Buscar

MERCADO FINANCEIRO - aula 1

Prévia do material em texto

MERCADO FINANCEIRO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: 
	Matr.: 
	Disc.: MERCADO FINANCEIRO 
	2020.1 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O sistema financeiro é segmentado nos seguintes subsistemas:
	
	
	
	O mercado financeiro; o mercado de capital; o mercado monetário e não monetário; o mercado cambial; o mercado de capitais; e o mercado bancário.
	
	
	O mercado de crédito (governos e bancos); mercado de plástico (cartões); mercado acionário; e mercado interbancário.
	
	
	O mercado monetário e não monetário; o mercado cambial; o mercado interbancário; o mercado de ações.
	
	
	O mercado de crédito; o mercado monetário; o mercado cambial; e o mercado de capitais (ou mercado de valores mobiliários).
	
	
	O mercado de crédito formal e o mercado de crédito informal.
	
Explicação:
 mercado de crédito; o mercado monetário; o mercado cambial; e o mercado de capitais (ou mercado de valores mobiliários).
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual das instituições a seguir tem o papel de formular toda a política monetária e do creditícia, objetivando atender aos interesses econômicos e sócias do pais.
	
	
	
	Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
	
	
	Comissão de Valores Mobiliários.
	
	
	Conselho Monetário Nacional.
	
	
	Conselho de Recursos do Sistema Financeiro
	
	
	Banco Central do Brasil.
	
Explicação:
Conselho Monetário Nacional.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Uma das atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), que a Lei No 4.595/1964 estabelece, na qualidade de órgão integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), é
	
	
	
	receber os recolhimentos compulsórios das instituições financeiras
	
	
	executar os serviços de meio circulante
	
	
	realizar as operações de redesconto e empréstimos a instituições financeiras
	
	
	orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras
	
	
	determinar os percentuais do recolhimento compulsório
	
Explicação:
orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pela operacionalização das políticas do Governo Federal, principalmente, para habitação, saneamento básico e apoio ao trabalhador. As principais atividades da Caixa Econômica Federal estão relacionadas a:
	
	
	
	captação de recursos financeiros para as transferências internacionais auxiliando os trabalhadores brasileiros residentes no exterior.
	
	
	estruturação do Sistema Financeiro Nacional, auxiliando o Banco Central na elaboração de normas e diretrizes para administração de fundos e programas como FGTS e PIS.
	
	
	elaboração de políticas para o mercado financeiro, viabilizando a captação de recursos financeiros, administração de loterias, fundos, programas e aplicação dos recursos e obras sociais.
	
	
	administração de loterias, fundos (FGTS), programas (PIS) e captação de recursos em cadernetas de poupança, em depósitos à vista e a prazo e sua aplicação em empréstimos vinculados substancialmente à habitação.
	
	
	elaboração de políticas econômicas que irão auxiliar o Governo Federal na composição do orçamento público e na aplicação dos recursos em atividades sociais, como esporte e cultura.
	
Explicação:
O objetivo principal da Caixa não é o lucro, mas a defesa e a proteção dos interesses públicos. Além do financiamento ao investimento, a Caixa Econômica Federal atua em áreas diversas, como a habitação popular, a Previdência Social e a integração social.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Operação realizada por empresas com uma carteira pulverizada de valores a receber, que negocia essa carteira com uma empresa criada para essa finalidade: Sociedade de Fins Especiais -SFE, com objetivo de levantar recursos no mercado mediante a emissão de títulos lastreados nos valores a receber, refere-se a:
	
	
	
	Financiamento de capital de giro
	
	
	Operações de ações
	
	
	Arrendamento mercantil
	
	
	Securitização de recebíveis.
	
	
	Operações de repasse.
	
Explicação:
Securitização de recebíveis.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Conselho Monetário Nacional (CMN) foi instituído pela Lei nº 4.595/1964. São integrantes do Conselho Monetário Nacional: I. Presidente do Banco Central do Brasil. II. Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão. III. Ministro da Fazenda. IV. Secretário da Receita Federal. V. Ministro-chefe da Casa Civil. VI. Secretário-geral da Presidência da República. Quais estão corretos?
	
	
	
	I, II, III, IV, V e VI
	
	
	Apenas IV, V e VI
	
	
	Apenas I, II e III
	
	
	Apenas I, II, III e IV
	
	
	Apenas II, III, VI e V.
	
Explicação:
Apenas I, II e III
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Regular o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar é função de que orgão?
	
	
	
	O Conselho Monetário Nacional - CMN
	
	
	O Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC
	
	
	A Comissão de Valores Mobiliários - CVM
	
	
	Banco do Brasil - BB
	
	
	O Banco Central do Brasil - BACEN
	
Explicação:
O CNPC é o órgão com a função de regular o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar, nova denominação do então Conselho de Gestão da Previdência Complementar.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Complete a frase corretamente: A taxa de juros SELIC meta não é taxa de juros que realmente remunera os investimentos em títulos públicos federais. A taxa que realmente remunera é a taxa ______________________, resultante das negociações entre o ____________________ e os bancos dealers nas operações de ____________________________. Se a inflação estiver acima da meta estabelecida pelo(a) _______________, a tendência é que as taxas de juros do sistema financeiro de uma maneira geral ________________, com o objetivo de desestimular o crédito e o consumo.
	
	
	
	SELIC over, Banco Central, mercado aberto, CMN, subam.
	
	
	SELIC semanal, Banco Central, mercado aberto, CMN, subam.
	
	
	SELIC mensal, Banco Central, redesconto, CVM, caíam.
	
	
	SELIC over, Conselho Monetário Nacional (CMN), redesconto, subam.
	
	
	CDI over, Banco Central, redesconto, CMN, caíam.
	
Explicação:
SELIC over, Banco Central, mercado aberto, CMN, subam.

Continue navegando