Buscar

PROVA DOS PRINCIPIOS, DELITO, DA EXECUÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL ESPECIAL

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(IBADE – 2017) A prática de fato previsto como crime doloso constitui falta grave e, quando ocasione subversão da ordem ou disciplina internas, sujeita o preso provisório, ou condenado, sem prejuízo da sanção penal, ao regime disciplinar diferenciado, com a seguinte característica, nos moldes da Lei de Execução Penal:
Escolha uma:
a. duração máxima de trezentos e sessenta dias sem prejuízo de repetição da sanção por nova falta grave de mesma espécie, até o limite da metade da pena aplicada.
b. recolhimento em cela com. no máximo. 3 detentos.
c. o preso terá direito à saída da cela por 2 horas diárias para banho de sol. 
d. duração máxima de trezentos e sessenta dias sem prejuízo de repetição da sanção por nova falta grave de mesma espécie, até o limite de um terço da pena aplicada.
e. visitas semanais de duas pessoas, sem contar as crianças, com duração de uma hora.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(CESPE -2016) De acordo com a LEP, se determinado preso provisório cometer crime doloso após o encarceramento, ele estará sujeito ao regime disciplinar diferenciado, sem prejuízo da sanção penal
Escolha uma:
a. que poderá limitar o número de pessoas e a duração das visitas semanais. 
b. mediante decisão da autoridade administrativa competente, independentemente da manifestação do juiz competente.
c. depois de transitar em julgado eventual decisão condenatória do crime que motivou a sua prisão, pois, como preso provisório, ele não pode ser sujeito ao referido regime.
d. caso o novo ato cometido, previsto como crime doloso, seja punível com reclusão.
e. por decisão da autoridade administrativa competente, precedida da manifestação do MP e da defesa.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo definição de Günter Jakobs e Manuel Cancio Meliá sobre o direito penal do inimigo, “quem não presta uma segurança cognitiva suficiente de um comportamento pessoal, não só não pode esperar ser tratado ainda como pessoa, mas o Estado não deve tratá-lo, como pessoa, já que do contrário vulneraria o direito à segurança das demais pessoas” […] “Como já se tem indicado, Kant exige a separação deles, cujo significado é de que deve haver proteção frente aos inimigos”. (in: Direito Penal do Inimigo: Noções e críticas. Organização e tradução de André Luis Callegari e Nereu José Giacomolli. Porto Alegre: livraria do advogado, 2005). A partir da noção apresentada, de direito penal do inimigo, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O direito penal do inimigo é a regra no Estado Social e Democrático.
b. Para a defesa social é possível restringir-se a dignidade de alguns indivíduos que não possuem o status de pessoa humana.
c. O direito penal do inimigo não ofende o paradigma do Estado Democrático de Direito.
d. A instituição do regime disciplinar diferenciado foi baseada no direito penal do inimigo, perfeitamente admissível no Brasil, já que não ofende a dignidade da pessoa humana.
e. A noção de inimigo dada por Jakobs e Cancio Meliá não pode servir de fundamento para a edição de lei penal que viole o princípio da dignidade da pessoa humana, já que o Brasil o previu no artigo 1º da Constituição da República de 1988. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(CESPE - 2016) De acordo com a LEP, se um preso for comunicado sobre o falecimento de uma irmã dele
Escolha uma:
a. o diretor do estabelecimento deverá comunicar o falecimento ao juiz da execução, que poderá conceder a permissão de saída para o preso, ficando este sujeito à monitoração eletrônica caso esteja cumprindo pena em regime semiaberto ou aberto.
b. o diretor do estabelecimento prisional poderá conceder a permissão de saída ao preso, independentemente de ele ser preso provisório ou de estar cumprindo pena em regime fechado. 
c. o juiz da execução poderá autorizar a saída temporária do preso para comparecimento ao enterro, desde que ele apresente bom comportamento no estabelecimento prisional.
d. ele não terá direito à saída do estabelecimento prisional, devido ao fato de não haver previsão de concessão desse benefício em caso de falecimento de irmão.
e. o diretor do estabelecimento poderá autorizar a saída temporária do preso, que, mediante escolta, poderá permanecer fora do estabelecimento prisional pelo tempo que for necessário para cumprir a finalidade da saída.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
TJ/MS – 2010.
Podem ser consideradas causas supralegais de exclusão do crime
Escolha uma:
a. o consentimento do ofendido, nos casos em que não integrar a descrição típica, e a inexigibilidade de conduta diversa. 
b. a insignificância e o erro sobre a ilicitude do fato, ambas afastando a culpabilidade.
c. o exercício regular de direito e a inimputabilidade, afastando a ilicitude e a culpabilidade, respectivamente.
d. as descriminantes putativas e a coação física irresistível.
e. a adequação social e a coação moral irresistível, ambas afastando a tipicidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(CESPE – TJ-DFT - 2016) Em relação ao procedimento nos crimes decorrentes de organização criminosa, nos termos da Lei n.º 12.850/2013, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Se estiver preso o réu, a instrução criminal deverá ser encerrada em prazo razoável, que não exceda a noventa dias, prorrogáveis por igual período, por decisão fundamentada em razão da complexidade da causa ou de fato procrastinatório atribuível ao réu.
b. O juiz poderá decretar o sigilo da investigação para a garantia da celeridade e da eficácia das diligências investigatórias, desde que assegure ao defensor amplo acesso a todos os elementos de prova até então colhidas, ressalvadas aquelas relativas às diligências em andamento. 
c. A instrução criminal deverá ser encerrada em prazo não superior a noventa dias, quando o réu estiver preso, prorrogáveis por mais trinta dias, por decisão fundamentada e devidamente motivada pela complexidade da causa ou por fato procrastinatório atribuível ao réu.
d. Os crimes previstos nesta lei têm procedimento próprio, que deve ser aplicado com base no princípio da especialidade.
e. O juiz poderá decretar o sigilo da investigação para a garantia da celeridade e da eficácia das diligências investigatórias, desde que assegure ao defensor amplo acesso aos elementos de prova e às diligências em andamento.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(FGV – MPE-RJ - 2016) O Delegado de Polícia, no ano de 2015, toma conhecimento da existência de organização criminosa que atua na área da circunscrição de sua Delegacia, razão pela qual instaura inquérito policial para apurar a prática de delitos considerados de grande gravidade. No curso das investigações, determinado indiciado procura o Ministério Público, acompanhado de seu advogado, manifestando interesse em realizar um acordo de colaboração premiada, de modo a auxiliar na identificação dos demais coautores. Para tanto, solicita esclarecimentos sobre os requisitos, pressupostos e consequências dessa colaboração.
No caso, o Promotor de Justiça deverá esclarecer, de acordo com as previsões da Lei nº 12.850/13, que:
Escolha uma:
a. considerada meio de prova, poderá uma sentença condenatória ser proferida com fundamento, apenas, nas declarações do agente colaborador;
b. após o acordo de colaboração, nos depoimentos que prestar, o colaborar renunciará, na presença de seu defensor, ao direito ao silêncio e estará sujeito ao compromisso legal de dizer a verdade. 
c. de modo a garantir o contraditório, as negociações para formalização do acordo de colaboração contarão com a participação do magistrado, do Ministério Público e do acusado com seu defensor, podendo,ainda, haver contribuição do delegado de polícia;
d. a colaboração premiada somente pode ser realizada até a publicação da sentença, de modo que qualquer auxílio após poderá apenas ser considerado como atenuante inominada;
e. em observância ao princípio da obrigatoriedade, a Lei nº 12.850/13 não admite que o Ministério Público requeira ao magistrado a concessão de perdão judicial ao colaborador, apesar de ser possível o requerimento pelo reconhecimento de causa de diminuição de pena;
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(VUNESP – TJ-RJ - 2016) A respeito da infiltração de agentes de polícia em tarefas de investigação, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. é admitida para todas as infrações penais, inclusive as de menor potencial ofensivo.
b. pode ser determinada diretamente pela autoridade policial, em decisão fundamentada, contendo todas as circunstâncias e limites da atuação.
c. não possui prazo determinado de duração, podendo ser sustada, a qualquer tempo, havendo indícios seguros de risco iminente ao agente infiltrado.
d. os agentes de polícia que participam da infiltração têm direito à alteração da identidade, bem como a usufruir das medidas de proteção à testemunha. 
e. pode ser determinada de ofício pela autoridade judicial, cabendo à autoridade policial designar os agentes que atuarão na tarefa.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa CORRETA.
O erro de proibição escusável, como excludente da potencial consciência da ilicitude, leva à absolvição por exclusão da:
Escolha uma:
a. Culpabilidade 
b. Ação
c. Punibilidade
d. Tipicidade
e. Imputabilidade
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A maioridade penal ocorre com:
Escolha uma:
a. 21 anos.
b. 65 anos.
c. 14 anos.
d. 16 anos.
e. 18 anos. 
Feedback
Sua resposta está correta.

Continue navegando