Buscar

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para Hashimoto (2006), o administrador novo não possui a considerada essência do empreendedorismo. Essa essência são três elementos que qualificam a pessoa como empreendedora quando são apresentados juntos, e quando sozinhos são considerados características que qualquer empresário possui. Dentro deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três elementos que levam o empresário a ser considerado um empreendedor:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	Inovação, risco e autonomia.
	 b)
	Inovação, busca de informações e identificar oportunidades.
	 c)
	Risco, autonomia e busca de informações.
	 d)
	Risco, identificar oportunidades e não buscar informações.
	2.
	Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o exemplo da professora Sara Sarasvathy, que descobriu que os empreendedores nem sempre esmiúçam um problema de modo a visualizar o resultado do processo chamado de causalidade. Ao invés disso, os empreendedores usam o processo de efetuação, conhecem primeiro os meios disponíveis e assim escolhem os possíveis resultados. Sobre o processo de efetuação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	O princípio da colcha de retalhos enfatiza a criação de algo novo a partir das metas, a ênfase se dá na criação de algo novo descobrindo novas maneiras para atingir as metas determinadas.
	 b)
	O princípio do pássaro na mão enfatiza o quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
	 c)
	O princípio da perda suportável enfatiza a negociação com os stakeholders que estão dispostos a participar do projeto de formar um novo empreendimento.
	 d)
	O princípio da limonada enfatiza a necessidade de usar os imprevistos ao invés de evitá-los, transformando as dificuldades em oportunidades.
	3.
	Sempre existe o questionamento se o gestor e o empreendedor têm as mesmas características. Há uma comparação entre os gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos, seu modo de agir e de ver os negócios se diferencia em vários aspectos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Gerentes tradicionais: valorizam a promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritório, auxiliares e poder corporativo.
II- Empreendedores autônomos: quanto a orientação ao tempo, estão entre os gerentes tradicionais e os empreendedores, dependendo da urgência em atingir o cronograma autoimposto e corporativo.
III- Empreendedores corporativos: não têm nenhuma preocupação com símbolos de status tradicionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	Os empreendedores são percebidos como indivíduos importantes para o setor econômico e o desenvolvimento social de uma região. Assim, para que um empreendedor tenha sucesso é primordial possuir algumas competências. O empreendedor precisa ter as definições do tão famoso "CHA". Sobre o significado desta sigla e como pode ser definida, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A habilidade, neste caso, está relacionada à ação, à proatividade e a ter iniciativa.
	 b)
	Com relação à atitude, é correto afirmar que está associada ao aprendizado teórico.
	 c)
	O conhecimento pode ser considerado o saber adquirido na escola, no dia a dia quando aprendeu a escrever, até o final de uma graduação, é um conhecimento contínuo. Essas competências são técnicas.
	 d)
	O "C" do CHA é definido como competência, o "H" como habilidade e o "A" como aprimoramento.
	5.
	No cenário atual, a inovação tem se apresentado como um fator estratégico dentro das organizações, principalmente na busca de diferenciação e/ou vantagem competitiva. Nesse mercado global e altamente competitivo, o conceito de Startup tem se popularizado no empreendedorismo a partir de 1990, com o surgimento da "bolha" da internet nos Estados Unidos. No entanto, no Brasil esse termo passou a ser difundido entre 1999-2001 e seu conceito pode ser definido por diversas maneiras. Sobre a startup, analise as afirmativas a seguir:
I- A startup é uma empresa em fase embrionária, que geralmente está no processo de implementação de suas operações. Não necessariamente precisa já estar comercializando seus produtos e serviços, mas já está funcionando ou em processo final de instalação. 
II- A startup é uma organização que se forma para pesquisar um modelo de negócio. Exemplo: a ideia é estimar nesse processo a estabilidade, em suma, se é necessário ou não o aumento de capital e/ou pessoal na mesma proporção. 
III- A startup é uma instituição destinada à entrega de um produto ou serviço sobre condição de certeza, algo que pode se reproduzir de forma repetida em pequena quantidade com ganho de produtividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	6.
	O conceito de empreendedorismo sofreu uma evolução histórica. Com isso surgiram várias escolas, como a bibliográfica, a clássica, entre outras. O que caracteriza a escola da liderança?
	 a)
	Marcado pelo trabalho realizado sozinho e não em equipe.
	 b)
	Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos, pois aceita que se nasce empreendedor.
	 c)
	O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo.
	 d)
	Estuda os empreendedores a partir de características comportamentais e de personalidade.
	7.
	Assim como o empreendedorismo representa a abertura de um novo negócio, ele pode também acontecer dentro de empresas já existentes. Essa forma de empreendedorismo acontece quando as organizações criam um clima favorável para o desenvolvimento da criatividade e inovação de seus colaboradores. Qual é o nome que recebe o empreendedorismo quando acontece dentro das organizações?
	 a)
	Empreendedorismo corporativo.
	 b)
	Empreendedorismo social.
	 c)
	Empreendedorismo funcional.
	 d)
	Empreendedorismo colaborativo.
	8.
	O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais. Sobre as competências do intraempreendedor, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto.
	 b)
	Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência.
	 c)
	Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças.
	 d)
	Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados.
	9.
	Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	Neste princípio, os empreendedores pensam de uma forma alternativa no que diz respeito a essa advertência, para transformá-la em oportunidade.
	 b)
	Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refereà possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém.
	 c)
	Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido.
	 d)
	Neste princípio, os empreendedores tratam esses imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo.
	10.
	No Brasil, o movimento do empreendedorismo teve maior força a partir da década de 90, pois antes se ouvia muito pouco a respeito. O Sebrae se tornou referência no assunto no Brasil, dando apoio às empresas menores e qualificação aos empreendedores. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Sebrae tem como principal objetivo levar software para o gerenciamento das atividades dos empreendedores.
	 b)
	O Sebrae contribui na busca de informações para abertura do negócio e até mesmo consultoria para os problemas pontuais do negócio.
	 c)
	O foco do Sebrae está em contribuir com grandes empresas.
	 d)
	O Sebrae contribui para as empresas, mas tem pouco foco no desenvolvimento do empreendedor.
Parte inferior do formulário

Continue navegando