Buscar

Mitose e Meiose

Prévia do material em texto

Mitose
É o processo de reprodução celular, que ocorre em grande parte das células durante parte do ciclo celular. É o processo pela qual uma célula diploide dá origem a duas outras células diploides, idênticas á célula-mãe. 
Ciclo Celular
O ciclo celular é o conjunto de fenômenos que ocorre numa célula viva durante um período entre divisões dessa célula, ou seja, num período de reprodução a reprodução.
As fases do ciclo celular são:
1. Interfase: período de maior metabolismo celular, quando ocorre a síntese e a duplicação do DNA e de todas as outras substâncias e estruturas da célula. Está subdividida, respectivamente, em:
1.1. Período G1: é o período de produção de enzimas, proteínas e consequentemente, síntese de RNA. Nesse período a célula aumenta de tamanho.
1.2. Período S: período em que ocorre a síntese e produção do DNA.
1.3. Período G2: assemelha-se ao período G1, porém, neste período o DNA está duplicado.
2. Divisão Celular: É neste período em que ocorre a mitose, pois, todas as estruturas para uma nova célula já estão duplicadas. Lembrando que a divisão celular pode ocorrer também por meiose.
A mitose está dividida em qu
1. Prófase: a cromatina (DNA) que antes estava descondensada, começa a se condensar. Os centríolos (uma organela) vão afastando-se para os polos, criando fibras, chamadas Fibras do Fuso Acromático. A membrana nuclear desaparece junto com os nucléolos.
2. Metáfase: a disposição dos cromossomos (cromatina) bem no centro da célula, formando o que se chama de Placa Equatorial. Para tal disposição, os cromossomos condensam-se totalmente e unem-se às fibras do fuso por meio dos centrômeros, que seriam como o “meio do cromossomo”. É nessa fase que se dá o estudo do cariótipo.
3. Anáfase: É a fase da separação. As fibras do fuso se encurtam em direção aos polos levando consigo cromátides (partes) dos cromossomos, que passam a constituir um cromossomo independente cada. Lembre-se que, na mitose, uma célula diploide com 6 cromossomos, por exemplo, vai originar outras duas células diploides com 6 cromossomos cada uma. E é na anáfase que está o segredo: como uma célula de 6 cromossomos precisa originar 12 cromossomos, ela divide-se em partes durante a anáfase.
4. Telófase: Com os cromossomos já nos polos junto aos centríolos, a cromatina começa a se descondensar, ressurgem a membrana nuclear e os nucléolos, e a célula se divide. A divisão em si é chamada citocinese. A citocinese pode-se dar de duas formas, de acordo com a célula em questão: se for uma célula vegetal a citocinese é centrífuga; se for uma célula animal, a citocinese é centrípeta. Após a telófase, as células voltam à interfase
Meiose
Ao contrário do que ocorre na mitose, na meiose duas células dividem-se ao mesmo tempo. Toda a fase do processo de mitose também ocorre em meiose; só que neste caso é em dobro, pois aqui teremos duas células passando pelo mesmo processo simultaneamente. Na meiose, quatro novas células serão criadas a partir de duas células. Cada uma destas novas células carregará metade do DNA de sua célula de origem.
Nesse processo, verificamos duas divisões celulares consecutivas, as quais são denominadas de meiose I e meiose II.
Meiose I: é a primeira divisão da meiose, sendo essa etapa considerada reducional, no final teremos duas células com metade do conjunto cromossômico original. Fases da meiose I:
1. Prófase I
A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de micro túbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.
2. Anáfase I
Na anáfase I, os cromossomos homólogos separam-se e são puxados para polos opostos da célula, sendo guiados pelas fibras do fuso. Na anáfase I, os centrômeros não se separam e as cromátides irmãs permanecem unidas.
3. Telófase I
Cada polo da célula apresenta um conjunto haploide completo de cromossomos, os quais estão duplicados. Os cromossomos começam a se descondensar e, em alguns casos, o envelope nuclear volta a se formar. O nucléolo reaparece. A divisão do citoplasma (citocinese) geralmente acontece de maneira simultânea com a telófase, sendo responsável por gerar duas células-filhas.
Meiose II: é a segunda divisão da meiose, sendo essa etapa considerada equacional. Ela é chamada de equacional porque ocorre apenas a separação das cromátides. Lembrando que a meiose I e a meiose II, não há nenhuma duplicação do material genético.
1. Prófase II
A formação das fibras do fuso, a desorganização do envoltório nuclear, caso ele tenha sido reconstruído, e o desaparecimento do nucléolo. Os cromossomos, os quais ainda estão formados por duas cromátides irmãs, iniciam sua movimentação em direção à placa metafásica. Nessa etapa, os cromossomos voltam a se condensar.
2. Metáfase II
Na metáfase II, os cromossomos estão alinhados na placa metafásica e os cinetócoros (complexo formado por proteínas e localizado no centrômero) das cromátides irmãs estão ligados aos microtúbulos dos polos opostos.
3. Anáfase II
Os centrômeros separam-se, e as cromátides, agora separadas, migram para os polos opostos. As cromátides, a partir desse momento, ficam como cromossomos individuais.
4. Telófase II
Última etapa da meiose, há uma reorganização da célula. O envoltório nuclear e o nucléolo reaparecem, os cromossomos começam a se descondensar e, ao mesmo tempo em que a telófase ocorre, o citoplasma divide-se (citocinese). Nessa etapa, formam-se duas células-filhas para cada célula que iniciou a meiose II.

Continue navegando