Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

I – Responda as questões a seguir :
1) O que significa dizer que uma pessoa tem aversão ao risco?
A aversão ao risco é o sentimento individual de cada investidor em relação ao risco de um investimento. É ele que faz com que o investidor abra mão de boas oportunidades de rentabilidade por temer o risco de perder parte de suas finanças aplicadas e, assim, sofrer um prejuízo.
De certa forma, todos os investidores são avessos ao risco. Afinal, o risco envolvido em um investimento representa as chances do mesmo não dar certo e gerar prejuízos — e perder dinheiro é algo que ninguém quer.
2) George tem $ 5000 para investir num fundo mútuo. O retorno esperado do fundo A é de 15%, e do fundo B é de 10%. Com qual George deve ficar?
O fundo A, por apresentar maior rentabilidade, certamente apresenta maior risco, e o fundo B, menor rentabilidade e menor risco. O investidor deve analisar seu perfil, se busca maiores retornos e aceita assumir maior risco, deve escolher o fundo A. Se seu perfil é mais conservador e apresenta maior aversão ao risco, deve escolher o fundo B.
3) Como a diversificação da carteira de um investidor pode contribuir para evitar os riscos?
A diversificação, em finanças, significa não concentrar todos os investimentos em um só ativo, procurando selecionar várias alternativas que apresentam comportamentos não coincidentes. O objetivo da diversificação é reduzir riscos.
a ideia central deste conceito é a de que, de maneira geral, as performances positivas de alguns ativos neutralizem as baixas ocorridas provenientes de outras aplicações.Contudo, há de se destacar que benefícios dessa prática só serão bem observados se a origem dos ativos ali presentes não seja correlacionada entre si. Por isso, o ideal é que esses ativos estejam diversificados entre classes, geografias e setores.
4) Quais os fatores considerados pela economia comportamental para que um consumidor tome uma decisão?
Vários são os fatores, entre eles podemos citar a cultura do investidor, sua classe social, influenciadores, família e amigos, idade e estágio de vida, personalidade, estilo de vida, motivação pessoal, princípios e crenças e experiências anteriores.
II – Realizar uma pesquisa sobre a economia comportamental, fazer resumo com no máximo 2 páginas sobre os principais aspectos da economia Comportamental.
A Economia comportamental, juntamente com o sub-campo relacionado, as finanças comportamentais, estuda os efeitos de fatores psicológicos, sociais, cognitivos, emocionais e de fatores econômicos nas decisões de indivíduos e instituições, além das consequências para os preços de mercado, retornos, e da alocação de recursos, embora nem sempre isso se dê de forma estreita, mas de um modo mais geral, o impacto dos diferentes tipos de comportamento, em diferentes ambientes de variados valores experimentais. A economia comportamental está principalmente preocupada com os limites da racionalidade dos agentes econômicos. Modelos comportamentais tipicamente integram os insights da psicologia, neurociência e teoria microeconômica; ao fazer isso, esses modelos comportamentais cobrem uma variedade de conceitos, métodos e campos. O estudo da economia comportamental inclui como as decisões de mercado são tomadas e os mecanismos que impulsionam a escolha pública.
Há três temas predominantes na economia comportamental: 
· Heurística: os seres humanos tomam 95% de suas decisões usando atalhos mentais ou regras de ouro.
· Enquadramento: A coleção de anedotas e estereótipos que compõem os filtros emocionais mentais, nos quais os indivíduos confiam a fim de compreender e responder aos eventos.
· As ineficiências do mercado: Estes incluem preços errados e tomadas de decisão não racionais.

Mais conteúdos dessa disciplina