Buscar

The effect of the

Prévia do material em texto

The effect of the cementitious paste thickness on the performance of pervious concrete 
Mestrado em Tecnologias Sustentáveis 
Fernanda Bianchi Deleprani
20201MTS0043
Disciplina: Seminários
Professora: Rosana Vilarim da Silva 
VITÓRIA 
2020
O concreto permeável é uma alternativa sustentável aos materiais convencionais de pavimentação, pois facilita a infiltração de água enquanto mantém seu desempenho estrutural. 
Permite que a água penetre através de sua estrutura, permitindo um controle superior do escoamento de águas pluviais e controle da poluição por fontes não pontuais.
 
O concreto permeável ajuda na recarga das águas subterrâneas. 
Introdução
O concreto permeável consiste em agregado grosso envolto por uma fina camada de pasta de cimento Portland. 
A quantidade de cimento utilizada afeta a espessura do revestimento afetando a porosidade e outras propriedades mecânicas do concreto. 
O desempenho da infiltração do concreto permeável é determinado pelas características da estrutura do espaço vazio, como:
 Tamanho do agregado grosso;
 Volume do espaço vazio;
 Tamanho do espaço vazio;
 Distribuição do espaço vazio;
 Quantidade de cimento utilizado.
Correlacionar o desempenho do concreto permeável com a variação da espessura da pasta cimentícia.
Esta pesquisa se concentrou na proporção do agregado grosso, na quantidade de cimento e da quantidade de vazios.
Foi limitado o tamanho do agregado grosso (dois tamanhos), o teor de cimento (baixo, médio e alto) e a técnica de compactação controlada de laboratório.
Objetivo
Programa Experimental 
Materiais
Agregado grosso de calcário: 9,54mm e 6,35mm de pedreiras do Texas, EUA.
Cimento Portland tipo I e II.
A gravidade específica, a absorção de água, os vazios e o peso unitário de cada tamanho de agregado de acordo com a Tabela 1.
Com base nos métodos descritos em ACI 522R-10 foram produzidas seis misturas com uma relação água-cimento de 0,33.
Devido aos três níveis de compactação e dois tamanhos de agregados, o total de misturas totalizou 18 grupos de amostras, conforme mostrado na Tabela 2.
As misturas foram preparadas usando um misturador de tambor rotativo e misturadas de acordo com ASTM C192-15.
Técnicas de compactação 
Foram usados três níveis de compactação, sendo:
(i) não compactados- quando o concreto foi simplesmente colocado nos moldes;
(ii) duas camadas compactadas com uma haste de tamponamento de 9,54 mm, cinco vezes por camada- fornece um nível aproximado de compactação média; 
(iii) três camadas compactadas com um martelo proctor padrão de 2,5 kg com altura de queda de 30 cm, que distribui o concreto com uma cabeça de 100 mm- fornece um alto nível aproximado de compactação.
As amostras foram fundidas e compactadas em cilindros plásticos de 200 mm de comprimento por moldes de 100 mm de diâmetro. 
Após a compactação, as amostras foram deixadas em temperatura ambiente 22 ° C por 24 h, sendo todas elas desmoldadas e armazenadas em uma sala de cura de concreto com umidade > 98% e temperatura de 22,2°C por 28 dias, de acordo com a norma ASTM C192-14.
Métodos Experimentais 
Teste espessura da pasta cimentícia
Não há um padrão para determinar a espessura da pasta cimentícia de uma amostra de concreto permeável, assim, os autores adotaram um procedimento em que define os aspectos de cada agregado de forma individual em um concreto.
O comprimento da espessura da pasta é o comprimento máximo da borda do agregado à borda mais externa da pasta de cimento. 
A quantificação da espessura da pasta foi feita com o corte em seções transversais de 100 mm de largura.
Para a conclusão da etapa de determinação da espessura, foram utilizados dois métodos de análise: medição manual e medição baseado em software.
O sistema de grade incorpora 22 linhas mensuráveis ​​(verticais e horizontais) com a grade de 9,54 mm e 30 linhas mensuráveis ​​(verticais e horizontais) com as 6,35 mm.
Porosidade e permeabilidade
A porosidade das amostras de concreto foi determinada com base na ASTM C1754-12.
Para medir a permeabilidade, foi utilizado permeâmetro de cabeça descendente.
Resistência à compressão e resistência à tração à ruptura
Os testes de resistência à compressão foram realizados de acordo com a norma ASTM C39-15 a. A força compressiva foi aplicada até que a amostra apresentasse um padrão de fratura bem definido. A resistência à compressão das amostras foi determinada aos 28 dias de idade.
Os testes de resistência à tração foram realizados de acordo com ASTM C496-11. As amostras foram testadas usando uma carga constante até que apresentassem um padrão de fratura bem definido. A resistência à tração das amostras foi determinada para resistências de 28 dias.
Espessura da pasta cimentícia
Análise e Resultados
Porosidade vs. espessura da pasta cimentícia
À medida que a espessura da pasta cimentícia aumenta, os locais de porosidade ativa diminuem, o que resulta na diminuição da porosidade geral das amostras. 
Permeabilidade vs. espessura da pasta cimentícia
À medida que a espessura da pasta cimentícia aumenta, a permeabilidade das amostras de concreto permeável diminui.
Resistência à compressão vs. espessura da pasta cimentícia
Com um aumento na espessura da pasta cimentícia, um aumento na resistência à compressão é observada.
Resistência à tração à ruptura vs. espessura da pasta cimentícia
Um aumento da resistência à tração à ruptura é registrado à medida que a espessura da pasta cimentícia aumenta.
Resumo dos dados
O teor de cimento afeta a espessura da pasta cimentícia, de modo que mais porcentagem de cimento resulta em pasta mais espessa ao redor do agregado. 
Existe uma relação entre o tamanho agregado e o conteúdo da pasta, de modo que agregados menores com maior conteúdo de pasta mostram porosidades semelhantes às do agregado maior com menor conteúdo de pasta.
A porosidade das amostras de concreto permeável diminui com o aumento da espessura da pasta cimentícia. Quando a pasta se torna maior, o tamanho dos vazios ativos diminui e reduz a porosidade da amostra.
Conclusões
A permeabilidade das amostras de concreto permeável diminuiu com o aumento da espessura da pasta cimentícia. Quanto maior a espessura da pasta, menor o espaço vazio.
A resistência à compressão de 28 dias e a resistência à tração à ruptura aumentaram com um aumento na espessura da pasta cimentícia até um ponto de aproximadamente 3,5 mm.
Para agregados grandes, se a espessura da pasta ficar muito grossa, o tamanho do espaço vazio será reduzido o que resulta em um concreto sem espaços vazios, anulando a finalidade do concreto permeável.
https://doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2015.07.187

Continue navegando