Buscar

Projeto TCC Pol´ticas Públicas Elaine original agosto - Cópia (2)

Prévia do material em texto

1
PROJETO DE TCC
Centro Universitário Internacional Uninter
Elaine Aparecida
952929
1 TEMa
A formação da agenda e formulação de políticas públicas: O comportamento dos principais atores no processo de ação coletiva e padrões de interação.
1.1 Delimitação do tema
Esta pesquisa estará focada em uma análise do processo de formação da agenda e formulação de políticas públicas, a partir da participação dos principais atores e da sociedade civil organizada no período de (1996 a 2018).
2 PROBLEMAtização
Quais os canais de participação da sociedade civil organizada na formulação e implementação de políticas públicas?
Quais são as maiores dificuldades neste processo?
3 JUSTIFICATIVA 
 A justificativa da escolha do tema é analisar o comportamentos dos principais atores na formação e execução da agenda governamental. É necessário um mesmo ambiente ou instituição que seja utilizado uma forma coerente de conceitos e métodos, que todos precisam falar a mesma linguagem. Este trabalho visar analisar os conflitos existentes no processo formulação das políticas públicas a formação da agenda e as dificuldades da sociedade civil na participação do processo
4 OBJETIVOS
4.1 objetivos geral
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a participação da sociedade civil na formulação da agenda e implementação de políticas públicas, suas maiores dificuldades nos processo.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Realizar a conceituação de políticas públicas e a formação de agenda.
· Verificar como é o processo de implementação de uma política pública
· Identificar as características públicas e análise da problemática pública.
· Identificar os atores do processo de formulação de políticas públicas e as dificuldades de participação da sociedade civil.
· Pesquisar os temas emergentes em agendas das politicas públicas.
5 REFERENCIAL TEÓRICO
Conforme Dias et al.(2017,p.11) A expressão” política pública” engloba vários ramos do pensamento humano, sendo interdisciplinar, pois sua descrição e definição abrangem diversas áreas do conhecimento como Ciência sociais aplicadas , a Ciência Política, a Economia e a Ciência da Administração Pública, tendo como objetivo o estudo do problema central ou seja, o processo decisório governamental.
Podemos dizer que a política pública é um objeto de estudo interdisciplinar, pois sua atuação está presentes em várias áreas, seja na educação, saúde, segurança pública, transporte, finanças públicas entre outras. Na verdade as politicas públicas são um conjunto de programas e ações e decisões tomas pelo governo seja nacional, estadual e municipal com participação dos atores políticos e privados visando assegurar um direito de cidadania e promover uma políticas públicas na resolução de um problema social em várias áreas.
Segundo Capella (2018, p.13) “A agenda está relacionada ao conjunto de temas ou problemas considerados importantes em um determinado momento, como resultado da ação política de atores como burocratas , movimentos sociais, partidos políticos, mídia, entre outros”.
Verificamos a ideia da autora que são diversos autores envolvidos na formação da agenda na tentativa se solucionar algum problema e atenda às necessidades e os anseios da sociedade. São vários temas em discussão devido os acontecimentos : fatos e problemas no dia a dia. Alguns são mais prioritários, é um complexo processo de decisão pela qual os principais atores entram em conflitos.
No processo de discussão , criação e execução das politicas públicas, encontramos basicamente dois tipos de atores os “estatais (oriundos do Governo ou do Estado) e os “privados”(oriundos da sociedade civil). Os atores estatais são aqueles que exercem funções públicas no estado, tendo sido eleitos pela sociedade para um cargo por tempo determinado( os políticos), ou atuando de forma permanente, como os servidores públicos (que operam a burocracia). ( LOPES,BRENNER et al.( Sebrae/MG2008,p. 8).
Os atores privados não possuem vínculo direto com administração do Estado, isto é a sociedade civil organizada. Os grupos que fazem parte: a imprensa, sindicatos, conselho tutelar, empresas privados, As associações da Sociedade civil organizada, conselhos comunitários.
Os temas emergentes em políticas públicas , que eram colocados à margem das ações politicas tradicionais, ou nem mesmo eram problemas que constavam da agenda pública, constituem portanto novas áreas de políticas. A necessidade de enfrentamento dessas novas realidades exige da burocracia política maior agilidade na resposta, pois os destinatários, hoje em dia, estão equipados com tecnologias que multiplicam sua capacidade de articulação de redes que podem questionar a legitimidade governamental , evidenciando suas falhas e inviabilizando sua continuidade. (DIAS, MATOS , 2017, p.199).
6 METODOLOGIA
Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica que visa analisar o processo de interações e conflitos entre os principais atores da politicas públicas e formação da agenda. A pesquisa será realizado por leituras de livros, artigos e sites.
 REFERÊNCIAS
Brenner Lopes e Jefferson, Ney Amaral. Políticas Públicas Conceitos e Práticas, coordenação de Ricardo Wahrendorff Caldas- Belo Horizonte Sebrae/MG, 2008 48p.
BORBA, Julian. Participação política: Uma revisão dos modelos de classificação. Soc. Estado (online) 2012, vol 127.
Capella, Ana Claúdia Niedhardt. Formulação de Políticas / Ana Claúdia Niedhardt Capella –Brasília Enap,2018.
DIAS, Reinaldo, MATOS, Fernanda. Políticas Públicas Princípios, Propósitos e Processos. São Paulo: Atlas , 2017.
Gomes, Eduardo Granha Magalhães. Conselhos Gestores de Políticas Públicas: aspectos teóricos sobre o potencial de controle social e democrático. 2015.
Queiroz Rooselvelt Brasil. Formação e gestão de políticas públicas- Curitiba: Intersaberes 2012.
Rua, Maria das Graças. Políticas Públicas 2. Ed. Reimp- Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2012 128p.

Mais conteúdos dessa disciplina