Buscar

Educação e Política: História e Conceitos

Prévia do material em texto

1.
	Roma foi um dos principais impérios da história mundial, com instituições sólidas e infraestrutura de grande qualidade, a ponto de se afirmar uma máxima sobre as estradas romanas: "todos os caminhos levam a Roma". Sobre a educação romana, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As Escolas de Retórica, característica da educação grega, foram umas das únicas características educacionais rejeitadas pela educação romana.
	 b)
	O segundo momento ocorreu uma síntese na educação romana, entre a latina e a grega, é concebido, portanto, como a educação greco-romana.
	 c)
	O primeiro momento da educação romana é dito como educação latina, por estar isento de influências gregas.
	 d)
	Os cidadãos romanos acreditavam que a educação era importante para a formação das crianças, das mulheres e dos escravos, sendo um sistema totalmente inclusivo.
	2.
	Por antiguidade oriental, muitos historiadores compreendem um tempo e um espaço geográfico ocupado por civilizações, como os egípcios, persas, fenícios e mesopotâmicos. Sobre a educação na antiguidade oriental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A influência hebraica para a civilização ocidental é incomensurável, por ser ela a base para as religiões monoteístas judaica, cristã e islâmica.
(    ) Os mesopotâmicos desenvolveram um tipo de escrita denominada escrita cuneiforme.
(    ) A palavra mesopotâmia quer dizer "terra entre rios".
(    ) O faraó era a principal autoridade política mesopotâmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	A obra "O Capital", escrita por Karl Marx, que se tornou um clássico da filosofia e da economia, apresenta conceitos acerca do materialismo histórico, relação de classes, exploração e alienação, transformações sociais, entre outros. Sobre a concepção de ética, apresentada por Marx, analise as sentenças a seguir:
I- A sociedade que estiver baseada na divisão do trabalho jamais alcançará valores como a liberdade e a igualdade.
II- Uma sociedade só consegue ser verdadeiramente fraterna quando não há a exploração de uma classe sobre a outra.
III- Os valores sobre o certo e o errado devem ser definidos a partir das convicções pessoais de cada indivíduo.
IV- Nessa concepção, a ética é inteiramente subordinada à razão, ou seja, o homem é apenas um sujeito do seu processo cognitivo.
V- Segundo Marx, a moral verdadeira só será alcançada por uma sociedade em que não haja Estado e nem propriedade privada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	4.
	As mudanças educacionais também alteraram as características políticas brasileiras. Durante a década de 1920 ocorreram vários movimentos e revoltas, como o Movimento dos 18 do Forte e a revolta Coluna Prestes. Isto tudo levou à Revolução de 1930 e como consequência muitas mudanças na educação brasileira. Sobre a educação brasileira nos anos de 1920 e após os anos de 1930, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ocorreu a realização de diversas reformas de abrangência estadual, como a de Lourenço Filho, no Ceará, em 1923; a de Anísio Teixeira, na Bahia, em 1925; e a de Francisco Campos e Mario Casassanta, em Minas, em 1927.
(    ) Em 1932, um manifesto denominado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, escrito durante o governo de Getúlio Vargas, por diferentes segmentos da elite intelectual, todos com os mesmos posicionamentos vislumbravam interferir na educação do país.
(    ) Com o apoio substancial e total  da Igreja, detentora de expressiva parcela de escolas da rede privada na sociedade, o manifesto conseguiu orientar (até os dias de hoje) algumas mudanças na concepção pedagógica e na forma de olhar para o ensino.
(    ) Em 1930, havia sido criado o Ministério da Educação e Saúde. Da junção de diversas instituições foram fundadas algumas universidades, sendo que as primeiras a serem instituídas foram a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo (USP).
(    ) Na Constituição de 1937, avançou-se no sentido de que se incluiu o ensino profissionalizante e de que os grupos industriais e os sindicatos deveriam criar escolas de aprendizagem e aperfeiçoamento em áreas especializadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V - F.
	5.
	Uma das principais formas de manifestação política no mundo ocidental foram os chamados "manifestos". Em geral, estes documentos são expressões políticas em torno de uma causa que visa gerar o bem-estar comum da sociedade. Qual o principal manifesto favorável à educação brasileira?
	 a)
	Manifesto dos Coronéis, de 1954.
	 b)
	Manifesto dos Pioneiros da Nova Educação, de 1932.
	 c)
	Manifesto dos Intelectuais, de 1966.
	 d)
	Manifesto dos Partidos Políticos em prol da Educação, de 1944.
	6.
	O Brasil, assim como os demais países da América Latina, teve, ao longo de sua história, diversos militares como presidentes da República, tanto em ditaduras, como eleitos democraticamente. Portanto, conhecer um pouco sobre as instituições educacionais militares é importante para o futuro profissional da educação. Sobre os órgãos e as instituições de ensino no Brasil no contexto do ensino militar, analise as sentenças a seguir:
I- A Escola Naval é a mais antiga instituição do Ensino Superior brasileiro. Oferta um curso de nível superior, com a função de formar os futuros oficiais da Marinha de Guerra.
II- A Marinha possui uma escola para a formação dos futuros almirantes, a Escola de Guerra Naval, instituição centenária sediada no Rio de Janeiro e o Colégio Naval, que é uma escola de segundo grau, que prepara jovens para a Escola Naval.
III- Com relação aos civis, a Marinha possui o afamado Instituto Militar de Engenharia, uma das principais escolas de engenharia do país. A Escola Preparatória de Cadetes da Marinha, sediada em Campinas, serve como porta de entrada para o oficialato.
IV- A Aeronáutica é a mais antiga das três forças armadas. Foi fundado o Ministério da Aeronáutica no século XVI. A força aérea tem como principal escola de formação a Academia da Força Aérea.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	7.
	Os tempos modernos e, agora, os tempos contemporâneos são marcados por um estado de fusão líquida da sociedade humana, e a transformação se deu do estado sólido para o líquido. A metáfora "líquido mundo moderno" evidencia um dos principais conceitos propostos pelo pensador Zygmunt Bauman. Sobre o Amor Líquido, termo também cunhado pelo autor e aplicado aos relacionamentos humanos, e que foi título de uma de suas obras, analise as sentenças a seguir:
I- O autor pontua que o cidadão da líquida sociedade moderna constitui um homem sem vínculos e inserido em um quadro e esboço imperfeito e fragmentado.
II- O sentido de que amar se tornou como um passeio no shopping center, tal como outros bens de consumo. Nesse contexto, a vida deve ser consumida instantânea e despreocupadamente.
III- O sentimento do imediatismo e rapidez oferece consequências e custos à líquida, consumista e individualizada sociedade moderna, e o resultado de intensificação da velocidade globalizante é o de que a dimensão da solidariedade da vida e das relações humanas amplia o seu valor.
IV- O amor e o cuidado de si, a autovalorização e a autoestima, bem como o amor gratuito e incondicional que poderia ser oferecido aos outros, fazem mais sentido nesse contexto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	O educador Paulo Freire construiu uma concepção de educação que ultrapassa a escolarização. Sua teoria é uma proposta de humanização. Além disso, Freire questiona a educação bancária, pois esta concebe o aluno como um depósito, além de colaborar para a manutenção de uma sociedade opressora e injusta. Nesse sentido, Paulo Freire defende uma educação que:
	 a)
	Destaca o educador como principal agente da educação, pois nessa concepção os seus conhecimentos devem ser priorizados.
	 b)
	Ajuda o oprimido, a partir de sua consciência crítica, a transformar a sua realidade num processo de libertação.
	 c)
	Prioriza o conhecimento científico distante da realidade das classes inferiores, colaborando para a eficiência da realidade tecnológica.
	 d)
	Torna natural a opressão na sociedade, o comodismo diante das condições de dominação e as diferenças de classe.
	9.
	Na maior parte das sociedades tribais, o modelo de educação que se estabelece é o de educação difusa, no qual os conhecimentos são repassados de pai para filho. Para contribuir com a fixação das regras sociais, muitas tribos utilizam os chamados ritos de passagem para demarcar certos momentos da vida de seus integrantes. Nesse sentido, como pode ser compreendido um rito de passagem?
	 a)
	Como uma maneira de indicar a passagem do jovem para a vida adulta, momento a partir do qual ele gozará a plenitude de seus direitos.
	 b)
	Como um método de ensino ritualístico, feito por meio da educação formal, na qual as crianças aprendiam os conhecimentos previstos nos currículos dos povos nativos.
	 c)
	Como a demonstração de muita paciência com respeito aos ritmos e ao nascimento das crianças, pois estas eram vistas como plenas de direitos e livres.
	 d)
	Como um tipo de rito que está vinculado aos aspectos psicológicos e espirituais, mas não aos físicos, da evolução da criança no processo educacional.
	10.
	No contexto filosófico, registrou-se o recuo do pensamento escolástico e o avanço de um pensamento menos especulativo e contemplativo. A partir da época moderna, o campo filosófico dedicou-se às questões práticas e almejava aplicação em meio à sociedade daquele tempo, o que fez com que a teologia e a filosofia tradicional passassem a considerar outras áreas do conhecimento, tais como as ciências exatas e naturais. A partir da época moderna, os experimentos científicos, o uso de métodos, os processos de observação, a formulação de hipóteses e os registros de deduções se fizeram cada vez mais presentes na produção do conhecimento. A partir dessa época prevaleceu qual visão de mundo?
	 a)
	A visão teológica e progressista.
	 b)
	A visão científica e mecanicista.
	 c)
	A visão filosófica e ética.
	 d)
	A visão humanista e existencial.
	11.
	(ENADE, 2005) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível - e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. 
(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.) 
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. 
Este contraponto é expresso por: 
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino; 
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias; 
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural. 
São corretos:
	 a)
	II, III e IV, apenas.
	 b)
	I, II e III, apenas.
	 c)
	III e IV, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
	12.
	(ENADE, 2005) Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:
	 a)
	instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
	 b)
	aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
	 c)
	rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
	 d)
	problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.

Continue navegando