Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA FSHB

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO PROJEÇÃO DE BRASÍLIA - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL -FSHB
Nome: Tainá Pereira dos Santos Sousa Matrícula: 201811679 Curso: Direito
No período entre 1939 a 1945, houve um conflito militar global, chamado de Segunda Guerra Mundial, tal fato envolveu as maiores nações do mundo, tendo como principal causa o expansionismo da Alemanha nazista. Entre as nações envolvidas, destaca-se a participação brasileira, uma vez que esta participou como aliada dos países, Estados Unidos da América, União Soviética e Inglaterra, contra a Alemanha, o Japão e a Itália.
O Brasil na época da união com os citados países, era governado pelo presidente Getúlio Vargas que juntamente com o presidente norte-americano, Franklin D. Roosevelt criaram a Força Expedicionária Brasileira, composta por militares que atuariam na Segunda Guerra Mundial, cerca de 25 mil brasileiros foram enviados à Itália para o combate. Além disso, o Brasil também forneceu matérias-primas para os países aliados, bem como cedeu bases militares navais e aéreas, que eram usados para abastecimento dos aviões americanos.
Apesar disso, o país acabou tendo sua participação esquecida aos longos dos anos, muitos países nem a retratam como relevante, ainda mais após o término da guerra e início da Guerra Fria, a qual fez com os Estados Unidos se tornassem uma grande potência mundial. Devido a isso, o Brasil sentiu-se explorado e excluído.
Diante do referido contexto, percebe-se que mesmo a contribuição dada aos países aliados, tal participação fora de grande relevância para a população brasileira, tendo em vista que esta conseguiu resgatar a ideia de nacionalismo vendo o esforço das tropas brasileiras em derrotar os inimigos em colaboração com potências mundiais. Com isso, houveram transformações políticas, econômicas e militares no país, entre essas pode-se afirmar que o Brasil se tornou o país mais rico da América do Sul.
Contudo, entende-se que a presença brasileira na Segunda Guerra Mundial, apesar de ter sido por muitos esquecida, teve seu destaque e relevância, visto que em combate ajudou os países aliados a obterem a vitória, e como recompensa a população brasileira teve sua economia aumentada devido aos empréstimos fornecidos pelos Estados Unidos em troca de tropas e bases militares. Acabou tendo seu reconhecimento, sendo considerado um país rico na américa onde se encontra e a tecnologia avançada, com o investimento nas bases militares pelos americanos, ademais a população teve sua autoestima levantada, tendo em vista que foi restaurada a ideia de orgulho pátrio.

Continue navegando