Buscar

Estudo Dirigido de Farmacotécnica Hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMACOTÉCNICA HOSPITALAR
1) Considerando-se que a grande maioria dos medicamentos utilizados em hospitais são comercializados pela indústria farmacêutica, discuta as atribuições de um Setor de Farmacotécnica Hospitalar atualmente.
RESPOSTA:
A farmacoterapia hospitalar é um setor da farmácia hospitalar de grande importância e que contribui para a qualidade do serviço prestado ao paciente de maneira relevante. Tem como finalidade facilitar a posologia, administração e asseguração da ação desejada. O setor da farmacotécnica pode gerar economia para o hospital evitando desperdício. O objetivo principal do setor é proporcionar preparações a critério de disponibilidades, ou seja, aquelas que não existam no mercado. E em fatores econômicos, disponibilizando formas terapêuticas com doses adequadas às necessidades específicas do hospital ou de determinado paciente, mantendo o nível de qualidade apropriado. A implementação da Farmacotécnica hospitalar tem como finalidade, contribuir com as demais áreas da Farmácia Hospitalar para que esta cumpra sua missão no serviço clínico e colabore diretamente na assistência ao paciente hospitalizado ou ambulatorial.
2) Que fatores devem ser considerados no planejamento e implantação de um Setor de Farmacotécnica Hospitalar?
Devem ser consideradas as características do hospital como seu nível de especialização, ou seja, quantos especialistas e áreas trabalham em tal hospital ex: pediatria, obstetrícia, geriatria dentre outros e além disso seu espaço físico e quantidade de leitos.
3) Discuta a importância do conhecimento da legislação vigente sobre boas práticas de manipulação de substâncias e legislação sobre fracionamento de medicamentos para o Setor de Farmacotécnica Hospitalar.
RESPOSTA:
O vigor e o bom atendimento da legislação e das boas práticas de manipulação é essencial, pois busca assegurar que os produtos, sejam produzidos de modo consistente e controlado, com a alta qualidade necessária para seu uso. Visando a proteção, a garantia da preservação da qualidade e da fórmula manipulada e segurança dos manipuladores. Pois esse setor da farmacia é responsável pela qualidade das preparações manipuladas, conservação, dispensação e transporte de cada uma delas.
4) Que formas farmacêuticas podem ser manipuladas em um Laboratório de Farmacotécnica Hospitalar? Dê exemplos.
RESPOSTA:
- Manipulação de medicamentos a partir de insumos (inclusive de origem vegetal);
- Manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico;
- Manipulação de antibióticos, hormônios, citostáticos e substâncias de controle especial;
- Manipulação de produtos estéreis;
- Manipulação de medicamentos homeopáticos;
- Manipulação de doses unitárias em serviços de saúde;
EX: Ácido Valpróico, Carbamazepina, Fenitoína, Aminofilina, Teofilina, Clozapina, matérias de limpeza e higienização dos hospitais.
5) Discuta a inter-relação existente entre a Farmácia Clínica e o Setor de Farmacotécnica Hospitalar.
 RESPOSTA:
A farmácia clinica carrega a função de atender o paciente de forma completa, envolvendo orientações e educação em saúde, com a intenção de atender com atenção e proporcionar melhorias na qualidade de vida através da efetividade no processo de dispensação e no tratamento. Já a farmacotécnica hospitalar também busca a diminuição dos erros em administração de medicamentos buscando atingir a garantia de qualidade e estratégias médicas quanto a isso, adaptação de formas farmacêuticas para o preparo de medicamentos não comercializados pela indústria, principalmente em atendimento às unidades públicas. Além de haver uma elevada demanda pelo fracionamento e reembalagem de medicamentos industrializados, sólidos ou líquidos orais, possibilitando a obtenção de doses personalizadas em atendimento aos sistemas de distribuição de medicamentos por dose unitária ou individualizada.

Continue navegando