Buscar

AVALIAÇÃO 2 ON LINE PROCESSOS LICITTATÓRIOS, CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	EU
	
	Disciplina:
	Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização (GPU19)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513455) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20851699
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os membros que compõem a comissão de licitação devem ser agentes públicos legalmente designados para esse fim. A comissão de licitações é criada pela administração pública, com o objetivo de dar regular andamento aos processos licitatórios. No que diz respeito à comissão de licitação, analise as sentenças a seguir:
I- Integram a comissão no mínimo três membros, devendo ser dois deles servidores públicos qualificados e integrantes do quadro permanente da administração pública.
II- Os membros integrantes da comissão permanente de licitações trazem para si as responsabilidades de todas as licitações durante o período de sua investidura.
III- Após nomeada a comissão, o procurador geral poderá substituir, na falta de um deles, na função julgadora.
IV- A comissão permanente de licitações tem o período de atuação por um ano, podendo se renovar na sua integralidade para o mesmo período seguinte.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	Nos termos da Lei 8.666/93 (Lei da Licitação), o procedimento da Licitação tem por objetivos: assegurar a observância do princípio da isonomia, selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e a promover o desenvolvimento nacional sustentável. A referida Lei expressamente elenca princípios diretamente aplicáveis às licitações. Sobre esses princípios, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Constituem princípios aplicáveis diretamente o do procedimento formal, o do sigilo das propostas até sua abertura, o da adjudicação compulsória e o da competitividade.
	 b)
	Os princípios aplicáveis à Licitação não nascem da Lei 8.666/93, mas diretamente da Constituição Federal.
	 c)
	Dentre os princípios aplicáveis diretamente a Licitação há que prevalecer o princípio da isonomia sobre o da impessoalidade.
	 d)
	O princípio da promoção do desenvolvimento sustentável impede a Licitação que tenha como objeto a realização de obras ou serviços públicos em áreas habitadas.
	3.
	A fase de habilitação é a destinada a verificação das condições dos licitantes para a execução do contrato. Nesta etapa, verificam-se os documentos entregues. Sobre a finalidade desta etapa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Verificar o custo apresentado por cada licitante a fim de decidir acerca da melhor proposta.
	 b)
	Verificar se são preenchidos os requisitos mínimos dos contratantes para execução do contrato.
	 c)
	Verificar qual é a melhor proposta.
	 d)
	Verificar a idoneidade moral e financeira dos licitantes.
	4.
	O inc. XXI do art. 37 da Lei 8.666/93 prevê as possibilidades de não aplicação do instituto da licitação, ou seja, fixa as hipóteses em que a Administração está autorizada a celebrar diretamente o contrato, sem necessidade de licitação. A contratação de serviços técnicos profissionais especializados é uma das hipóteses legais de dispensa de licitação. Sobre essa hipótese, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tratam-se exclusivamente de serviços de fiscalização de obras ou serviços a ser realizada por peritos.
	 b)
	Trata-se de serviço de qualquer natureza a ser definido segundo os princípios de necessidade e conveniência da Administração Pública.
	 c)
	Trata-se de serviços técnicos de elenco taxativo, previstos no artigo 13 da referida Lei.
	 d)
	A Lei define como serviços técnicos profissionais especializados exclusivamente pareceres, perícias e avaliações em geral elaboradas por peritos nomeados judicialmente.
	5.
	A licitação, como todo procedimento administrativo, está sujeita ao controle da legalidade e em casos de sua violação poderá ocorrer a anulação da licitação. Acerca dos efeitos da anulação da licitação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A anulação de uma das etapas da licitação não invalida as etapas anteriores.
	 b)
	A anulação de uma das etapas da licitação implica na anulação das etapas anteriores, uma vez que todas são interdependentes.
	 c)
	Em caso de anulação da licitação e celebrado o contrato, gera o dever de indenização por parte da Administração Pública.
	 d)
	Uma vez celebrado o contrato não poderá mais a licitação ser anulada.
	6.
	Os processos licitatórios obedecem a determinadas regras impostas pela legislação do direito administrativo, que assegura à parte interessada o questionamento do certame licitatório na esfera judicial caso não tenha resolução na fase administrativa. Sobre os recursos judiciais admitidos no processo de licitação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a modalidade de mandado de segurança:
	 a)
	Pode ser impetrado por qualquer cidadão brasileiro, com a finalidade de anular atos praticados pelos diretores da empresa privada que participou do certame licitatório.
	 b)
	O mandado de segurança poderá ser ajuizado por qualquer pessoa física ou jurídica, independente da representação por advogado, na hipótese de ser questionado o rito do processo licitatório.
	 c)
	O mandado de segurança é de competência do Ministério Público para proteger o direito líquido e certo, quando esse não for amparado por um habeas corpus.
	 d)
	O mandado de segurança é uma ação judicial de natureza civil com rito sumário especial.
	7.
	Leilão é uma modalidade utilizada para venda de bens móveis, quando o valor isolado ou global de suas respectivas avaliações, necessariamente prévias, segundo força de lei, não excederem o valor permitido para as tomadas de preços, ou ainda, de imóveis, nas hipóteses do art. 19, III. Acerca desta modalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e para as falsas:
(    ) Todo bem leiloado deverá previamente ser avaliado pela Administração Pública para a fixação do preço mínimo da arrematação.
(    ) O leilão deverá obrigatoriamente ser apenas conduzido por servidor designado pela Administração, prestando compromisso segundo à legislação vigente.
(    ) O edital de leilão deverá ser amplamente divulgado principalmente no município em que será realizado.
(    ) O único critério de seleção da modalidade de leilão é o melhor lance. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	A legislação veda qualquer tipo de direcionamento de licitante por parte da administração pública, sendo que, quando é realizada a publicação do edital de licitação, é possível analisar seu conteúdo, verificando possíveis irregularidades. Sobre situações de indicativo de direcionamento previsto na legislação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A legislação veda a realização de licitações em que o objeto não possui similares no mercado; assim como proíbe preferências ou privilégios de domicílio.
(    ) É vedado indicar marca do objeto licitado e efetuar comparações criteriosas de características ou especificações de objetos de outras empresas em que atua.
(    ) É proibido à administração indicar no edital de licitação qualquer tipo de vantagem ou preferência a empresas enquadradas no regime do simples nacional.
(    ) Não deve a administração pública licitar produtos e serviços em grande quantidade, visando à economicidade dos recursos públicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Com relação às licitações internacionais realizadas pela administração pública, a legislação prevê situações em que poderá ser adotada a modalidade de tomada de preços. No que diz respeito aos casos em que é admitida a tomada de preços em licitações internacionais, assinale a alternativaCORRETA:
	 a)
	A tomada de preços em licitações internacionais será sempre realizada nos casos em que a administração pública identificar um possível fornecedor fora do país, atraindo maior número de participantes.
	 b)
	A administração pública poderá adotar a tomada de preços em licitações internacionais em que o órgão ou a entidade tenha o cadastro internacional de fornecedores, e o valor do contrato esteja dentro dos limites da tomada de preços.
	 c)
	É obrigatória a aplicabilidade de tomada de preços em licitações internacionais em que o licitante possuir empresa filial no Brasil e for empresa de capital fechado, de acordo com a legislação.
	 d)
	De acordo com a legislação, é permitida à administração pública realizar a tomada de preços em licitações internacionais em que a fonte de recursos dar-se-á por empréstimos internacionais.
	10.
	O princípio da pluralidade de instâncias é aplicado aos recursos administrativos, e garante, dessa forma, que a administração pública venha a rever seus atos, nos casos em que estiverem ilegais, inconvenientes ou inoportunos. Com relação à revisão dos atos da administração pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Suprema Corte entende que a administração pública pode declarar nulos seus próprios atos, garantindo a legalidade do processo.
(    ) É dever da administração pública revogar os atos em que foram constatadas ilegalidades, eliminando qualquer tipo de direito adquirido.
(    ) Cabe ao servidor público efetivar a anulação dos atos que constatar vícios ou ilegalidades nos atos praticados pelo agente político.
(    ) Pode o Estado anular seus atos onde os vícios o tornam ilegais, ou ainda revogar por conveniência ou oportunidade, devendo respeitar os direitos adquiridos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando