Buscar

Experiência Republicana no Brasil (1)

Prévia do material em texto

Experiência Republicana no Brasil
● Contou com o apoio de vários setores sociais: cafeicultores de mentalidade empresarial, setores médios urbanos 
● Militares Positivistas
● Civis Evolucionistas: Propunham uma transição pacífica, sem alterações socioeconômicas e participação popular. ➡️ Foi assim que aconteceu.
✖
● Civis Revolucionários: defendiam a necessidade de um movimento armado para pôr fim ao império.
➡️No início da República, o conjunto arquitetônico da capital sofreu modificações. Cortiços foram derrubados...
· Surgiram os bairros operários 
· Favelas 
➡️ República da Espada: 1889-1894 
● Governo Provisório - Deodoro da Fonseca: 
1. Dissolveu as assembléias provinciais e as câmaras municipais 
2. Nas forças armadas: Exército
3. Entre os civis: aos representantes das oligarquias agrárias
● Partidos Republicanos: Partido Republicano Paulista (PRP) ▶️ Centro econômico mais importante do Brasil, a região Cafeeira. Apoiado por Minas Gerais.
● Primeira Constituição Republicana: 
■ Hegemonia dos defensores do liberalismo de influência norte-americana 
· O país se tornou uma República federativa
· Antigas províncias viraram Estados: Autonomia para eleger seus governadores; promulgar suas constituições; arrecadar impostos etc.
· Voto Direto (Excluídos: analfabetos, mendigos, mulheres, soldados e menores de 21 anos)
· Igreja separou-se do Estado 
· Registro de Nascimento, civil e óbito.
· Igualdade de todos perante a lei. Sobretudo, a garantia de plenos direitos à propriedade.
➡️ Política do Encilhamento: Reforma Bancária promovida pelo ministro da Fazenda, Rui Barbosa. Foi uma reforma que promoveu a emissão de dinheiro com o objetivo de aumentar as linhas de crédito para a expansão da agricultura, do comércio e da indústria. 
-Consequências:
· A facilidade de crédito induziu o surgimento de inúmeras empresas fantasmas. 
· Especulação devido a abundância de dinheiro 
· Inflação 
· Perda do valor da moeda
· Aumento das importações, empresas e bancos faliram. 
⬇️
CRISE ECONÔMICA 
● Governo Constitucional de Deodoro: 
-Oposição do congresso 
-Possibilidade de impeachment 
-Greve dos ferroviários
-Oposição da Marinha
-renunciou em 1891
● Governo de Floriano Peixoto:
· Diminuição dos preços de aluguéis das casas de operários, isenção de impostos sobre a carne, controle dos preços dos gêneros de primeira necessidade
· Combater os efeitos do Encilhamento: incentivou a industrialização 
· Medidas não tiveram efeito a curto prazo, o que provocou oposição civil e militar. 
➡️ Revolução Federalista: 
Chimangos x Maragatos >>> Ocorreu no Sim 
Chimangos: Republicanos - Presidencialismo 
Maragatos: Federalistas - Queriam o parlamentarismo 
· Somente em 1895 no governo Prudente de Morais foi assinado um tratado de paz na região.
➡️ Revolta da Armada: Marinha representava as classes oligárquicas. Iam bombardear o Rio de Janeiro, no entanto as forças do governo junto com a adesão popular colocaram fim a rebelião. 
✔ Eleições de 1894: Prudente de Morais foi eleito - Poder político passou a ser controlado pelas elites agrárias > República Oligárquica
■ Arena pública passou a ser controlada pelo PRP (Partido Republicano Mineiro) criou iniciativas políticas para manter o poder das elites rurais: 
1. Política dos Governadores 
2. Política "Café-com-leite
3. Comissão verificação de poderes 
Política do Governadores: Campos Sales propôs um pacto com os Governadores, no qual eles teriam de eleger para o Congresso deputados de senadores fiéis ao governo Federal e em troca o presidente não iria interferir nas eleições estaduais. 
Objetivo: Assegurar apoio no Congresso Nacional para aprovar a política financeira e os acordos com o capitalismo internacional
Comissão de Verificação de Poderes: Composta por cinco parlamentares, a comissão tinha o direito de diplomar (legitimar) os candidatos que interessavam ao governo federal e degolar os opositores. Com isso, apenas os deputados e senadores coniventes com a política dominante eram legitimados para assumir os cargos. 
⬇️
Sustentou a Política "Café-com-leite" durante toda a primeira República. A alternância na presidência por mineiros ou paulistas. 
■ "Funding Loan" - Acordo financeiro com os credores britânicos do Brasil, no governo Campos Sales, para a reordenação política. O acordo suspendia temporariamente o pagamento de Juros de empréstimos anteriores e concedeu um novo empréstimo ao país.
■ Coronelismo: Coronéis mantinham a prática de "troca de favores", protegiam vários afilhados em troca de obediência total. Os coronéis mostravam seu poder nas eleições pelo tamanho do seu curral eleitoral. Os dependentes do Coronel votaram nos candidatos apoiados por eles, o chamado Voto de Cabresto.
Eleição "a bico de pena" - incluir nas atas de eleições o nome de pessoas mortas ou inexistentes.
● O Café:
-Principal produto de exportação, "ouro verde"
-A cultura cafeeira beneficiou-se da abertura de linhas de crédito, dos preços favoráveis n mercado internacional e do grande contingente de imigrantes europeus
-Enfrentou momentos de crise devidos a: Superprodução, responsável pela queda dos preços e gastos com o armazenamento do produto.
-Governos estaduais decidiram interferir no mercado e garantir um preço mínimo para o café, pois o governo federal não desembolsou verbas para resolver a crise. 
-Convênio de Taubaté: acordo firmado pelo governo federal com os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
· Determinou que os 3 estados comprariam a safra de café por um preço fixado com antecedência, de modo a evitar a desvalorização e seriam solicitados empréstimos internacionais para os governos estaduais comprarem o café
· Os estoques seriam armazenados e fornecidos mais tarde ao mercado de acordo com a procura
● Outros produtos: borracha, o cacau e a cana de açúcar
-No início do século XX, o crescimento da indústria automobilística favoreceu o preço da borracha no exterior e, com isso, levou o aumento do extrativismo entre 1905 e 1913
-A partir de 1913 a produção brasileira entrou em declínio devido a concorrência da produção de seringais na Ásia, cultivados pelos ingleses. 
● Desenvolvimento Industrial: 
-Concentração de capitais contribuiu para a expansão da atividade industrial em algumas cidades (São Paulo; RJ). 
-Investimento para as instalações industriais vinham dos cafeicultores, imigrantes enriquecidos e capital financeiro industrial.
-Em São Paulo o capital industrial nasceu do capital cafeeiro: as crises periódicas de superprodução de café, abriram caminho para o deslocamento de capitais para novas áreas de investimento. Enquanto no Rio de Janeiro, ocorreu a transformação do capital mercantil em capital industrial ( ex: indústria têxtil originou-se do comércio de tecido).
-Investimentos se concentravam em indústrias leves de bens de consumo ( têxtil, alimentos, bebidas, calçados, fumo) pois tinham custos iniciais baixos. 
-Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18) houve necessidade de substituir importações e isso ampliou a variedade de itens produzidos, como cimento, ferro, aço e papel. 
-Empregavam crianças e mulheres, geravam lucro pois recebiam menos.
-Jornadas de trabalho de até 12 horas diárias, os operários eram punidos com multas ou agressões físicas. Não havia legislação trabalhista. Essas condições geraram várias greves. 
✅ Movimentos Sociais na Primeira República
-Carta Constitucional de 1891 expressava a visão de que o Estado não deveria interferir para controlar interesses da classe dominante ou para arbitrar conflitos. Isso fez com que, especialmente no campo, os donos de poder ainda confiavam nos processos habituais de controle para assegurar sua dominação > Gerou revoltas dos setores sociais mais pobres 
●Movimentos Rurais: 
1- Canudos ( Bahia: 1893-1897)
-Movimento foi no Interior da Bahia, onde se formou um arraial fundado pelo beato Antônio Conselheiro (pregador). 
· Percorria os sertões com seus fiéis, construindo e restaurando igrejas.
· Foi perseguido pelo governocom ataques armados em 1913
· Fixaram em uma fazenda de gado abandonada, ali organizaram o povoado de Belo Monte ou Canudos
-Canudos era uma forte possibilidade de vida melhor. Chegou a atingir 30 mil pessoas e era uma comunidade cercada por misticismo, acreditavam que o Conselheiro era um enviado divino que traria paz e fartura. O que era produzido em Canudos eram propriedade comum, fruto do trabalho coletivo. 
-Os latifundiários preocupavam-se com a escassez de mão de obra e que o movimento tomasse um rumo político.
-O governo Baiano enviou três expedições de Soldados para destruir o arraial, até que o tropas vieram do RJ e tomaram o arraial. 
2- Contestado (Santa Catarina e Paraná) 
-Região do Contestado (entre os rios Uruguai, Iguaçu e negro) era disputada por SC e PR devido a floresta e plantação de erva-mate. 
-Em 1904 o STF deu ganho as causas de SC, no entanto a sentença foi embargada. 
-Comunidade Quadro Santo, fundada por José Maria em território de SC. Foi perseguido pela polícia e refugiou-se no PR. Morreu em 1912 pela polícia.
-Em 1915 o governo venceu o grupo dos rebeldes (primeira vez em que se usou aviação com fins militares) e em 1916 SC e PR assinaram um acordo que pôs fim à disputa. 
3- Cangaço: 
-Grupos armados que sobreviviam por meio de saques e pilhagens. Era divido em 3 grupos: os que prestavam serviços esporádicos aos latifundiários, os políticos, expressão do poder dos grandes fazendeiros e os independentes, com características de banditismo.
● Movimentos Urbanos: 
-Revolta da Vacina (1904):
-O prefeito do RJ Pereira Passos proibiu a circulação de mendigos e animais e instituiu visitas domiciliares para remover tudo que fosse considerado prejudicial à saúde. > População se revoltava 
-Me 1904 a aprovação do projeto de vacinação obrigatória contra a varíola, culminou na Revolta da Vacina
-O centro das Classes Operários e os positivistas fundaram a Liga Contra a Vacinação Obrigatória e anunciavam o direito à resistência armada em nome da liberdade de preservar o próprio corpo. Foram derrotados pelo governo.
-Revolta da Chibata (1910)
-Revolta dos Marinheiros contra os baixos salários, exaustiva jornada de trabalho e castigos corporais
-Os rebeldes foram perseguidos e mortos pelo Governo. 
-Movimento Operário
-Na maioria dos casos, as reivindicações operárias não tiveram caráter político, apenas visavam melhorar as condições de trabalho. 
-Em seguida começaram a se organizar em sindicatos e atuavam por meio de greves e manifestações
-O Anarquismo representou a mais importante corrente que organizava o movimento operários. Propunha mudanças na estrutura da sociedade como forma de substituir o estado burguês por uma forma de cooperação. Para os anarco-sindicalistas apenas o sindicato era a organização natural das massas. Criavam Ligas de Resistência.
-Houve várias greves operárias, a maior dela em 1917 que iniciou-se em São Paulo. O movimento terminou quando foi estabelecido um aumento salarial. 
✔ Tenentismo: movimento político-militar revolucionário, integrado por oficiais jovens. No contexto da primeira República o Tenentismo expressou o inconformismo dos setores médios urbanos contra a ordem oligárquica 
-Exigiam o voto secreto e o fim da corrupção oligárquica, eram considerados defensores da democracia e do liberalismo. No entanto foi conta ao preceitos da Democracia ao defender um governo forte e centralizado
-Revolta do Forte de Copacabana: rebelião dos militares para impedir a posse do mineiro Arthur Bernardes como presidente. Terminou com o episódio "Dezoito do Forte"
-Participantes do Tenentismo de SP e RG formaram a Coluna Prestes e percorreram 24mil km no Brasil. No entanto falhou em seu objetivo que era servir de estopim para revoltas contra o regime oligárquico. 
● 1922: Semana de Arte Moderna
■ Crise dos anos 1920 e o Fim da República Oligárquica
■ Quebra da bolsa de Nova York teve impacto na economia cafeeira, houve queda no valor das exportações e a interrupção da entrada de capitais estrangeiros no país. Indústria e comércio reduziram suas atividades causando desemprego. 
■ Insatisfação das camadas populares e das elites
■ Em 1930 o presidente Washington Luís do PRP rompeu o esquema "Café-com-leite" e decidiu apoiar outro presidente paulista, o Júlio Prestes (era pra ser um mineiro).
■ As elites de MG, insatisfeitas, aliaram-se aos dirigentes políticos do Rio Grande do Sul e oposições de outros estados e formaram a Aliança Liberal que defendia fim dos privilégios do setor cafeeiro, proteção os trabalhadores e voto secreto. 
■ Lançaram a candidatura de Getúlio Vargas
■ Vitória de Júlio Prestes
■ O assassinato de João Pessoa, vice do Vargas foi o estopim para a revoltam. Houve confronto entre os rebeldes e as tropas federais por todo país
■ No dia 24 de outubro os rebeldes cercaram o Palácio da Guanabara e prenderam o chefe de Estado/presidente. 
Fim da República Oligárquica! Graças a Deus né, grande demais
Leonardo Quirino
leonardoquirinomartins@gmail.com
image1.png

Continue navegando

Outros materiais