Buscar

Gestão Estrategia Produtos e Serviços

Prévia do material em texto

Gestão Estratégia Produtos e Serviços
1ª QUESTÃO: 
“Os novos produtos podem ser categorizados considerando-se o quanto eles de fato são novos para o mundo ou para a empresa. Um conjunto comum de categorias é o seguinte: Produtos novos para o mundo ou produtos realmente novos; produtos novos para a empresa ou novas linhas de produtos; adições às linhas de produtos existentes; melhorias e alterações em produtos existentes; reposicionamentos; reduções de custo.” 
Crawford & Di Benedetto, 2016
Descreva sobre os níveis de produtos e apresente um exemplo concreto, para cada nível
1- Produtos novos para o mundo ou produtos realmente novos: Esses produtos são invenções que criam um mercado totalmente novo, Exemplo: iPad (tablet) da Apple serve para leitura, e-mails, internet, multimedia, música, vídeos, pacote Office etc, praticamente qualquer tarefa que um computador ou celular te permite será possível no iPad, com formato especial especialmente para uma melhor desempenho. 
2- Produtos novos para a empresa ou novas linhas de produtos: Produtos que introduzem a empresa em uma nova categoria para ela. Os produtos não são novos para o mercado, mais é para empresa, Exemplo: Peugeot nem sempre produziu carros, antes da Peugeot seguir na fabricação de automóveis, ela era do ramo em produtos alimentares, depois da comida passou para a produção de armações para vestidos, guarda-chuvas e bicicletas. Foi só em 1889 que produziu o seu primeiro automóvel.
3- Adições às linhas de produtos existentes: São marcas flanqueadoras, extensões de linha desenvolvidas para completar a linha de produtos oferecida aos mercados atuais da empresa, Exemplo: Unilever com a marca OMO lança uma extensão da linha.
OMO DUPLA AÇÃO  sabão em pó lava roupa OMO. 
OMO LÍQUIDO  produtos líquidos para lavar roupa.
OMO ULTRA primeiro detergente em pó concentrado do mercado brasileiro, produto já saiu de linha,.
OMO AMACIANTE linha de amaciantes para roupa. 
OMO PROGRESS com o Sistema Bleach de Ação, novo produto liberava microbolhas efervescentes que removiam rapidamente até manchas secas. 
OMO MULTIAÇÃO com Sistema Bioativo Max desenvolvido para remover até as manchas de gordura mais difíceis sem estragar o tecido. 
4- Melhorias e alterações em produtos existentes: Produtos já existentes são melhorados aperfeiçoados. Exemplo marca YPÊ da Química Amparo renovação da linha de lustra-móveis, nova fórmula que oferece, ainda mais, brilho e proteção, além da introdução da versão Campestre. Lava-louça YPÊ NEUTRO novas versões e fragrância totalmente transparente, logo depois econômico 1 gotinha basta na esponja. 
5- Reposicionamentos: Produtos que são direcionados para um novo uso, uma nova aplicação ou para novos usuários e novos mercados, Exemplo: Massinha de modelar, no inicio esta substância era usada para limpar o papel de parede em casas com chaminés, que acumulavam sujeiras nas paredes, com o papel de parede com vinil de fácil limpeza a produto de limpeza perdeu seu valor, parente dos fabricantes do produto que trabalhava como professor de jardim de infância deu o material para que as crianças modelassem as crianças ficaram encantadas, retiraram o elemento detergente foi eliminado da fórmula e foi acrescentada corante que virou massinha para modelar não tóxica e reutilizável a massinha virou febre nas escolas e jardins de infância surgindo à massinha de modelar Play-Doh
6- Reduções de custo: Novos produtos que substituem os existentes em uma linha, que oferece o mesmo desempenho ao cliente mais por um preço melhor, pode estar ligada ao um novo designer, Exemplo: Netbook pequenos, leves e baratos embora com uma configuração básica Asus Eee PC o produto ganhou força e passou a dominar a venda de computadores o nome faz referencia a sua principal função acessar internet tomando conta da boa parte do mercado notbook.
2ª QUESTÃO: VALOR = 10 Pontos 
“Inovação é o processo pelo qual as ideias são transformadas em produtos e serviços que ajudarão as empresas a crescer. Sem a inovação e os novos produtos e serviços resultantes dela, as empresas teriam apenas duas escolhas: continuar comercializando os produtos atuais para os mesmos clientes ou levar estes produtos para outros mercados com clientes similares”. 
Grewal & Levy, 2012
a) Explique o ciclo de vida de produtos e suas características em cada fase.
Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado, esta fase tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.
Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado, período de aceitação pelo mercado aumento nos lucros. Nesse estágio surgem os concorrentes, características: O consumidor começa a conhecer o produto experimenta-lo, aumento na produção e nas vendas.
Maturidade: O produto já tem um bom tempo de mercado, período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas, características a produção estagnada a sim como as vendas. 
Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, é quando as vendas e os lucros começam a cair, característica queda na produção do produção e queda nas vendas.
b) Dê um exemplo para cada fase
Introdução: Blockbuster rede de locadoras de filmes e games, com uma proposta de levar conforto ao cliente de locarem filme e games e levarem ao aconchego de seu lar, além da locação fitas VHS de vídeo oferecia produtos complementares como pipocas, doces etc. 
Crescimento: Com a demanda de clientes não quererem sair de casa para assistir filme eles foram se adaptando a algumas tecnologias como o DVD que substituiu a fita VHS e o Blu-Ray. Aumento na locação e venda de produtos complementares, aumento dos lucros, reconhecimento do mercado.
Maturidade: Porem com as inovações tecnológicas o cliente não querendo mais sair de casa para alugar filmes, procurando maior comodidade. A locação começa a estagnar como a venda de produtos complementares e lucros se estagnam.
Declínio: O mercado caminhou para o outro sentindo, conveniência de escolher o filme sem sair de casa, por um valor mais acessível, fizeram com que Blockbuster foi perdendo mercado para os serviços de streaming que dominaram o mercado e fizeram a empresa decretar sua falência.
3ª QUESTÃO: VALOR = 10 Pontos
“Os serviços estão em toda parte: em uma viagem para um destino turístico, uma consulta médica, um serviço de igreja, uma ida ao banco, uma reunião com uma empresa de seguros, uma refeição no restaurante favorito ou um dia de escola. Muitos países, em especial os industrializados, têm constatado que a maior parte do Produto Interno Bruto obtido por eles é gerada pelos setores de serviços”
Bateson & Hoffman, 2016
a)
O que são os serviços? Serviço, conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente, serviço é definido como sendo um bem não material.
b)
Apresente e descreva as características de serviços; Dê um exemplo para cada característica;
Intangibilidade: Não é palpável como um bem tangível sendoassim e intangível, o serviço é um produto que não tem como ser experimentado antes de ser adquirido. Ex: Salão de beleza, instalações, profissionais, equipamentos etc.
Inseparabilidade: Não é possível estabelecer uma separação entre a produção e o consumo dos serviços, os serviços são consumidos simultaneamente à sua produção, ao mesmo instante que é prestado. Ex: Aula prestada em uma escola, o aluno esta consumindo o produto de ensino ao mesmo que esta sendo prestado o serviço, esta relação entre quem presta o serviço e quem o recebe.
Variabilidade: Por depender de quem os realiza, onde e quando são realizados, os serviços apresentam grau de variabilidade diferente, sendo um desafio estabelecer um padrão que assegure a qualidade e características aos serviços prestados. Ex: Em um hospital dois pediatras podem estar realizando formas diferenciadas na prestação de serviço. 
 Perecibilidade: Os serviços também são perecíveis, deixam de existir num determinado período de tempo, o serviços, não podem ser estocados para uso posterior, se torna um desafio aos gestores medir a intensidade de uso a estrutura adequada para prestação dos serviços sem excesso ou escassez. Ex: As empresas de transporte coletivo tem o desafio de alinhar as demandas entre horário de pico para atender o maior fluxo na prestação de serviço entre outros horários de menor demanda na prestação de serviço.
c)
Apresente os critérios de avaliação da qualidade de serviços;
Confiabilidade: Avalia a capacidade do serviço prestado da empresa a realizar de maneira confiável, sendo de acordo com o prometido ao cliente. 
Garantia: Competência da sua organização em transmitir confiança e segurança para os clientes, se os profissionais da empresa são altamente especializados.
Tangíveis: Mede a qualidade dos recursos físicos necessários para a prestação do serviço, desde a infraestrutura, passando pelos equipamentos usados e a aparência dos funcionários, as ferramentas na prestação de serviço seus aspectos tangíveis.
Empatia: Mede  o atendimento ao cliente pode ser personalizado e individualizado de acordo com suas necessidades, uma boa equipe deve ser bem treinada e sensível a entender qual a melhor maneira atender seu cliente, pois isso irá impactar a percepção dele em relação ao serviço prestado.
Capacidade de resposta: Atendimento ao cliente avalia a rapidez que uma empresa consegue prestar seu serviço e qual a sua disposição em solucionar as dúvidas do cliente. Quanto tempo você demora a responder um cliente? Indicador que avalia capacidade de resposta ao cliente.
d)
Descreva sobre a importância do atendimento nos serviços.
A importância de bom atendimento nos serviços e a confiança que a empresa passa no mercado, ao cliente e aos seus fornecedores. A excelência no atendimento se faz importante para criar e também manter o cliente, fideliza-lo. Um cliente satisfeito além de gerar novas receitas traz consigo novos clientes e mais vendas. Atendimento aos serviços influencia diretamente na forma como o público se relaciona com a marca, prestar atenção, escutar e responder são partes importantíssimas para resolver e antecipar problemas.
4ª QUESTÃO: VALOR = 05 Pontos 
Um dos ativos mais valiosos de uma empresa é sua marca, e compete ao Marketing gerenciar adequadamente seu valor. Desenvolver uma marca forte é tanto uma arte como uma ciência. Requer planejamento cuidadoso e profundo comprometimento de longo prazo, além de um Marketing planejado e executado com criatividade. Marcas fortes geram intensa fidelidade do consumidor – e sua essência é um excelente produto”
 Kotler & Keller, 2012
a) O que é a diferenciação de marca?
Diferenciação de marca  são qualidades ou benefícios que os consumidores associam com uma marca, consideram algo positivo que não podem ser comparados aos das marcas concorrentes, e um ponto diferencial que a marca tem em relação às outras que a da o titulo de melhor.
b) O que é o posicionamento de marca?
Posicionamento de marca é posição que uma marca ocupa na cabeça de seus consumidores, marca bem posicionada no mercado é aquela que tem suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do público. O posicionamento de marca é como você quer ser lembrado e reconhecido pelos seus clientes.
c) Explique a importância de um bom gerenciamento de marca
O bom gerenciamento da marca desenvolve o DNA da marca e de seus produtos, posicionando no mercado como únicos e especiais para seu consumidor. 
O consumidor em sua mente associa a marca a uma experiência única, ou estilo de vida que buscam para elas. O consumidor deixa de comprar produtos pela simples necessidade e passa a ter a associação de sentimentos entre consumidor e marca. A escolha de compra uma marca de tênis deixa de ser a necessidade de ter um calçado de qualidade e sim uma sensação de um estilo de vida esportivo e competitivo.
5ª QUESTÃO: VALOR = 05 Pontos
“O processo de desenvolvimento de novos produtos começa com a geração de ideias e culmina com o lançamento de um novo produto e na avaliação de seu sucesso” 
(GREWAL e LEVY, 2012).
Apresente e descreva sobre 7 (sete) atribuições comuns do gerente de produtos. (O que os gerentes de produtos devem fazer?)
1- Definir muito bem a visão de futuro do produto, na grande maioria das vezes representada por um Roadmap ( Um mapa, ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução).
2- Observa o que será impactante para o negócio, não importando o contexto conseguindo priorizar as modificações mais importantes para o produto independente das condições do ambiente.
3- Em constante aprendizado e buscando aprimorar os seus conhecimentos no produto e no negocio em que está envolvido, estando em constantemente em contato com o cliente.
4- Buscar extrair o melhor de sua equipe inspirando os profissionais de sua área e não apenas vender ideias.
5- Treinar todo o time com o qual trabalha para que eles também tenham um pensamento inovador de produto, capacitando essa equipe para que eles consigam encontrar e criar as melhores soluções para os problemas priorizados. 
6- Articulações ao colocar uma funcionalidade em produção sobre o produto, ou seja, preocupar com a evolução, posicionamento, experiência e sucesso na satisfação dos clientes para que eles possam adotar a funcionalidade do produto a qual será desenvolvida da melhor forma possível e ficarem retidos nela por muito tempo.
7- Estar constantemente preocupado com o mercado, não se acomodar com a situação do produto com o cliente e no mercado e sim saber que tudo sempre pode melhorar. Atento as mudanças de cenário interno e externo.

Continue navegando