPEZIM
THABATA DAMASCENO
3ª Lista de Exercícios
Exercício: Conceitos de tipos de lajes.
1. Elabore um pequeno texto conceituando a laje, aborde a definição estrutural, os tipos de lajes, de quais materiais podem ser construídas, detalhe principalmente as lajes de concreto armado. (texto no mínimo de 15 linhas) 
As lajes é considerado uma das mais importantes questões na construção civil, existem inúmeros materiais e modos para sua execução. São estruturas horizontais planas, sendo cobertura, forro ou piso de uma edificação, apoiadas por vigas e pilares. Normalmente as lajes levam até 50% do consumo de concreto de um edifício comum.
As lajes estão divididas entre lajes moldadas no local e lajes pré-moldadas são elas:
LAJES MOLDADAS NO LOCAL:
São executadas direto no canteiro de obras, dispensam mão de obra especializada.
Laje maciça: Empregada em construções de pequeno a médio porte, sua espessura variam de 7 a 15cm, em sua execução o concreto é despejado sobre a armadura de aço, com superfície a partir da combinação de fôrmas.
Vantagens: Seu sistema a base de fôrmas, permite não só desenhos planificados, como formatos tridimensionais e fluídos.
Alta resistência a trincas e fissuras.
Desvantagens: Maior geração de resíduos, custo elevado. Maior número de materiais usados na estrutura, por possuir maior volume de concreto e maior peso.
Laje cogumelo: São lajes apoiadas diretamente sobre pilares, podem ser maciças, de concreto armado ou protendido, ou até incorporadas com material inerte, formando lajes nervuradas. Vantagens: Permite vencer grandes vãos e fácil execução.
Desvantagens: Está sujeito a cisalhamento dos pilares, mão de obra especializada, alto custo devido ao grande uso de concreto e aço.
Laje Nervurada: Sua estrutura é constituída de nervuras interligadas por uma capa ou mesa de compressão. Os espaços entre as nervuras podem ser colocados elementos inertes, como EPS, concreto celular, blocos de cerâmica ou ficar vazio.
Vantagens: Permite vencer grandes vão, menor consumo de materiais, menor peso da construção, não
precisa de mão de obra especializada.
Desvantagens: Maior espessura
LAJES PRÉ-FABRICADAS/ PRÉ MOLDADAS:
São produzidas através de processos industriais, de fácil montagem, geralmente tem baixo custo, porém podem ser mais propensos a trincas.
Laje com vigotas de concreto armado e lajotas cerâmicas: Geralmente usadas em pequenas residências, são mais adequadas para vencer pequenos vãos. Consiste na instalação de vigotas de concreto colocadas lado a lado, com as lajotas entre os espaços. As vigotas possuem a forma de um ‘’T’’ invertido, sua altura varia entre 8 a 0cm e a da laje corresponde a soma das alturas dos blocos com capeamento. Essa montagem é coberta por concreto.
Vantagens: Baixo custo, eficiente para pequenos vãos, não exige mão de obra especializada, pouco desperdício e economia de material e rapidez no processo construtivo.
Desvantagens: Material frágil, caso ocorram sobrecargas há grande possibilidade de fissuras, trincas e
Centro Universitário Estácio – Campus de Santa Catarina Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina – Estrutura de Concreto – CCE0176 Prof.ª Samantha Figueiredo Silveira
outros danos estruturais. Inadequado para vencer vãos maiores.
Laje treliçada: Sistema constituído por uma laje nervurada, unidirecional, onde as vigotas treliçadas são intercaladas com elementos inertes em conjunto a uma capa de concreto.Possuem grande capacidade de carga conseguindo vencer vãos entre 10 a 15m. Seu modelo estrutural é constituído por uma treliça espacial, hiperestática, com banzos paralelos e nós rígidos. Os elementos inertes podem ser blocos de cerâmica ou EPS.
Vantagens: Facil transporte, dispensa acabamentos, menor uso de madeira no escoramento, Resistência
superior aos outros modelos pré-fabricados;
Desvantagens: Alto custo.
Lajes alveolares: Compostas por painéis protendidos de grandes dimensões, permitem vencer grandes vãos, indicadas a projetos de grande porte.
Desvantagens: Alto peso, transporte realizado por guindaste.
2- 
2- 
 
A verificação da resistência da mesa á flexão, não é necessária , devido que Lo < 65cm. Como é necessário verificar a laje a esforço cortante e como Lo é menor que 65, pode ser feita com laje maciça. De modo geral as lajes nervuradas não precisam de armaduras transversal nas nervuras.

Continue navegando