Buscar

ap 1 movimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1. (5 pontos)
Apesar das constituições democráticas afirmarem o princípio da igualdade entre os cidadãos, ao longo da história, há sempre novas reivindicações. É justamente através de movimentos sociais que determinados grupos ou classes sociais conquistam novos direitos, muitas vezes direitos que outros grupos já possuem. Caracterize os movimentos sociais de operários e de camponeses na Primeira República (1889-1930).
R: para compreender a formação dos movimentos sociais e suas principais características, assim como suas reivindicações é necessário salientar que o período da Primeira República (1889-1930), é marcado por transformações econômicas e socias, assim como a forte influencia de imigrantes europeus com princípios idealistas a qual tinham como base, o anarquismo e o comunismo.
Sendo assim o movimento operário surge para reivindicar direitos básicos visando atender suas necessidades imediatas, já na primeira década do século XX, com a crescente produção industrial sobretudo no Rio de Janeiro e São Paulo, as reivindicações passaram a ser outras, como melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social, tais ações se caracterizavam por organizações que reuniam trabalhadores para se empenharem a essas cobranças, iniciando assim o que mais tarde seria denominado os movimentos sindicais. 
Entre os anos de 1903 e 1906, greves de menor expressão tomavam conta dos grandes centros industriais. Tecelões, alfaiates, portuários, mineradores, carpinteiros e ferroviários foram os primeiros a demonstrar sua insatisfação.
Já em 1917 aconteceu em São Paulo, uma das mais importantes greves reunindo cerca de 70 mil trabalhadores, que cruzaram os braços exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais durando uma semana, sendo duramente reprimida pelo governo paulista, porem chegando a um acordo que garantiu 20% de aumento para os trabalhadores.
 A influência da revolução Russa com a vitória dos comunistas inspirava vários 
. grupos operários no Brasil e no mundo que acreditavam que havia chegado o momento de colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade.
Sendo que em 1922, inspirado pelo Partido Bolchevique Russo, foi oficializada a fundação do PCB, Partido Comunista Brasileiro e Paralelamente, a estes acontecimentos os sindicatos passaram a se organizar melhor, mobilizando muitos trabalhadores pertencentes a um mesmo ramo da economia industrial.
Porém é importante frisar que os movimentos operários divergiam de modo que os grupos adeptos a corrente política moderada buscava melhorias dentro das indústrias e lutavam para garantir o reconhecimento dos sindicatos por parte do Estado, ao contrário dos anarquistas, que atuavam no espaço político legal apoiando e lançando candidatos e entendiam que o Estado era como um mal em si, já os comunistas o viam como um espaço a ser ocupado e transformado. Essas concepções os levaram, seja na ilegalidade, seja nos breves momentos de vida legal, a buscar aliados e participar da vida parlamentar do país.

Continue navegando