Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização

User badge image
Camila Antunes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No que diz respeito ao contrato administrativo, cabe afirmar que é um ato realizado entre a administração pública e particular, em que se possuem as condições de execução estabelecidas pelo ente público e se detêm características específicas. Com relação às Cláusulas Exorbitantes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta e sequência CORRETA:
( ) Respeitando o direito dos contratados, permite a modificação do contrato de forma unilateral para que atenda as necessidades de interesse público.
( ) As características das cláusulas exorbitantes são a consensualidade, a formalidade, a onerosidade e a comutatividade.
( ) Permite, através de exigência legal, que os contratos firmados pela administração pública ocorram de forma escrita ou verbal.
( ) Têm nos contratos administrativos a possibilidade de rescindi-los de forma unilateral, nos casos previstos em lei.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Com a etapa das formalidades concluídas, o contrato administrativo está juridicamente perfeito, com suas cláusulas expressando a vontade das partes quanto às obrigações recíprocas. No entanto, existe a possibilidade do contrato não ser concluído. A inexecução de o contrato ocorre quando houver uma conduta adversa ao que está descrito no contrato, podendo ser na modalidade culposa ou sem culpa. Com relação às inexecuções sem culpa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A teoria da imprevisão ocorre quando o poder público assume de forma imediata o objeto do contrato.
( ) Através de um ato lícito, o poder público modifica as condições do contrato, resultante de uma causa justificadora de inadimplemento contratual, liberando o inadimplente de responsabilidade.
( ) A retenção dos créditos do contratado ocorre quando eventos excepcionais rompem o equilíbrio contratual.
( ) Pode impossibilitar o cumprimento das cláusulas contidas no contrato as situações decorrentes de caso fortuito ou de força maior.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

A modalidade de compras praticada pela administração pública, no exercício de suas atividades, deverá seguir as regras estabelecidas na legislação inerente, sendo necessário também a definição do objeto a ser adquirido e a indicação da disponibilização orçamentária para a concretização da aquisição. Com relação às compras na administração pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Deverá ser observado alguns requisitos como a padronização, estando presente especificação técnica com indicação de assistência e garantias e também informações sobre manutenção com a aplicação de registro de preços.
( ) A legislação diz que as compras públicas deverão seguir o padrão com preços praticados no mercado, devendo estar alinhados com a tabela de preços de materiais e serviços adotada pelo Governo Federal.
( ) A administração pública adotará a modalidade de registro de preços para realizar suas compras e o modelo do sistema de compras será centralizado por região ou estados.
( ) Quando possível, as compras públicas obedecem as mesmas condições de aquisição e pagamento do setor privado, divididas em parcelas de acordo com a necessidade, visando à economicidade, e os preços serão balizados entre os órgãos da administração.
A F - F - V - V.
B V - V - F - F.
C V - F - F - V.
D F - V - F - V.

A licitação é um processo administrativo com a finalidade do poder público realizar contratos com a iniciativa privada para adquirir, vender, ceder, locar ou contratar obras ou serviços. Sobre as modalidades de licitações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Concorrência.
II- Tomada de preços.
III- Convite.
IV- Leilão.
( ) O objetivo é obter uma contratação mais simplificada com a escolha de no mínimo três candidatos.
( ) Exigido nas licitações que movimentam quantias acima de 650.000,00, nas compras e serviços.
( ) Utilizado quando da venda de mercadoria apreendida pelos órgãos públicos, principalmente Receita Federal.
( ) Tem a exigência de registro cadastral do interessado para estar habilitado a participar do certame licitatório.
a) IV - II - III - I.
b) I - II - IV - III.
c) II - I - III - IV.
d) III - I - IV - II.

O Estado, para o desenvolvimento normal de suas atividades, celebra diuturnamente contratos com inúmeros entes privados. Por ser o Estado um ente que age em nome do interesse público, ele não pode utilizar o dinheiro segundo seu bel-prazer. É obrigado a não apenas escolher a melhor proposta, mas também possibilitar iguais condições de participação de todos os potenciais interessados e utilizar mecanismos corretos para demonstrar as razões e controle sobre a decisão final. Quais são os princípios que fundamentam substancialmente tais obrigações do Estado?
a) Da constitucionalidade e legalidade. b) Da igualdade política e acesso à justiça. c) Da impessoalidade, moralidade e equidade. d) Da representatividade e devido processo legal.

A maioria dos contratos administrativos executados pela Administração Pública são regidos pelo direito público, mas existem situações em que os contratos administrativos são regulamentados pelo direito privado. Com relação às normas dos contratos administrativos, no que diz respeito aos casos específicos em que os contratos administrativos são regidos pelo direito privado, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Podemos exemplificar os contratos de locação, em que a Administração Pública é a locatária, e os contratos de seguros, como contratos administrativos regidos pelo direito privado.
II- São exemplos de contratos administrativos regidos pelo direito privado os contratos de repasses de recursos à entidade e os contratos de obras públicas.
III- Os contratos de serviços públicos essenciais e os contratos de locação de equipamentos são contratos administrativos regidos pelo direito privado.
IV- Os contratos de fornecimento de energia elétrica e os contratos de seguros são exemplos de contratos administrativos regidos pelo direito privado.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença IV está correta.

Em se tratando de contratos administrativos, a legislação permite a possibilidade ao gestor público realizar alterações quando for julgada a necessidade para a execução de forma correta do objeto determinado no contrato celebrado com o ente público.
Considerando as possibilidades de alterações dos contratos administrativos, assinale a alternativa CORRETA:
a) É admitida a realização de alteração contratual quando o contratado solicitar modificações no objeto contratado e na substituição de contratação da mão de obra terceirizada por parte do contratado.
b) A administração poderá realizar alterações unilateralmente nos casos de modificação do projeto ou das especificações, bem como alteração de valor em razão de alteração das cláusulas econômico-financeiras do objeto.

Quanto às exigências dessas documentações técnicas e orçamentárias nas licitações de obras e serviços, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Deve haver projeto executivo aprovado junto aos órgãos competentes, sujeito à alteração no decorrer da licitação pública.
II- É obrigatório apresentar o cronograma com a previsão orçamentária, garantindo a existência de recursos suficientes para os pagamentos.
III- A obra e/ou serviço a ser licitada deve ter sua meta prevista no Plano Plurianual, assegurando a sua realização no decorrer dos exercícios.
IV- É necessário que o edital da licitação possua os custos primários de execução, para, posteriormente, no decorrer da obra, apurar os custos totais.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O princípio da publicidade tem relevante papel nos procedimentos licitatórios, propiciando democraticamente a transparência dos atos administrativos, impulsionados nas fases do processo de licitação. Além desse princípio, outros também deverão ser respeitados, fazendo com que as partes envolvidas sejam atendidas nos seus pleitos, dentro dos trâmites legais exigidos para a situação.
Em se tratando de recursos judiciais, decorrentes de atos administrativos realizados em processo licitatório, analise as sentenças a seguir:
I- Existe uma possibilidade de propor anulação de atos administrativos que ferem os princípios da gestão pública, através da chamada ação popular.
II- O mandado de segurança é o instrumento jurídico correto para ingressar com processo judicial, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa, diante da prática de abuso de poder praticado pela autoridade pública.
III- A ação civil pública é de competência do Ministério do Planejamento e busca equalizar o orçamento anual do Poder Executivo.
IV- A ação popular poderá ser utilizada durante o período em que o processo licitatório estiver em andamento.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A licitação na modalidade de leilão oportuniza a administração pública a condição de realizar o processo de alienação de bens, em que o principal foco é conseguir sempre o melhor preço. No contexto dos diversos tipos de licitação, sendo o leilão uma das formas que a administração pública opera objetivando arrecadação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Leilão de bens móveis aprendidos ou penhorados, devendo a previsão de arrecadação do leilão ser superior a R$ 500.000,00.
( ) Leilão de bens imóveis inservíveis para a administração pública ou de imóveis com alto valor de mercado, nos casos em que a administração estiver em déficit financeiro.
( ) Alienação de bens móveis inservíveis para a administração, apreendidos ou penhorados, bem como bens móveis de valor módico, inferior a R$ 650.000,00.
( ) Alienação de bens imóveis oriundos de processos judiciais ou em casos de imóveis procedentes de dação em pagamento.
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

O Orçamento é instrumento fundamental de governo, seu principal documento de políticas públicas. Por meio dele, os governantes selecionam prioridades, decidindo como gastar os recursos extraídos da sociedade e como distribuí-los entre diferentes grupos sociais, conforme seu peso ou força política.
Considerando esses fragmentos de texto e o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), avalie as afirmações a seguir:
I- O controle social é uma importante forma de accountability horizontal exercida diretamente pelos cidadãos e que permite o acompanhamento das finanças públicas a partir de canais já estabelecidos, nos momentos definidos pela legislação vigente.
II- Os controles interno e externo, além de atenderem aos princípios da legalidade, publicidade, moralidade, impessoalidade e do equilíbrio das contas públicas, devem ser realizadas com fundamento nos princípios da eficiência e efetividade.
III- O resultado primário é uma espécie de medida utilizada para aferir o volume de recursos necessários ao funcionamento da máquina pública.
IV- O conceito de accountability guarda estreita relação com os conceitos de responsabilidade fiscal e social, sendo a realização da prestação de contas, da responsabilização e da avaliação dos resultados obtidos em uma gestão exemplos de ações que devem permear a gestão pública responsável.
V- A partir da edição da LRF, foram estabelecidos diversos mecanismos de controle dos gastos públicos, tais como despesas de pessoal, inscrição de despesas em restos a pagar e endividamento público, além de regras para a correção de desvios.
a) I e III.
b) II, III e V.
c) II, IV e V.
d) I, II e IV.

É inegável que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei Complementar nº 101/2000, ao estabelecer normas de finanças públicas orientadas para a responsabilidade na gestão fiscal, representa importante avanço na forma de administrar os tributos que os contribuintes recolhem aos cofres públicos.
Com relação à LRF, avalie as afirmacoes a seguir:
I- O propósito dessa lei é elevar o princípio da impessoalidade na gestão pública, uma vez que todos os cidadãos serão beneficiados pelo repasse tributário de poder.
II- A União, os estados e os municípios, com exceção do Distrito Federal, deverão seguir as regras estabelecidas nessa norma.
III- Os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - estão obrigados a seguir o disposto nessa lei.
IV- Os objetivos dessa lei abrangem a melhoria da administração das contas públicas de países que comercializam com o Brasil.
V- A LRF impõe limites para despesas com pessoal e para o endividamento público.
a) II e III.
b) III e V.
c) IV.
d) I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No que diz respeito ao contrato administrativo, cabe afirmar que é um ato realizado entre a administração pública e particular, em que se possuem as condições de execução estabelecidas pelo ente público e se detêm características específicas. Com relação às Cláusulas Exorbitantes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta e sequência CORRETA:
( ) Respeitando o direito dos contratados, permite a modificação do contrato de forma unilateral para que atenda as necessidades de interesse público.
( ) As características das cláusulas exorbitantes são a consensualidade, a formalidade, a onerosidade e a comutatividade.
( ) Permite, através de exigência legal, que os contratos firmados pela administração pública ocorram de forma escrita ou verbal.
( ) Têm nos contratos administrativos a possibilidade de rescindi-los de forma unilateral, nos casos previstos em lei.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Com a etapa das formalidades concluídas, o contrato administrativo está juridicamente perfeito, com suas cláusulas expressando a vontade das partes quanto às obrigações recíprocas. No entanto, existe a possibilidade do contrato não ser concluído. A inexecução de o contrato ocorre quando houver uma conduta adversa ao que está descrito no contrato, podendo ser na modalidade culposa ou sem culpa. Com relação às inexecuções sem culpa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A teoria da imprevisão ocorre quando o poder público assume de forma imediata o objeto do contrato.
( ) Através de um ato lícito, o poder público modifica as condições do contrato, resultante de uma causa justificadora de inadimplemento contratual, liberando o inadimplente de responsabilidade.
( ) A retenção dos créditos do contratado ocorre quando eventos excepcionais rompem o equilíbrio contratual.
( ) Pode impossibilitar o cumprimento das cláusulas contidas no contrato as situações decorrentes de caso fortuito ou de força maior.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

A modalidade de compras praticada pela administração pública, no exercício de suas atividades, deverá seguir as regras estabelecidas na legislação inerente, sendo necessário também a definição do objeto a ser adquirido e a indicação da disponibilização orçamentária para a concretização da aquisição. Com relação às compras na administração pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Deverá ser observado alguns requisitos como a padronização, estando presente especificação técnica com indicação de assistência e garantias e também informações sobre manutenção com a aplicação de registro de preços.
( ) A legislação diz que as compras públicas deverão seguir o padrão com preços praticados no mercado, devendo estar alinhados com a tabela de preços de materiais e serviços adotada pelo Governo Federal.
( ) A administração pública adotará a modalidade de registro de preços para realizar suas compras e o modelo do sistema de compras será centralizado por região ou estados.
( ) Quando possível, as compras públicas obedecem as mesmas condições de aquisição e pagamento do setor privado, divididas em parcelas de acordo com a necessidade, visando à economicidade, e os preços serão balizados entre os órgãos da administração.
A F - F - V - V.
B V - V - F - F.
C V - F - F - V.
D F - V - F - V.

A licitação é um processo administrativo com a finalidade do poder público realizar contratos com a iniciativa privada para adquirir, vender, ceder, locar ou contratar obras ou serviços. Sobre as modalidades de licitações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Concorrência.
II- Tomada de preços.
III- Convite.
IV- Leilão.
( ) O objetivo é obter uma contratação mais simplificada com a escolha de no mínimo três candidatos.
( ) Exigido nas licitações que movimentam quantias acima de 650.000,00, nas compras e serviços.
( ) Utilizado quando da venda de mercadoria apreendida pelos órgãos públicos, principalmente Receita Federal.
( ) Tem a exigência de registro cadastral do interessado para estar habilitado a participar do certame licitatório.
a) IV - II - III - I.
b) I - II - IV - III.
c) II - I - III - IV.
d) III - I - IV - II.

O Estado, para o desenvolvimento normal de suas atividades, celebra diuturnamente contratos com inúmeros entes privados. Por ser o Estado um ente que age em nome do interesse público, ele não pode utilizar o dinheiro segundo seu bel-prazer. É obrigado a não apenas escolher a melhor proposta, mas também possibilitar iguais condições de participação de todos os potenciais interessados e utilizar mecanismos corretos para demonstrar as razões e controle sobre a decisão final. Quais são os princípios que fundamentam substancialmente tais obrigações do Estado?
a) Da constitucionalidade e legalidade. b) Da igualdade política e acesso à justiça. c) Da impessoalidade, moralidade e equidade. d) Da representatividade e devido processo legal.

A maioria dos contratos administrativos executados pela Administração Pública são regidos pelo direito público, mas existem situações em que os contratos administrativos são regulamentados pelo direito privado. Com relação às normas dos contratos administrativos, no que diz respeito aos casos específicos em que os contratos administrativos são regidos pelo direito privado, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Podemos exemplificar os contratos de locação, em que a Administração Pública é a locatária, e os contratos de seguros, como contratos administrativos regidos pelo direito privado.
II- São exemplos de contratos administrativos regidos pelo direito privado os contratos de repasses de recursos à entidade e os contratos de obras públicas.
III- Os contratos de serviços públicos essenciais e os contratos de locação de equipamentos são contratos administrativos regidos pelo direito privado.
IV- Os contratos de fornecimento de energia elétrica e os contratos de seguros são exemplos de contratos administrativos regidos pelo direito privado.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença IV está correta.

Em se tratando de contratos administrativos, a legislação permite a possibilidade ao gestor público realizar alterações quando for julgada a necessidade para a execução de forma correta do objeto determinado no contrato celebrado com o ente público.
Considerando as possibilidades de alterações dos contratos administrativos, assinale a alternativa CORRETA:
a) É admitida a realização de alteração contratual quando o contratado solicitar modificações no objeto contratado e na substituição de contratação da mão de obra terceirizada por parte do contratado.
b) A administração poderá realizar alterações unilateralmente nos casos de modificação do projeto ou das especificações, bem como alteração de valor em razão de alteração das cláusulas econômico-financeiras do objeto.

Quanto às exigências dessas documentações técnicas e orçamentárias nas licitações de obras e serviços, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Deve haver projeto executivo aprovado junto aos órgãos competentes, sujeito à alteração no decorrer da licitação pública.
II- É obrigatório apresentar o cronograma com a previsão orçamentária, garantindo a existência de recursos suficientes para os pagamentos.
III- A obra e/ou serviço a ser licitada deve ter sua meta prevista no Plano Plurianual, assegurando a sua realização no decorrer dos exercícios.
IV- É necessário que o edital da licitação possua os custos primários de execução, para, posteriormente, no decorrer da obra, apurar os custos totais.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O princípio da publicidade tem relevante papel nos procedimentos licitatórios, propiciando democraticamente a transparência dos atos administrativos, impulsionados nas fases do processo de licitação. Além desse princípio, outros também deverão ser respeitados, fazendo com que as partes envolvidas sejam atendidas nos seus pleitos, dentro dos trâmites legais exigidos para a situação.
Em se tratando de recursos judiciais, decorrentes de atos administrativos realizados em processo licitatório, analise as sentenças a seguir:
I- Existe uma possibilidade de propor anulação de atos administrativos que ferem os princípios da gestão pública, através da chamada ação popular.
II- O mandado de segurança é o instrumento jurídico correto para ingressar com processo judicial, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa, diante da prática de abuso de poder praticado pela autoridade pública.
III- A ação civil pública é de competência do Ministério do Planejamento e busca equalizar o orçamento anual do Poder Executivo.
IV- A ação popular poderá ser utilizada durante o período em que o processo licitatório estiver em andamento.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A licitação na modalidade de leilão oportuniza a administração pública a condição de realizar o processo de alienação de bens, em que o principal foco é conseguir sempre o melhor preço. No contexto dos diversos tipos de licitação, sendo o leilão uma das formas que a administração pública opera objetivando arrecadação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Leilão de bens móveis aprendidos ou penhorados, devendo a previsão de arrecadação do leilão ser superior a R$ 500.000,00.
( ) Leilão de bens imóveis inservíveis para a administração pública ou de imóveis com alto valor de mercado, nos casos em que a administração estiver em déficit financeiro.
( ) Alienação de bens móveis inservíveis para a administração, apreendidos ou penhorados, bem como bens móveis de valor módico, inferior a R$ 650.000,00.
( ) Alienação de bens imóveis oriundos de processos judiciais ou em casos de imóveis procedentes de dação em pagamento.
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

O Orçamento é instrumento fundamental de governo, seu principal documento de políticas públicas. Por meio dele, os governantes selecionam prioridades, decidindo como gastar os recursos extraídos da sociedade e como distribuí-los entre diferentes grupos sociais, conforme seu peso ou força política.
Considerando esses fragmentos de texto e o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), avalie as afirmações a seguir:
I- O controle social é uma importante forma de accountability horizontal exercida diretamente pelos cidadãos e que permite o acompanhamento das finanças públicas a partir de canais já estabelecidos, nos momentos definidos pela legislação vigente.
II- Os controles interno e externo, além de atenderem aos princípios da legalidade, publicidade, moralidade, impessoalidade e do equilíbrio das contas públicas, devem ser realizadas com fundamento nos princípios da eficiência e efetividade.
III- O resultado primário é uma espécie de medida utilizada para aferir o volume de recursos necessários ao funcionamento da máquina pública.
IV- O conceito de accountability guarda estreita relação com os conceitos de responsabilidade fiscal e social, sendo a realização da prestação de contas, da responsabilização e da avaliação dos resultados obtidos em uma gestão exemplos de ações que devem permear a gestão pública responsável.
V- A partir da edição da LRF, foram estabelecidos diversos mecanismos de controle dos gastos públicos, tais como despesas de pessoal, inscrição de despesas em restos a pagar e endividamento público, além de regras para a correção de desvios.
a) I e III.
b) II, III e V.
c) II, IV e V.
d) I, II e IV.

É inegável que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei Complementar nº 101/2000, ao estabelecer normas de finanças públicas orientadas para a responsabilidade na gestão fiscal, representa importante avanço na forma de administrar os tributos que os contribuintes recolhem aos cofres públicos.
Com relação à LRF, avalie as afirmacoes a seguir:
I- O propósito dessa lei é elevar o princípio da impessoalidade na gestão pública, uma vez que todos os cidadãos serão beneficiados pelo repasse tributário de poder.
II- A União, os estados e os municípios, com exceção do Distrito Federal, deverão seguir as regras estabelecidas nessa norma.
III- Os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - estão obrigados a seguir o disposto nessa lei.
IV- Os objetivos dessa lei abrangem a melhoria da administração das contas públicas de países que comercializam com o Brasil.
V- A LRF impõe limites para despesas com pessoal e para o endividamento público.
a) II e III.
b) III e V.
c) IV.
d) I.

Prévia do material em texto

1.
	No que diz respeito ao contrato administrativo, cabe afirmar que é um ato realizado entre a administração pública e particular, em que se possuem as condições de execução estabelecidas pelo ente público e se detêm características específicas. Com relação às Cláusulas Exorbitantes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Respeitando o direito dos contratados, permite a modificação do contrato de forma unilateral para que atenda as necessidades de interesse público.
(    ) As características das cláusulas exorbitantes são a consensualidade, a formalidade, a onerosidade e a comutatividade.
(    ) Permite, através de exigência legal, que os contratos firmados pela administração pública ocorram de forma escrita ou verbal.
(    ) Têm nos contratos administrativos a possibilidade de rescindi-los de forma unilateral, nos casos previstos em lei.
Agora, assinale a alternativa que apresenta e sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	Com a etapa das formalidades concluídas, o contrato administrativo está juridicamente perfeito, com suas cláusulas expressando a vontade das partes quanto às obrigações recíprocas. No entanto, existe a possibilidade do contrato não ser concluído. A inexecução de o contrato ocorre quando houver uma conduta adversa ao que está descrito no contrato, podendo ser na modalidade culposa ou sem culpa. Com relação às inexecuções sem culpa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A teoria da imprevisão ocorre quando o poder público assume de forma imediata o objeto do contrato.
(    ) Através de um ato lícito, o poder público modifica as condições do contrato, resultante de uma causa justificadora de inadimplemento contratual, liberando o inadimplente de responsabilidade.  
(    ) A retenção dos créditos do contratado ocorre quando eventos excepcionais rompem o equilíbrio contratual.
(    ) Pode impossibilitar o cumprimento das cláusulas contidas no contrato as situações decorrentes de caso fortuito ou de força maior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	A modalidade de compras praticada pela administração pública, no exercício de suas atividades, deverá seguir as regras estabelecidas na legislação inerente, sendo necessário também a definição do objeto a ser adquirido e a indicação da disponibilização orçamentária para a concretização da aquisição. Com relação às compras na administração pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deverá ser observado alguns requisitos como a padronização, estando presente especificação técnica com indicação de assistência e garantias e também informações sobre manutenção com a aplicação de registro de preços. 
(    ) A legislação diz que as compras públicas deverão seguir o padrão com preços praticados no mercado, devendo estar alinhados com a tabela de preços de materiais e serviços adotada pelo Governo Federal. 
(    ) A administração pública adotará a modalidade de registro de preços para realizar suas compras e o modelo do sistema de compras será centralizado por região ou estados.  
(    ) Quando possível, as compras públicas obedecem as mesmas condições de aquisição e pagamento do setor privado, divididas em parcelas de acordo com a necessidade, visando à economicidade, e os preços serão balizados entre os órgãos da administração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	A licitação é um processo administrativo com a finalidade do poder público realizar contratos com a iniciativa privada para adquirir, vender, ceder, locar ou contratar obras ou serviços. Sobre as modalidades de licitações, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Concorrência.
II- Tomada de preços.
III- Convite. 
IV- Leilão.
(    ) O objetivo é obter uma contratação mais simplificada com a escolha de no mínimo três candidatos. 
(    ) Exigido nas licitações que movimentam quantias acima de 650.000,00, nas compras e serviços. 
(    ) Utilizado quando da venda de mercadoria apreendida pelos órgãos públicos, principalmente Receita Federal. 
(    ) Tem a exigência de registro cadastral do interessado para estar habilitado a participar do certame licitatório. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - III - I.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	III - I - IV - II.
	5.
	O Estado, para o desenvolvimento normal de suas atividades, celebra diuturnamente contratos com inúmeros entes privados. Por ser o Estado um ente que age em nome do interesse público, ele não pode utilizar o dinheiro segundo seu bel-prazer. É obrigado a não apenas escolher a melhor proposta, mas também possibilitar iguais condições de participação de todos os potenciais interessados e utilizar mecanismos corretos para demonstrar as razões e controle sobre a decisão final. Quais são os princípios que fundamentam substancialmente tais obrigações do Estado?
	 a)
	Da impessoalidade, moralidade e equidade.
	 b)
	Da representatividade e devido processo legal.
	 c)
	Da constitucionalidade e legalidade.
	 d)
	Da igualdade política e acesso à justiça.
	6.
	A maioria dos contratos administrativos executados pela Administração Pública são regidos pelo direito público, mas existem situações em que os contratos administrativos são regulamentados pelo direito privado. Com relação às normas dos contratos administrativos, no que diz respeito aos casos específicos em que os contratos administrativos são regidos pelo direito privado, analise as sentenças a seguir: 
I- Podemos exemplificar os contratos de locação, em que a Administração Pública é a locatária, e os contratos de seguros, como contratos administrativos regidos pelo direito privado.
II- São exemplos de contratos administrativos regidos pelo direito privado os contratos de repasses de recursos à entidade e os contratos de obras públicas.
III- Os contratos de serviços públicos essenciais e os contratos de locação de equipamentos são contratos administrativos regidos pelo direito privado.
IV- Os contratos de fornecimento de energia elétrica e os contratos de seguros são exemplos de contratos administrativos regidos pelo direito privado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Em se tratando de contratos administrativos, a legislação permite a possibilidade ao gestor público realizar alterações quando for julgada a necessidade para a execução de forma correta do objeto determinado no contrato celebrado com o ente público. Considerando as possibilidades de alterações dos contratos administrativos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É admitida a realização de alteração contratual quando o contratado solicitar modificações no objeto contratado e na substituição de contratação da mão de obra terceirizada por parte do contratado.
	 b)
	A administração poderá realizar alterações unilateralmente nos casos de modificação do projeto ou das especificações, bem como alteração de valor em razão de alteração das cláusulas econômico-financeiras do objeto.
	 c)
	Poderá ocorrer alteração contratual nas cláusulas econômica-financeiras, desde que haja concordância do contratado.
	 d)
	Cabe alteração contratual quando a administração solicitar a aquisição de objeto diferente do contratado inicialmente, na alteração do prazo de entrega de material e execução da obra ou serviço contratado.
	8.
	Cabe ao gestor público, no ato de formalização das licitações públicas de obras e serviços, exigir a documentação de ordem técnica e orçamentária prevista na legislação. Quanto às exigências dessas documentações técnicas e orçamentáriasnas licitações de obras e serviços, analise as sentenças a seguir:
I- Deve haver projeto executivo aprovado junto aos órgãos competentes, sujeito à alteração no decorrer da licitação pública.
II- É obrigatório apresentar o cronograma com a previsão orçamentária, garantindo a existência de recursos suficientes para os pagamentos.  
III- A obra e/ou serviço a ser licitada deve ter sua meta prevista no Plano Plurianual, assegurando a sua realização no decorrer dos exercícios.
IV- É necessário que o edital da licitação possua os custos primários de execução, para, posteriormente, no decorrer da obra, apurar os custos totais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	9.
	O princípio da publicidade tem relevante papel nos procedimentos licitatórios, propiciando democraticamente a transparência dos atos administrativos, impulsionados nas fases do processo de licitação. Além desse princípio, outros também deverão ser respeitados, fazendo com que as partes envolvidas sejam atendidas nos seus pleitos, dentro dos trâmites legais exigidos para a situação. A lei também garante ao participante do processo licitatório, argumentar sua defesa caso se sentir prejudicado em algum momento do processo, podendo fazê-lo na fase administrativa e, posteriormente, na judicial. Em se tratando de recursos judiciais, decorrentes de atos administrativos realizados em processo licitatório, analise as sentenças a seguir: 
I- Existe uma possibilidade de propor anulação de atos administrativos que ferem os princípios da gestão pública, através da chamada ação popular. 
II- O mandado de segurança é o instrumento jurídico correto para ingressar com processo judicial, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa, diante da prática de abuso de poder praticado pela autoridade pública. 
III- A ação civil pública é de competência do Ministério do Planejamento e busca equalizar o orçamento anual do Poder Executivo. 
IV- A ação popular poderá ser utilizada durante o período em que o processo licitatório estiver em andamento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	A licitação na modalidade de leilão oportuniza a administração pública a condição de realizar o processo de alienação de bens, em que o principal foco é conseguir sempre o melhor preço. No contexto dos diversos tipos de licitação, sendo o leilão uma das formas que a administração pública opera objetivando arrecadação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
(    ) Leilão de bens móveis aprendidos ou penhorados, devendo a previsão de arrecadação do leilão ser superior a R$ 500.000,00.
(    ) Leilão de bens imóveis inservíveis para a administração pública ou de imóveis com alto valor de mercado, nos casos em que a administração estiver em déficit financeiro.
(    ) Alienação de bens móveis inservíveis para a administração, apreendidos ou penhorados, bem como bens móveis de valor módico, inferior a R$ 650.000,00. 
(    ) Alienação de bens imóveis oriundos de processos judiciais ou em casos de imóveis procedentes de dação em pagamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2015) O Orçamento é instrumento fundamental de governo, seu principal documento de políticas públicas. Por meio dele, os governantes selecionam prioridades, decidindo como gastar os recursos extraídos da sociedade e como distribuí-los entre diferentes grupos sociais, conforme seu peso ou força política. Portanto, nas decisões orçamentárias, os problemas centrais de uma ordem democrática, como representação e accountability, estão presentes. 
FONTE: ABRUCIO, F.L.; LOUREIRO, M.R. Finanças Públicas, democracia e accountability: debate teórico e o caso brasileiro. Disponível em: <//www.ufpa.br>. Acesso em: 20 jul. 2015.
O aumento da transparência requer várias medidas que vêm sendo definidas por especialistas da área, como a adoção de uma linguagem acessível na divulgação do orçamento e da execução orçamentária; a institucionalização de mecanismos de representação dos distintos interesses nos processos de discussão e aprovação do orçamento, especialmente durante a tramitação da proposta orçamentária no legislativo; a participação da mídia na divulgação de análises a respeito do ônus e dos benefícios das decisões refletidas no orçamento; e a melhoria das instituições encarregadas do controle e da avaliação dos resultados.
FONTE: REZENDE, F. Reforma fiscal e equidade social. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
Considerando esses fragmentos de texto e o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), avalie as afirmações a seguir:
I- O controle social é uma importante forma de accountability horizontal exercida diretamente pelos cidadãos e que permite o acompanhamento das finanças públicas a partir de canais já estabelecidos, nos momentos definidos pela legislação vigente. 
II- Os controles interno e externo, além de atenderem aos princípios da legalidade, publicidade, moralidade, impessoalidade e do equilíbrio das contas públicas, devem ser realizadas com fundamento nos princípios da eficiência e efetividade. 
III- O resultado primário é uma espécie de medida utilizada para aferir o volume de recursos necessários ao funcionamento da máquina pública. 
IV- O conceito de accountability guarda estreita relação com os conceitos de responsabilidade fiscal e social, sendo a realização da prestação de contas, da responsabilização e da avaliação dos resultados obtidos em uma gestão exemplos de ações que devem permear a gestão pública responsável. 
V- A partir da edição da LRF, foram estabelecidos diversos mecanismos de controle dos gastos públicos, tais como despesas de pessoal, inscrição de despesas em restos a pagar e endividamento público, além de regras para a correção de desvios. 
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II, IV e V.
	 b)
	I e III.
	 c)
	I, II e IV.
	 d)
	II, III e V.
	12.
	(ENADE, 2015) É inegável que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei Complementar nº 101/2000, ao estabelecer normas de finanças públicas orientadas para a responsabilidade na gestão fiscal, representa importante avanço na forma de administrar os tributos que os contribuintes recolhem aos cofres públicos. 
Com relação à LRF, avalie as afirmações a seguir:
I- O propósito dessa lei é elevar o princípio da impessoalidade na gestão pública, uma vez que todos os cidadãos serão beneficiados pelo repasse tributário de poder. 
II- A União, os estados e os municípios, com exceção do Distrito Federal, deverão seguir as regras estabelecidas nessa norma. 
III- Os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - estão obrigados a seguir o disposto nessa lei. 
IV- Os objetivos dessa lei abrangem a melhoria da administração das contas públicas de países que comercializam com o Brasil.
V- A LRF impõe limites para despesas com pessoal e para o endividamento público. 
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	IV.
	 b)
	II e III.
	 c)
	I.
	 d)
	III e V.

Mais conteúdos dessa disciplina