Buscar

Administração Financeira conceito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é Administração financeira e como sua empresa pode ficar rica com ela?
Saber o que é administração financeira é saber como transformar a sua empresa em um negócio
rentável e duradouro!
 Começamos este artigo com essa frase para que seja possível entender o quão necessário é o conhecimento desta prática e, embora seja cheia de detalhes, saber o que é administração financeira e como usá-la a seu favor pode ser o grande diferencial entre o seu negócio e a sua concorrência.
Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre o conceito de administração financeira, seus objetivos, suas práticas e como, efetivamente, ela pode ajudar a sua empresa a ficar rica.
Conceito de administração financeira
Partindo do conceito básico, administração financeira é um conjunto de ações tomadas no negócio que vão desde o planejamento, até o controle e a análise de todas as atividades financeiras que englobam os processos de uma empresa.
Em geral, as áreas de atuação da administração financeira de uma empresa podem ser divididas em finanças corporativas, investimentos, instituições financeiras e finanças internacionais. Onde, em comum, pode-se citar que essas áreas visam a viabilização do crescimento, desenvolvimento e estabilização do negócio
 Objetivo da administração financeira
Quanto ao objetivo da administração financeira, conforme dito acima, podemos citar que se trata de consolidar o negócio cada vez mais e oferecer possibilidades de ampliações e bons rendimentos. Uma administração financeira eficiente possibilita ao empresário ver um pouco mais adiante e planejar o futuro dos negócios.
Em outras palavras, quando a administração financeira de uma empresa é aplicada, ela passa a controlar os gastos e os investimentos do capital para que assim, sejam conquistados mais recursos que vão financiar equipamentos mais modernos, mão de obra mais qualificada, matéria prima de melhor qualidade, melhoria do serviço prestado, além de possibilitar ampliações (através de novas filiais por exemplo) e maior retorno financeiro.
Administração financeira de uma empresa na prática
Quando falamos na parte prática da administração financeira de uma empresa, falamos em análises, otimizações, agilidade e, principalmente, controle.
Para ficar mais claro, veja a seguir algumas das tarefas envoltas na administração financeira de uma empresa:
Análise financeira: análise dos resultados financeiros da empresa;
Planejamento financeiro: planejamento visando crescimento e melhorias, tanto do processo, quanto do fluxo de caixa;
Utilização de recursos: negociação que gira em torno da captação de novos recursos e da maneiro como estes serão aplicados;
Crédito: análise do tipo de crédito que será oferecido aos clientes;
Cobrança: cobrança do crédito oferecido aos clientes;
Caixa: manter o fluxo de caixa saudável, evitando que o saldo do caixa fique negativo;
Contas a pagar e receber: controle de todas as contas a receber, provenientes das vendas realizadas, tanto à vista quanto a prazo. Assim como das contas a pagar, que se referem à fornecedores, impostos (Federais, Municipais e Estaduais), despesas de consumo (água, luz, etc) e com pessoal (salários, FGTS, INSS e etc) e manutenção equipamentos.
Basicamente, a administração financeira, através do seu rígido controle, oferece à gestores e empresários a possibilidade de ver, de forma clara, a situação da sua empresa para que assim, possam tomar suas decisões utilizando-se de dados atualizados, praticamente em tempo real, e acessíveis a qualquer instante.
Como a Administração financeira pode ajudar sua empresa a ficar rica
Muito bem, uma vez que o processo administrativo financeiro caminhe como deve, com todos os dados atualizados, conferidos e corretos, é chegada a hora dela oferecer à empresa a possibilidade de enriquecimento.
Falamos isso porque as informações provenientes de uma fonte que gere não confiança, faz com que as decisões demorem a ser tomadas, perdendo, inclusive, oportunidades sazonais.
Outra questão diretamente ligada a esse ponto diz respeito à produtividade. Cada vez que um processo precisa ser repetido, seja por erros cometidos, seja por falta de um processo automatizado, perde-se tempo e dinheiro. E esse é um dos objetivos chave da Administração Financeira de uma empresa, diminuir arestas que possam, de alguma forma, afetar o crescimento do negócio.
Veja, com um processo automatizado e com informações atualizadas em alta velocidade e um controle seguro das operações, os gestores podem concentrar suas atenções em pontos que ofereçam exatamente esse crescimento citado.
Em muitos casos, parte deste controle é realizado através de planilhas do Excel ou Google Drive, enquanto em outros casos, softwares de CRM e ERP são os mais indicados. De qualquer forma, o processo precisa ser claro, integrado, rápido e de fácil e rápido acesso.
Agora, veja a seguir alguns dos benefícios que a administração financeira oferece e que colaboram, consideravelmente, na busca pelo crescimento financeiro do negócio:
A possibilidade de uma gestão proativa, podendo se antecipar a crises, oportunidades, podendo trabalhar na melhora de seus processos ou de qualquer outro ponto que possa melhorar de alguma forma os resultados da empresa;
Realizar investimentos mais assertivos e rentáveis, levando em conta que aplicações mais longas, por exemplo, rendem mais. Ou ainda, investir em equipamentos mais modernos ou mão de obra mais qualificada;
Manter uma relação transparente com investidores através do controle financeiro atualizado do negócio, possibilitando, inclusive, mostrar a eles o potencial de crescimento do negócio;
Oferecer, através do controle financeiro, garantias para empréstimos e financiamentos;
Evitar que a empresa atue no seu limite financeiro, oferecendo melhores possibilidades de negociações com pagamentos à vista ou menores taxas de juros;
Acesso a todo tipo de informação necessárias para a tomada de decisões em tempo real;
Possibilidade de contar com capital de giro;
Possibilidade de planejamento de benefícios oferecidos aos funcionários a curto e médio prazo, tais como aumento de salários e comissões, bonificações, confraternizações e assim por diante;
Possibilidade de crescimento do negócio através da abertura de filiais ou da ampliação da gama de produtos ou serviços oferecidos;
Possibilidade de realizar um planejamento tributário mais eficiente.
Em resumo, o administrador precisa de uma visão geral para que as melhores decisões sejam tomadas, portanto, o conhecimento dos números da empresa como um todo é fundamental.
Considerações finais
É preciso ficar muito claro que para administrar um negócio é preciso saber decidir e a função da Administração Financeira é justamente oferecer as ferramentas para que isso seja possível. O nível de requerido de responsabilidade e agilidade do tomador de decisões está tão grande, já que um equívoco pode gerar inúmeros custos indesejados, que a informação passou a ser a maior arma dos empresários brasileiros.
Por isso, para que uma empresa enriqueça e se estabeleça em seu mercado através de produtos melhores, diminuição de custos, melhores investimentos e parcerias, a informação, otimização de tempo e conhecimento, se fazem fundamentais.

Outros materiais