Buscar

PROVA SOBRE FORDISMO, TOYOTISMO E TAYLORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA SOBRE FORDISMO, TOYOTISMO E TAYOLORISMO
QUESTÃO O1_________são estratégias desenvolvidas para conduzir comportamento da indústria, visando maximizar os lucros e melhorar o desempenho da atividade industrial na economia. O ______consolidou-se no Japão após a Segunda Guerra Mundial e, depois, difundiu-se em todo mundo, tendo como papel a substituição do ________ e a realização do trabalho compulsório e repetitivo pela adequação da produção conforme a demanda e a flexibilização das funções do trabalhador.
A alternativa que possui as expressões que completam a lacuna do texto é:
a) Técnicas de venda, toyotismo, volvismo.
b) Modos de Produção, fordismo, taylorismo.
c) Sistemas econômicos, taylorismo, toyotismo.
d) Modos de Produção, toyotismo, fordismo.
e) Sistemas econômicos, volvismo, fordismo.
QUESTÃO 02 A acumulação flexível, da qual resulta o sistema de produção toyotista, caracteriza-se por:
a) divisão do trabalho no maior número de trabalhadores possíveis
b) produção em massa
c) realização de várias funções por um mesmo trabalhador
d) fortalecimento dos sindicatos e leis trabalhistas
e) diminuição do processo de terceirização da produção.
QUESTÃO 03 A eterna busca por reduzir custos pode levar o gestor a um dilema: centralizar os estoques e reduzi-los ou manter estoques descentralizados privilegiando a velocidade da operação em detrimento dos custos.
Para empresas que têm múltiplas unidades, fica o dilema, se estoque é custo e reduzir estoques significa colocar mais dinheiro no caixa, o ideal é sempre reduzi-los, portanto, centralizar é melhor, mas a centralização aumenta o risco de ruptura e pode até parar a operação, então, descentralizar é melhor, porém esta ação pode aumentar os estoques e, consequentemente, os custos, o que fazer?
GRONSKI, Augusto. Estoques: centralizar ou descentralizar? Portal Administradores, 17 de abril de 2013. Disponível em: Administradores.com a prática mencionada no texto de reduzir os estoques é operacionalizada pelas indústrias, que produzem apenas a quantidade de um dado produto de acordo com a demanda referente a ele. Tal prática é denominada por:
a) Oferta pela demanda
b) Redução de estoque
c) Timely delivery
d) Just in Time
e) Entrega
QUESTÃO 04 sob pedido como resposta à crise do fordismo, as empresas passaram a introduzir equipamentos tecnologicamente cada vez mais avançados e novos métodos de organização da produção, como o toyotismo. As várias mudanças implantadas no sistema produtivo e nas relações de trabalho, particularmente nos países desenvolvidos, ficaram conhecidas como produção flexível e serviram para dar continuidade à acumulação capitalista.
(Adaptado de MOREIRA, João Carlos, SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002, p. 293).
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.VERDADEIRO V OU FALSA F
(F) O desemprego conjuntural é provocado apenas pelo desenvolvimento de novas tecnologias, que extinguem muitos postos de trabalho.
(F) O toyotismo propunha uma intensificação da divisão do trabalho, fracionando as etapas do processo produtivo.
(V) O desenvolvimento da produção flexível tem gerado novos processos produtivos. A palavra de ordem passa a ser competitividade.
(V) A redução de estoques e a racionalização do fluxo de insumos nas fábricas reduzem os custos porque diminuem o volume de capital imobilizado em estoques.
(V) A padronização das peças e a fabricação de um único produto em grande escala são alguns dos princípios fundamentais do fordismo.
 QUESTÃO 06 Quadrix – 2016 – CRF-PR – Também chamado de sistema de produção flexível, o Toyotismo foi criado na década de 1970 por Taiichi Ohno (1912) e Eiji Toyoda (1913-2013) e diretamente aplicado nas linhas de produção da Toyota. Diante do panorama da crise do petróleo de 1970, das peculiaridades da economia japonesa e das limitações do fordismo, o toyotismo foi elaborado com base nas seguintes premissas: a) produção flexível e não mais em massa, mas variando de acordo com a procura; b) maior rapidez no processo produtivo (just in time); c) o mesmo trabalhador realiza múltiplas funções; d) não necessidade de estocagem; e) produtos não necessariamente padronizados. Com o avanço do toyotismo pelo mundo ao final do século XX e o fortalecimento do sistema neoliberal, houve diretas consequências, como:
I. a desregulamentação progressiva do trabalho; 
II. o enfraquecimento dos sindicatos; 
III. a tecnologização da produção e o consequente deslocamento dos trabalhadores para o setor terciário. Pode-se afirmar que:
a) somente I está correta. 
b) somente II está correta. 
c) somente III está correta. 
d) há somente duas afirmativas corretas. 
e) todas estão corretas.

Continue navegando