Buscar

Apol 1 leitura e compreensao de texto nao literario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte citação:
 
“A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Flavia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200015>. Acesso em 25 jul. 2018.
 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre a consciência fonológica, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 10.0
	A	A consciência fonológica não deve ser associada ao ensino da correspondência entre letra e som.
	B	A dissociação do ensino das letras e da consciência fonológica é necessária para a aquisição da leitura.
	C	O processo de construção conceitual pelo leitor é facilitado pela dissociação do ensino das letras e da consciência fonológica.
	D	O desenvolvimento da consciência fonológica dificulta o processo de construção conceitual da criança.
	E	A aprendizagem é favorecida pela associação do ensino das letras com a consciência fonológica.
Você acertou!
O “ensino das letras dissociado de um trabalho que promova o desenvolvimento das habilidades de reflexão sobre os sons da língua oral – desenvolvimento da consciência fonológica – e de seus correspondentes na escrita pode dificultar o processo de construção conceitual da criança, não favorecendo a aprendizagem das correspondências letra-som e dificultando o avanço da aquisição da leitura” (texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização, p. 462).
Questão 2/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte informação: 
“No que concerne aos tipos textuais, parece haver um apagamento em relação ao seu conhecimento conceitual, e mesmo à sua importância na construção dos textos por parte dos professores. Existe uma grande cobrança em relação ao conteúdo programático dos livros didáticos e sobre o ensino e o trabalho com os gêneros textuais. Isso, muitas vezes, faz com que o trabalho com gêneros textuais seja mais enfatizado e o ensino dos tipos textuais, muitas vezes, seja deixado em segundo plano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Jaqueline Maria De. Tipos e gêneros textuais: Entre consensos e confusões, uma questão dialética ou conceitual? p. 25. <http://www.pgcl.uenf.br/2018/pdf/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Jaqueline%20Maria%20de%20Almeida.pdf>. Acesso em 20 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar sobre o ensino da tipologia textual e dos gêneros textuais de acordo com autores como Dolz e Schneuwly, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	Pesquisas mostram que, atualmente, todos os ambientes escolares trabalham com a tipologia e com os gêneros textuais de forma não equivocada.
	B	As atividades escolares com a língua portuguesa devem trabalhar exclusivamente com a tipologia textual, e não com os gêneros textuais.
	C	Os gêneros textuais devem ser trabalhados na escola sem deixar de lado a sua função social.
Você acertou!
“Dolz e Schneuwly [...] vêm propondo os gêneros como grandes instrumentos para a aprendizagem do texto escrito, por isso sugerem uma complexificação na seleção dos gêneros que vá organizar um currículo numa progressão discursiva, no qual todos os tipos de texto (narrativos, expositivos, argumentativos) devem ser construídos das suas formas concretas (gêneros) mais primitivas e simples para as mais complexas e tardias. Estes pesquisadores estão intrinsecamente ligados a concepção interacionista social do desenvolvimento psicológico de Vigotsky, e se utilizam disso para também construírem o conceito de que os gêneros são uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das funções superiores dos alunos e para a sua participação em diversas atividades. Sob esta ótica, o gênero é visto como um instrumento que utilizamos para nos comunicar. Levando em conta a organização dos gêneros em sequências, nas quais se opera a passagem de gêneros simples para gêneros mais complexos, foram organizados três critérios para a construção dos agrupamentos dos gêneros propostos: primeiro foram contemplados os gêneros da ordem de domínios essenciais de comunicação na sociedade, seguindo com as tipologias que estavam em parte, presentes nos livros didáticos e guias curriculares e, por fim, as capacidades de linguagem dominantes implicadas para maestria dos gêneros aplicados [...]. Através de práticas de observação podemos constatar que em muitos ambientes escolares o trabalho com os gêneros vem sendo tratado de modo equivocado, visto que algumas propostas escolares enfatizam apenas os tipos textuais (narração, argumentação, dissertação), trazendo os para dentro da sala de aula desprovidos de qualquer ligação com a sociedade, já outras trabalham com os gêneros textuais em si, porém deixam de lado a sua função social, lembrando somente das suas características estruturais, tendo como produto final o simples cumprimento da tarefa” (texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, p. 5,6).
	D	Como o gênero textual é visto como um instrumento que não é utilizado para a comunicação, ele não precisa ter relevância no ensino/aprendizagem.
	E	
A tipologia textual, por ser vista como um instrumento de comunicação, deve ter maior enfoque no ensino/aprendizagem do que os gêneros textuais.
Questão 3/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte informação: 
“[...] se a educação implica perspectiva dialética, se o desenvolvimento humano ocorre com a interação e o reconhecimento do signo se dá através de semiose, então interação, mediação, semiótica e letramento devem andar juntos na medida em que a interpretação de signos verbais e não-verbais faz parte da construção do conhecimento e dependem da interação, da mediação semiótica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIERINI, Andreia; VOIGT, Ludmilla. Letramento: Uma questão semiótica. <https://www.webartigos.com/artigos/letramento-uma-questao-semiotica/68052#ixzz5LlMLJo1G>. Acesso em 19 jul. 2018. 
Conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre o letramento multissemiótico exigido pelos textos contemporâneos, analise as seguintes afirmativas:
I. O letramento multissemiótico volta-se especificamente para a escrita alfabética.
II. Inexiste relação entre letramento multissemiótico e os avanços tecnológicos.
III. O letramento multissemiótico é aquele que se expande para o campo da imagem, da música, indo além da escrita alfabética. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	I
	B	III
Você acertou!
“Um dos objetivos principais da escola é justamente possibilitar que seus alunos possam participar das várias práticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita (letramentos) na vida da cidade, de maneira ética, crítica e democrática. Para fazê-lo, é preciso que a educação linguística leve em conta hoje: [...] os letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de ‘numeramento’; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores,
as imagens, os sons, o design etc., que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos, que têm exigido outros letramentos, por exemplo, o letramento visual e que ‘têm transformado o letramento tradicional (da letra) em um tipo de letramento insuficiente para dar conta daqueles necessários para agir na vida contemporânea’ (Moita-Lopes; Rojo [...])” (texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 585,586).
	C	I e II
	D	I e III
	E	II e III
Questão 4/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Analise a seguinte informação: 
“Os gêneros textuais funcionam como paradigmas porque nos oferecem modelos de comunicação para que esta seja eficaz, não só verbalmente como também através da produção escrita”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Graciela; SANTOS, Jacinto Lopes dos; SILVA, Solimar Patriota. Produção textual: Concepção de texto, gêneros textuais e ensino. <http://www.filologia.org.br/xvi_cnlf/tomo_1/096.pdf>. Acesso em 30 jul. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, é correto afirmar que os gêneros textuais:
Nota: 10.0
	A	Dizem respeito exclusivo a textos escritos que não devem ser utilizados para o letramento.
	B	São textos desnecessários para a vida cotidiana do ser humano.
	C	Dizem respeito exclusivo a textos orais instáveis, históricos e geograficamente caracterizados.
	D	São textos orais ou escritos que encontramos em nossa vida diária.
Você acertou!
“Para aprofundar conhecimentos a respeito dos gêneros textuais e sua importância no contexto escolar, enfatizamos inicialmente as contribuições de Marcuschi [...], que nos mostra que os gêneros são textos orais ou escritos materializados em situações comunicativas recorrentes. Conforme o autor, os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária, com padrões sociocomunicativos característicos definidos por sua composição, objetivos enunciativos e estilo, concretamente, realizados por forças históricas, sociais, institucionais e tecnológicas. Como tal, os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas” (texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, p. 3).
	E	Dizem respeito exclusivo a textos escritos utilizados em situações comunicativas não interativas.
Questão 5/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte citação: 
“[...] os textos se realizam mediante o modo como os sujeitos aprenderam a realizá-los em determinados meios sociais e mediante determinado discurso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONINI, Adair. A relação entre prática social e gênero textual: Questão de pesquisa e ensino. <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo041.pdf>. Acesso em 29 jul. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, é correto afirmar que os gêneros textuais:
Nota: 10.0
	A	São ferramentas para o convívio entre as pessoas desde que não façam parte de uma atividade social.
	B	Por serem apenas textos, não influenciam as pessoas a tomarem ou mudarem de opinião.
	C	Apesar de serem criados pelas pessoas, eles não exercem efeitos sobre a vida dos seres humanos.
	D	Não são considerados como ferramentas úteis para se utilizar nas atividades de convívio social do ser humano.
	E	Como atividade social, tornam-se ferramentas para o convívio do ser humano na sociedade.
Você acertou!
“Como atividade social, os gêneros se tornam as ferramentas para o convívio social, que se orientam para aspectos sociais das comunidades. Gêneros podem impor opiniões, mudar regras sociais, reforçar valores de grupo, isto é, ter efeitos sobre as vidas das pessoas. Entendendo que, dessa forma, comunicamo-nos por meio de gêneros, esses estão presentes em nossas ações diárias, na forma como organizamos nosso cotidiano, o que resulta em formas tipificadas, facilmente reconhecíveis” (texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, p. 132).
 
Questão 6/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte afirmação:
“[...] o letramento vai além do ler e escrever, ele tem sua função social, enquanto a alfabetização encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior do letramento do sujeito. Nessa perspectiva, alfabetização e letramento se completam e enriquecem o desenvolvimento do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIOGO, Emilli Moreira; GORETTE, Milena da Silva. Letramento e alfabetização: Uma prática pedagógica de qualidade. <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf>. Acesso em 18 jul. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre as concepções de alfabetização e de letramento no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e de escrita, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
Nota: 10.0
	A	
A alfabetização deve preceder o letramento, pois é concebida pelos estudiosos dessa área como o meio mais eficaz para o desenvolvimento de habilidades de uso do sistema da escrita na vida em sociedade.
	B	
O letramento deve ser dissociado da alfabetização, pois é unanimemente considerado como o processo mais eficaz para dar conta da entrada da criança no mundo da escrita.
	C	
A alfabetização não compreende o conceito de letramento e vice-versa; são dois processos totalmente distintos um do outro.
	D	
A alfabetização e o letramento são processos que devem acontecer ao mesmo tempo.
Você acertou!
“Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita a alfabetização - e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em dependência da alfabetização [...]. Na concepção atual, a alfabetização não precede o letramento, os dois processos são simultâneos, o que talvez até permitisse optar por um ou outro termo, como sugere Emília Ferreiro em recente entrevista à revista Nova Escola, em que rejeita a coexistência dos dois termos com o argumento de que em alfabetização estaria compreendido o conceito de letramento, ou vice-versa, em letramento estaria compreendido o conceito de alfabetização” (texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas, p. 15).
	E	
A alfabetização e o letramento são processos desvinculados um do outro e por isso não devem ocorrer simultaneamente.
 
Questão 7/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte citação: 
“Aprender a ler como se a leitura fosse um ato mecânico, separado da compreensão, é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação à escrita”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,
ele está disponível em: GONÇALVES, Doro Fernanda. Práticas de leitura e escrita na alfabetização. <http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a11.pdf>. Acesso em 23 jul. 2018.
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre a psicogenética e a alfabetização, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	A	A psicogenética não tem relação com a concepção do processo de construção da representação da língua escrita.
	B	A língua escrita precisa necessariamente ser ensinada via alfabetização “tradicional” para ser concebida pela criança durante seu período de letramento.
	C	O processo de construção da representação da língua escrita teve influência da perspectiva psicogenética.
“Não é necessário retomar aqui a mudança que representou, para a área da alfabetização, a perspectiva psicogenética: alterou profundamente a concepção do processo de construção da representação da língua escrita, pela criança, que deixa de ser considerada como dependente de estímulos externos para aprender o sistema de escrita – concepção presente nos métodos de alfabetização até então em uso, hoje designados ‘tradicionais’, e passa a sujeito ativo capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais” (texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas, p. 10).
	D	Para a criança ser alfabetizada, basta ela ter estímulos linguísticos externos.
	E	Na alfabetização, a criança é, por natureza, um ser passivo que progressivamente constrói o sistema de representações sociais.
 
Questão 8/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte citação: 
“O estudo dos gêneros textuais vem sendo feito desde Platão e Aristóteles, e daí para cá tem feito parte das preocupações dos cientistas da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAGNONCELLI, Magali. A influência dos gêneros textuais no processo de construção de sentido do texto. http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CELSUL_VIII/importancia_do_genero.pdf>. Acesso em 29 jul. 2018.
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil sobre os estudos acerca dos gêneros textuais, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) O estudo dos gêneros textuais é uma categoria nova e, por isso, eles têm sido objeto constante de interesse dos pesquisadores da área de educação.
II. ( ) Os gêneros textuais são estudados há mais de vinte séculos.
III. ( ) Foi Platão quem iniciou a observação sistemática dos gêneros textuais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	F – F – F
	B	V – V – V
	C	V – V – F
	D	F – V – V
Você acertou!
“Os gêneros textuais têm sido objeto de estudo constante por parte dos pesquisadores preocupados com uma prática que privilegie a interação verbal e as diversas situações de interlocução. Entretanto, nas palavras de Marcuschi [...], ‘o estudo dos gêneros textuais não é novo e, no Ocidente, já tem pelo menos vinte e cinco séculos, se considerarmos que sua observação sistemática, iniciou-se com Platão’. Essa observação indica que, devido ao longo período de observações, o tema apresenta diversos enfoques teóricos ainda hoje” (texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, p. 121).
	E	V – F – F
Questão 9/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] tratar da gênese dos gêneros implica falar da relação com o homem com a linguagem ao longo de toda a história. Como defende o célebre filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin (1895-1975), só nos comunicamos por meio de gêneros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOVER-FALEIROS. Rita. O conceito de gênero textual e seu uso em aula. <https://novaescola.org.br/conteudo/194/o-que-e-um-genero-textual>. Acesso em 29 jul. 2018.
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil sobre os gêneros textuais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Os gêneros textuais tiveram suas recomendações de uso no ensino da língua portuguesa já na Constituição Federal de 1988.
	B	O uso dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa foi homologado pela Lei de Diretrizes da Educação 5.692, em 1971.
	C	Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1988 propuseram o uso dos gêneros textuais no Brasil.
Você acertou!
“No Brasil, o tema ‘gêneros textuais’ entrou em cena a partir da implementação, em todo o país, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998, que consistem num documento de orientação materialista histórico dialética e marxista. Esse documento, com base nas teorias e concepções sobre a linguagem, o aprendizado e o desenvolvimento do sujeito de Vygotsky e de Bakhtin, indica ao professor uma prática reflexiva com o texto, seja do aluno, seja de outros autores, baseada numa das teorias dos gêneros textuais e na gramática reflexiva. Algumas dessas perspectivas receberam maior aceitação entre os professores e educadores brasileiros e outras ainda não atingiram um nível de aceitação tão amplo” (texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, p. 120).
	D	No Brasil, não há um documento oficial que oriente quanto ao uso dos gêneros textuais na educação; essa iniciativa partiu dos professores da rede particular de ensino.
	E	Os gêneros textuais não devem ser trabalhados em sala de aula, pois nem todos os professores de Língua Portuguesa receberam com boa aceitação a proposta de ensino/aprendizagem por meio desse material.
 
Questão 10/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Dolz e Schneuwly [...] propõem que se trabalhe não com gêneros individuais, considerando que o número de gêneros é quase infinito, mas com agrupamentos de gêneros que mobilizem capacidades de linguagem semelhantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, Lucas Feitoza; LIMA, Gustavo Henrique da Silva. Agrupamento e progressão de gêneros textuais em duas propostas curriculares do agreste meridional de Pernambuco: Desafios e possibilidades. <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1316_15032017160920.pdf>.  Acesso em 30 jul. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar sobre as sequências didáticas propostas por Dolz e Schneuwly para se trabalhar com os gêneros textuais, relacione corretamente o gênero textual que contempla cada uma das seguintes ordens: 
Ordem do narrar
Ordem do relatar
Ordem do argumentar
Ordem do transmitir
Ordem de regular comportamentos 
(   ) Textos com instruções de uso
(   ) Entrevista
(   ) Debate regrado
(   ) Depoimentos
(   ) Textos ficcionais
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	4 – 5 – 1 – 3 – 2
	B	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	C	2 – 1 – 3 – 5 – 4
	D	1 – 3 – 4 – 5 – 2
	E	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Você acertou!
A sequência correta é: 5 – 4 – 3 – 2 – 1. “Dolz e Schneuwly [...] propõem que as sequências didáticas para expressão oral e escrita sejam divididas em agrupamentos de diferentes gêneros [textuais], os quais contemplam: [1] a ordem do narrar, caracterizando-se por textos ficcionais, que se utilizam da criatividade, do verossímil; [2] a ordem do relatar, incluindo as memorizações humanas, depoimentos; [3] a ordem do argumentar, que são textos polêmicos,
debate regrado, a nota crítica de leitura; [4] a ordem do transmitir, que são apresentações de diferentes formas do saber, a entrevista, a exposição oral e escrita, o relatório científico e, por último, [5] a ordem de regular comportamentos, que são as instruções de uso” (texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, p. 5).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais