Enzimas
4 pág.

Enzimas


DisciplinaEstética e Cosmética897 materiais18.119 seguidores
Pré-visualização1 página
1.
		"Cerca de 27 milhões de brasileiros têm intolerância ao leite por deficiência na produção de uma enzima do intestino, denominada lactase." (FOLHA DE SÃO PAULO). Sobre a enzima citada no artigo, e as enzimas em geral, podemos afirmar que:
	
	
	
	são estimuladas pela variação do grau de acidez do meio
	
	
	atuam de forma inversamente proporcional ao aumento da temperatura
	
	
	são altamente específicas em função de seu perfil característico
	
	
	aumentam a energia de ativação necessária para as reações
	
	
	são consumidas durante o processo, não podendo realizar nova reação do mesmo tipo
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A maioria das enzimas é representada pelas proteínas. Possuem um centro ativo, onde há a entrada do substrato. Sobre a interação enzima e substrato é correto destacar que:
	
	
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas se tornem mais forte, facilitando assim a reação química.
	
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, facilitando assim a reação química.
	
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, dificultando assim a reação química.
	
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas se tornem mais forte, dificultando assim a reação química.
	
	
	O substrato, estando fora do centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, facilitando assim a reação química.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As enzimas são catalisadores das reações químicas que ocorrem no organismo humano. Devido a essa função as enzimas representam as unidades fundamentais do metabolismo celular. O estudo da cinética enzimática é importante para explicar como as enzimas trabalham e prever o comportamento das enzimas em organismos vivos. Nesse contexto, a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten, proposta em 1913, desempenha um papel de destaque para mostrar que a transformação de um substrato (S) em um produto (P) implica na interação Enzima-Substrato, conhecido como o modelo do encaixe induzido. Sobre a Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten NÃO É CORRETO afirmar que:
	
	
	
	A terceira etapa da equação consiste na ligação da Enzima (E) com um Substrato (S), formando o Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	
	A segunda etapa da equação consiste na formação de um Produto (P) a partir do Complexo Enzima-Substrato (ES) com recuperação da forma livre da Enzima (E).
	
	
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) pode dissociar-se para Enzima (E) e Substrato (S).
	
	
	Quando uma Enzima (E) se combina com um Substrato (S) ocorre a formação um Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	
	O Complexo Enzima-Substrato (ES) também pode prosseguir formando o Produto (P) e a Enzima livre (E).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Marque a opção incorreta. Quais os benefícios dos exercícios aeróbicos e metabolismo lipídico?
	
	
	
	Diminuição na lipogênese
	
	
	Diminuição nos níveis de LDL
	
	
	Aumento nos níveis de HDL
	
	
	Aumento de peso
	
	
	Aumento na lipólise
	
Explicação:
Os benefícios dos exercícios aeróbicos no metabolismo lipídico é diminuição do peso
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A velocidade da reação catalisada por uma enzima é aumentada devido a menor energia de ativação necessária para converter o substrato em produto. O aceleração da reação pode ser da ordem de milhões de vezes: por exemplo, a enzima orotidina-5'-fosfato descarboxilase diminui o tempo da reação por ela catalisada de 78 milhões de anos para 25 milissegundos. Acerca das características de uma enzima é correto o conceito:
	
	
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
	
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais a matéria é transformada nos sistemas biológicos.
	
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é transformada nos sistemas biológicos.
	
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
	
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é parcialmente transformada nos sistemas biológicos.
	
Explicação:
Enzimas diminuem a energia de ativação de uma reação favorecendo a transformação de substrato em produto. Só por diminuírem a energia de ativação conseguem exercer o efeito catalítico. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre os pontos chave relativos às funções catalíticas das enzimas pode-se considerar:
	
	
	
	que diferente de catalisadores químicos, esses catalisadores não se perdem ao término da reação e que as enzimas são muito específicas.
	
	
	que semelhante aos catalisadores químicos, esses catalisadores se perdem ao término da reação e que as enzimas não são muito específicas.
	
	
	que diferentemente dos catalisadores químicos e físicos, esses catalisadores parcialmente se perdem ao término da reação apesar das enzimas serem razoavelmente específicas.
	
	
	que diferente de catalisadores químicos, esses catalisadores não se perdem ao término da reação e que as enzimas não são muito específicas.
	
	
	que semelhante aos catalisadores químicos e físicos, esses catalisadores se perdem em parte ao término da reação apesar das enzimas serem bem mais específicas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten foi proposta em 1913 para mostrar que a transformação de um Substrato (S) em um Produto (P) necessita da interação Enzima-Substrato (ES), conhecido como o modelo chave-fechadura. Com relação à essa equação NÃO podemos afirmar que:
	
	
	
	A equação de Michaelis e Menten descreve como a velocidade da reação (V) depende da posição do equilíbrio ligado ao Substrato (S) e da constante de velocidade k2.
	
	
	A primeira etapa da reação consiste na ligação da Enzima (E) com um Substrato (S), formando o Complexo Enzima-Substrato (ES).
	
	
	A segunda etapa da reação consiste na formação de um Produto (P) a partir do Complexo Enzima-Substrato (ES) com recuperação da forma livre da Enzima (E).
	
	
	O fundamento da equação de Michaelis e Menten é a análise da cinética enzimática.
	
	
	Quando os centros catalíticos estão saturados (cheios) com o Substrato (S) a velocidade da reação é mínima.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As lipases são enzimas que hidrolisam esteres de glicerol em ácidos graxos de cadeia longa. As determinações de lipase no soro e no plasma são utilizadas para investigar distúrbios:
	
	
	
	tegumentar
	
	
	cardíacos
	
	
	hepáticos
	
	
	pancreáticos
	
	
	vesiculares
	
Explicação:
Dosagem de lipases e amilase aumentadas na corrente sanguénea são característicos de distúrbios no pâncreas (pancreatite).