Buscar

Acadêmico 29 eva

Prévia do material em texto

Acadêmico: Eva Maria Moreira Campos (2519577)
Noções de Direito (CTB09) Avaliação:
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512513) ( peso.:3,00) 20461443
1.	Comumente as sociedade empresárias são conhecidas pela união de duas ou mais pessoas que buscam lucro em determinado segmento profissional. O Código Civil as classifica em sociedade empresária ou simples. Sobre a citada classificação, analise as afirmativas a seguir:
I- Na sociedade empresária, existe o capital, mão de obra, consumo e tecnologia.
II- Chama-se sociedade simples quando a atividade econômica é explorada através da atividade intelectual.
III- Uma sociedade limitada pode ser caracterizada como sociedade empresária.
IV- Na sociedade simples, o objetivo não é o lucro, e sim com objetivos sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas III e IV estão corretas. b) Somente a afirmativa IV está correta.
c) Somente a afirmativa I está correta. d) As III afirmativas I, II e estão corretas.
2.	O Direito das Obrigações, constante na parte especial do Código Civil brasileiro, regulamenta as obrigações contratuais, que são aquelas que se originam de um contrato, que por sua vez é um negócio jurídico. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- A liberdade de contratar, conferida às partes pelo princípio da vontade, não é absoluta. PORQUE 
II- Exige-se nas obrigações contratuais a boa-fé objetiva, entendida como a obrigação de agir com probidade e honestidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. b) Somente a asserção I é verdadeira.
c) Somente a asserção II é verdadeira. d) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3.	O Livro II da parte geral do Código Civil traz a regulamentação dos bens no ordenamento jurídico brasileiro. Em sua definição jurídica, os bens são espécies de coisas, mais especificamente, são coisas capazes de satisfazer uma obrigação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Bens podem ser definidos como as coisas passíveis de apropriação, dotadas ou não de valor econômico e capazes de satisfazer uma obrigação.
II- Os bens podem ser materiais ou imateriais.
III- Os bens serão sempre privados, não cabendo falar em bens públicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2006. Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/l10406.htm>. Acesso em: 1 jun. 2018.
a) As sentenças II e III estão corretas. b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas. d) As sentenças I e III estão corretas.
4.	A definição de fonte do direito é apresentada de forma ilustre pelo jurista Reale (2004). Segundo o autor, por "fonte do direito" designamos os processos ou meios em virtude dos quais as regras jurídicas se positivam com legítima força obrigatória, isto é, com vigência e eficácia no contexto de uma estrutura normativa. O direito resulta de um complexo de fatores que a Filosofia e a Sociologia estudam, mas se manifesta, como ordenação vigente e eficaz, através de certas formas, diríamos mesmo de certas formas, ou estruturas normativas. Sobre fontes do Direito, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2004, p. 140.
	a) A constituição é a principal norma jurídica emanada pelo Estado, a lei maior do país.
	b) O costume é norma jurídica escrita e surge das práticas contínuas e reiteradas da sociedade.
	c) A analogia se baseia no argumento de que algo deve ser feito porque sempre o foi.
	d) A lei tem sua autoridade baseada no uso contínuo das normas e na força do tempo. 
5.	conjunto dos direitos objetivos e subjetivos integra o que chamamos de Direito, sendo, portanto, de extrema relevância para o O entendimento deste a compreensão das formas pelos quais aqueles se relacionam entre si. Sobre a forma com que o direito objetivo e o direito subjetivo se constituem em suas mutualidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito objetivo e o direito subjetivo, apesar de distintos por definição, são interligados.
( ) Os direitos objetivo e subjetivo são conceitos distintos e independentes, não apresentando qualquer relação entre si.
( ) O direito objetivo não existe sem o direito subjetivo e vice-versa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V. b) V - F - V. c) V - V - F. d) F - F - V. 
6.	A Constituição Federal de 1988, enquanto Lei maior do ordenamento jurídico brasileiro, estabelece o conjunto de direitos e garantias necessários para assegurar a dignidade humana aos brasileiros e estrangeiros residentes no país. Os direitos e as garantias fundamentais individuais e coletivos estão previstos pela Constituição em seu artigo 5º, que contém ao todo setenta e seis incisos. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Direitos e garantias fundamentais são conceitos distintos, sendo os direitos faculdades e permissões conferidos pelo Estado aos cidadãos, enquanto as garantias são formas de assegurar tais direitos.
II- A liberdade de manifestação do pensamento, a liberdade de consciência e de crença e o direito de propriedade estão previstos no artigo 5º da CF.
III- Os direitos e garantias constantes do art. 5º podem ser divididos em 2 espécies. São elas: i) direitos e garantias individuais e coletivos; ii) direitos de nacionalidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
a) As sentenças I e III estão corretas. b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente a afirmativa I está correta. d) As sentenças I e II estão corretas
7.	O direito e a lei está à disposição de todos, motivo pelo qual ninguém pode alegar seu desconhecimento. Nesse sentido, importante se faz reconhecer que os requisitos que configuram um crime são o fato típico e antijurídico e a culpabilidade. Presentes os citados requisitos, terá lugar a aplicação da penalidade respectiva ao delito cometido. Com relação às espécies de penas previstas no CP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( )	Privativas de liberdade, restritivas de liberdade e multa.
( ) Privativas de liberdade, restritivas de liberdade e reclusão em cárcere privado. 
( ) Restritiva de liberdade, privativa de direitos e multa.
( ) Privativas de liberdade, restritivas de direitos e multa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V. b) V - V - F - V. c) F - F - F - V. d) F - V - V - F.
8.	Uma das condições de validade do negócio jurídico é que a parte celebrante seja capaz, ou seja, preencha os requisitos elencados na lei. A condição de incapacidade absoluta ou relativa é excepcional, e as situações são contempladas pelo Código Civil. Sobre os casos de incapacidade relativa, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os menores de 18 anos e maiores de 16 anos. b) Os menores de 16 anos.
c) Os maiores de 14 e menores de 18 anos. d) Os menores de 21 anos incompletos.
9.	O direito nasceu para harmonizar o convívio em sociedade, através de suas normas de conduta. A aplicação marcante do direito nasce com a existência do conflito, em dois momentos distintos. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes sentenças:
I- O direito pode atuar antes do nascimento do conflito, uma vez que esclarece aos sujeitos os limites e os direitos de cada um.
II- O direito atua somentedepois do conflito instalado, garantindo aos sujeitos o acesso à justiça, com a garantia de um defensor público àquele que não possui condições econômicas de arcar com um.
III- O direito atua também após a existência do conflito, indicando as regras que deverão ser ajustadas para sua resolução.
IV- Pode-se dizer que o direito surgiu para regular o convívio em sociedade, podendo ser aplicado preventiva ou repressivamente, diante do conflito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença II está correta. b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas. d) Somente a sentença III está correta.
10.	Os atos administrativos são os instrumentos por meio dos quais a Administração Pública realiza suas funções. Entre as classificações possíveis para os atos administrativos estão aquelas que os definem como unilaterais ou bilaterais, vinculados ou discricionários. Sobre as classificações dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir:
I- O ato administrativo será unilateral quando realizado exclusivamente pela Administração Pública e bilateral quando realizado entre a Administração Pública e outra parte. 
II- Os contratos realizados pela Administração Pública para satisfazer interesses públicos são classificados como atos administrativos unilaterais.
III- Os atos administrativos poderão ser vinculados, quando realizados na forma descrita em lei, ou discricionários, quando é conferida ao administrador liberdade para escolher quando e como realizar o ato.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa III está correta. b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas. d) Somente a afirmativa I está correta.
11.	(ENADE, 2004) A administração pública pratica suas ações através de atos administrativos, que podem ser unilaterais ou bilaterais, através do poder discricionário e vinculado. Contudo, para cuidar da coisa pública, conta com braços importantes para cumprir aquilo que lhe foi determinado na Constituição Federal vigente, permitindo às Autarquias e Entidades Estatais prestar serviços públicos. Essa inovação visa a:
	a) Fortalecer o poder do governo central.
	b) Descentralizar o poder historicamente concentrado na esfera federal.
	c) Desconcentrar o poder decisório da União para as Autarquias.
	d) Transferir para a Entidade Estatal responsabilidades definidas pela esfera federal.

Continue navegando