Buscar

mercado de capitais ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Cledemir Theis Pinto (1919064)
	
	Disciplina:
	Mercado de Capitais (CON51)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637311) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19879148
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As sociedades corretoras são instituições que efetuam, com exclusividade, a intermediação financeira nos pregões das bolsas de valores. Sua constituição depende de autorização do Banco Central do Brasil (BACEN) e o exercício de sua atividade depende de autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Sobre suas principais atuações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Efetuar lançamentos públicos de ações.
(    ) Administrar carteiras e custodiar valores mobiliários.
(    ) Instituir, organizar e administrar fundos de investimentos.
(    ) Operar no mercado aberto e intermediar operações de câmbio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	Uma determinada organização necessita captar recursos financeiros para investimentos na sua produção, tais como infraestrutura, máquinas, equipamentos, dentre outros, mas não consegue fazê-lo de forma eficiente. Isso fará com que a organização desista de realizar os investimentos de que tanto necessita, acarretando, portanto, a incapacidade da organização de gerar emprego e renda. Com uma atuação eficiente por parte do sistema financeiro e das instituições financeiras, tal problema pode ser, se não eliminado, ao menos reduzido. Sobre os elementos representados por estes agentes econômicos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Superavitários.
(    ) Deficitários.
(    ) Acionário.
(    ) Intermediário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Por meio do mercado financeiro as instituições públicas e privadas têm a possibilidade de captar recursos financeiros para a realização de seus projetos de investimento. Desta forma, o sistema financeiro é segmentado de acordo com a finalidade de cada mercado. Sobre os mercados que compõem o sistema financeiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Mercado de câmbio diz respeito à compra e venda de mercadorias importadas e nacionais.
	 b)
	O Mercado monetário é determinado no interior dos bancos comerciais.
	 c)
	O Mercado de crédito propicia o fluxo de dinheiro do Banco Central para as empresas.
	 d)
	O Mercado de capitais favorece as operações com títulos e valores mobiliários.
	4.
	O surgimento do mercado de capitais ocorreu devido à incapacidade do mercado de crédito em atender às necessidades da atividade produtiva no sentido de garantir um fluxo de recursos nas condições adequadas em termos de volumes financeiros, prazos, custos, dentre outras exigibilidades. O seu surgimento foi fundamentado em dois princípios. Sobre esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Contribuir para o desenvolvimento econômico, atuando como o propulsor de capitais para os investimentos, estimulando a formação da poupança privada.
(    ) Permitir e orientar a estruturação de uma sociedade pluralista, baseada na economia de mercado, permitindo a participação coletiva de forma ampla na riqueza e nos resultados da economia.
(    ) As taxas, impostos ou qualquer outra restrição para os investimentos não existem. 
(    ) Os investidores, que têm a mesma percepção com relação ao desempenho dos ativos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	Conforme a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as decisões dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo), embora sendo agentes autônomos, estão interligadas e impactam uns aos outros. Neste contexto, temos de um lado as famílias que oferecem os insumos necessários para a produção das empresas em troca dos rendimentos. Sobre o governo, analise as sentenças a seguir:
I- O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e devolve para a sociedade em forma de projetos sociais ou serviços básicos não ofertados pelas empresas.
II- O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e devolve para as empresas em forma de projetos sociais ou serviços básicos não ofertados pelas empresas.
III- O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e fica com ele para compor sua receita.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	6.
	Os investimentos de renda fixa são caracterizados pelo fato de terem seu rendimento (juros) discriminado anteriormente, podendo ter seu rendimento atrelado inteiramente de forma prefixada ou vinculado à correção monetária (pós-fixada), ou às variações das taxas de juros nominais. Aplicadores, após um período definido pelo título, terão um ganho financeiro acrescido de juros. Não somente o governo emite títulos, os bancos também dispõem desta ferramenta chamada de títulos privados, nos quais, no vencimento, o investidor recebe o valor acrescido de juros. Qual a denominação destes títulos?
	 a)
	Repasse de Recursos.
	 b)
	Depósitos Interbancários.
	 c)
	Certificados de Depósitos Bancários.
	 d)
	Crédito Direto ao Consumidor.
	7.
	Os agentes superavitários emprestam seus recursos diretamente aos agentes deficitários. As operações ocorrem sempre com a intermediação de uma instituição financeira. No entanto, nesse mercado, essas instituições atuam principalmente como prestadoras de serviços, estruturando as operações, assessorando na formação de preços, oferecendo liquidez. A que tipo de mercado o enunciado se refere?
	 a)
	Mercado monetário.
	 b)
	Mercado financeiro.
	 c)
	Mercado de capitais.
	 d)
	Mercado de crédito.
	8.
	Para a abertura de capital, a empresa precisa entrar com o pedido de registro de Companhia Aberta na CVM, que é o órgão regulador e fiscalizador do mercado de capitais brasileiro. Junto a esse pedido, solicita uma autorização para realizar venda de ações ao público, conhecida como distribuição pública de ações. Essa primeira colocação pública de ações da Companhia é chamada de Oferta Pública Inicial ou IPO (sigla em inglês para Initial Public Offering). Sobre as vantagens para a empresa abrir o seu capital, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para obter liquidez patrimonial: a abertura de capital permite ao executivo diversificar seus investimentos e patrimônio, além de possibilitar a saída de investidores, como fundos de private equity/ venture capital.
(    ) Para obter moeda de troca e referencial: a abertura de capital possibilita à empresa adquirir ativos sem utilizar recursos do caixa, ou seja, uma aquisição pode ser paga com ações da própria companhia, processo mais rápido e ágil.
(    ) Para melhoria do relacionamento com stakeholders: com a abertura de capital, ocorre o fortalecimento da relação com funcionários, clientes, fornecedores, instituições financeiras, concorrentes, entre outros.
(    ) Para aumentar as vantagens competitivas da sua empresa: uma companhia aberta tende a ter um diferencial competitivo com relação aos seus concorrentes ainda fechados. Quando recorre ao endividamento bancário, por exemplo, seu custo financeiro é normalmente inferior ao de uma companhia fechada. Ao negociar com um fornecedor ou cliente, também pode ter preferência pelo fato de ser aberta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	Conforme a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as decisões dosagentes econômicos (famílias, empresas e governo), embora sendo agentes autônomos, estão interligadas e impactam uns aos outros (CVM, 2014). Neste contexto, temos de um lado as famílias que oferecem os insumos necessários para a produção das empresas em troca dos rendimentos. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao governo:
	 a)
	O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e devolve para as empresas em forma de projetos sociais ou serviços básicos não ofertados pelas empresas.
	 b)
	O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e fica com ele para compor sua receita.
	 c)
	O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e coloca conta especial chamada de balança.
	 d)
	O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e devolve para a sociedade em forma de projetos sociais ou serviços básicos não ofertados pelas empresas.
	10.
	As decisões dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo), embora sendo agentes autônomos, estão interligadas e impactam uns aos outros. Com relação aos agentes econômicos que consomem mais que sua renda e precisam recorrer à poupança de terceiros, analise as opções a seguir:
I- Agentes superavitários.
II- Agentes deficitários.
III- Agentes escassos.
IV-Agentes financeiros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.

Continue navegando