Logo Passei Direto
Buscar

UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI

User badge image
Dede Elizer

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No setor público, também pode ser utilizado o método de custeio ABC, por meio do qual é mensurado o custo e o desempenho das atividades, recursos e objetos a serem registrados como custos. Deste modo, esse método aplica o conceito da relação casual em função dos direcionadores de custo para as diversas atividades a serem analisadas.
Levando isso em consideração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O método ABC estabelece o comportamento dos custos em função das atividades, fazendo assim ligações entre as atividades e o consumo de recursos (custos), estabelecendo vinculações interdepartamentais.
( ) O método ABC foca o registro de custos por meio das atividades; assim, os recursos a serem consumidos (custos) serão determinados em função das atividades a serem prestadas, vinculando critérios semelhantes ao rateio de custos indiretos.
( ) O método ABC foca sua análise nos recursos variáveis a serem consumidos (custos), assim estabelecendo um referente variável e sistemático, eis o nome do método ABC.
( ) O método ABC faz ligação e encaixa seu registro de custos em função do comportamento dos gastos fixos, pois eles vão mudando à medida que o serviço a ser oferecido aumentar em quantidade.
a) V - V - F - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Em se tratando do modelo por resultados, a administração pública busca executar seus serviços objetivando o resultado econômico em suas atividades. Para isto, cada entidade pública precisa ter necessidades específicas de gestão, sempre buscando administrar de forma estratégica para atingir estes resultados.
De acordo com este contexto, analise as seguintes sentenças:
I- O gestor deverá planejar as estratégias de maneira funcional, buscando atingir os objetivos sociais, deixando para segundo plano a necessidade de uma gestão normativa.
II- O gestor deve traçar as estratégias em função das necessidades operativas dentro do PPA, que será atingido quando cumprir as metas da estratégia LOA.
III- O planejamento operacional deve ser formalizado em função das normas estabelecidas pelas LDO - Lei da Diretrizes Orçamentárias.
IV- O planejamento operacional também deve ser formalizado em função das normas estabelecidas pela LOA - Lei Orçamentária Anual.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A normativa contábil que rege o Sistema de Custos do Setor Público (SICSP) é a Normativa de Contabilidade Técnica - NCBT. Por isso, por meio do SICSP se estabelecem as regras básicas para a gestão de custos no setor governamental.
Partindo deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É por meio da SICSP que a entidade pública consegue obter uma gestão de custos eficiente, portanto níveis de geração de lucro semelhantes aos do setor privado. Nesse sentido, as entidades públicas visam gerar rentabilidade financeira e aumentar o patrimônio do Estado.
( ) Como qualquer empresa privada, é por meio da SICSP que a entidade pública procura também o aperfeiçoamento de suas gestões operativas com custos aprimorados.
( ) É por meio de uma boa gestão do SICSP que se pode atingir uma gestão de custos eficiente, visando à transparência da execução do orçamento, logo, da qualidade do gasto público.
( ) O Sistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP) estabelece conceito, objeto, objetivos e as regras básicas para mensuração e evidência dos custos no setor público.
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - F.

Com relação à margem de contribuição do método de custeio variável, podemos afirmar que é a diferença das receitas de vendas com os custos e despesas variáveis, demonstrando a margem que o produto ou serviço detém para cobrir os custos fixos.
Perante esta premissa, analise as seguintes sentenças:
I- Uma das vantagens da margem de contribuição é possibilitar a análise do desempenho dos gestores e das políticas públicas com maior objetividade, aprimorando a gestão dos recursos públicos.
II- Através da margem de contribuição, a administração pública poderá identificar as fragilidades apresentadas pela população através do orçamento participativo.
III- A margem de contribuição demonstra claramente a separação dos custos fixos e variáveis, com o custeamento direto, identificando os elementos de custeio.
IV- Uma vantagem da margem de contribuição é demonstrar a realidade financeira do ente, sendo uma ferramenta de gestão importante para a administração pública.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

No ciclo orçamentário existem dois tipos de custos que servem como ferramentas tanto para planejar os orçamentos como executá-los. Estes custos são denominados de custo pleno e o custo-padrão.
Em se tratando do custo pleno, observe as sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta a informação CORRETA:
a) As despesas financeiras não são consideradas no custo pleno.
b) No custo pleno, apenas as despesas administrativas são absorvidas pelos serviços públicos.
c) O objetivo do custo pleno é apresentar as despesas administrativas da entidade.
d) No custo pleno, todos os custos e despesas são considerados como gastos, sem diferenciá-los.

O método de custeio ABC estabelece seu critério de registro dos recursos consumidos em função da atividade para direcionar esses custos ou recursos consumidos, estabelecendo-se desta maneira critérios referenciais de alocação de custos.
Sobre os direcionamentos em função dos custos, analise as sentenças a seguir:
I- Os direcionamentos de custos podem ser uma alternativa para vincular os gastos de salários, insumos e serviços aos serviços e produtos.
II- O primeiro passo para direcionar um gasto é estabelecer como esses recursos monetários são gastos para executar as atividades que visam a oferecer os serviços.
III- O segundo passo é estabelecer quais são as atividades que serão aplicadas no processo produtivo ou desenvolvimento do serviço. Assim, haverá uma vinculação das atividades consumidas pela instituição visando a oferecer o produto/serviço.
IV- O terceiro passo é estabelecer critérios de uso de serviços secundários para dar apoio aos serviços primários, ou seja, são critérios para aprimorar o cálculo dos gastos fixos.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Analisar e reavaliar as atividades operativas de cada área das instituições é um dos principiais objetivos do Orçamento Base Zero (OBZ), se não for o mais importante. Definir necessidade de recursos para ter como base uma comparação histórica e projetar o orçamento também cabe a este tipo de orçamento.
Sobre o OBZ, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É um orçamento que possui base zero para iniciar e reavaliar a análise de recursos de um certo período.
( ) O orçamento faz parte integral da administração de qualquer entidade pública.
( ) Como processo de gestão, o orçamento vem sempre antes do planejamento das atividades da entidade pública.
( ) Como processo de gestão, o orçamento vem sempre depois do planejamento das atividades da entidade pública.
a) V - V - V - F.
b) V - F - F - F.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - F.

Controlar materiais em uma empresa é uma importante atividade a se desenvolver, pois tem por objetivo assegurar que estes materiais estejam à disposição no momento oportuno ao menor custo possível.
Quando falamos em materiais, o saldo é controlado de diversas formas. Desta maneira, utilizando as principais contas de estoque da contabilidade industrial, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estoque de materiais.
II- Estoque de produtos em elaboração.
III- Estoque de produtos acabados.
IV- Importações de materiais em andamento.
( ) O material a ser importado que será usado no processo de fabricação.
( ) Os produtos disponíveis para venda, em estoque.
( ) O valor dos produtos em processo, em fabricação.
( ) O saldo total de materiais adquiridos, tanto os diretos como os indiretos.

Uma das atividades mais importantes para podermos verificar a produtividade de uma entidade economicamente saudável é a análise dos custos. No entanto, para conhecermos tanto o custo total como o custo unitário de um processo de produção ou serviço, precisamos ter conhecimento no comportamento dos custos fixos e variáveis.
Sobre os custos variáveis, assinale a alternativa CORRETA:
a) Quanto maior o volume da produção de um produto, menos será o custo variável.
b) O custo variável não está vinculado às quantidades produzidas.
c) Chamamos de custo variável o custo indireto.
d) O custo variável está diretamente ligado às quantidades produzidas.

Em se tratando do orçamento base zero, este é uma ferramenta muito eficaz utilizada pelas empresas, tanto públicas quanto privadas, na elaboração do planejamento orçamentário para um determinado período a partir de uma base zerada, ou seja, sem levar em consideração as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos de exercícios anteriores.
Em se tratando das desvantagens deste tipo de orçamento, analise as sentenças a seguir:
I- Demanda mais tempo para elaboração se comparado ao orçamento tradicional.
II- Requer maior gestão e treinamento dos responsáveis.
III- Não necessita de um nível maior de honestidade por parte dos gestores.
IV- É necessário identificar cada item de consumo.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

(ENADE, 2012) O método de custeio por absorção, também chamado de custeio integral, foi derivado de um sistema desenvolvido na Alemanha no início do século XX, conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit). O método consiste na apuração dos custos totais, fixos e variáveis, por unidade de produto ou serviço prestado.
Suponha que um fabricante produz e vende, mensalmente, 100 unidades de um único produto, cujo custo de matéria-prima é de R$ 10,00 por unidade produzida. A empresa apresenta custos mensais de R$ 700,00 com mão de obra fixa, além de R$ 200,00/mês com depreciações de equipamentos. Nessa situação, o custo unitário efetivamente reembolsável do produto é de:
a) R$ 17,00.
b) R$ 10,00.
c) R$ 12,00.
d) R$ 19,00.

(ENADE, 2015) Uma empresa de comercialização de doces pretende adotar um controle de custos. Sabe-se que o Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável são os indicados para tais necessidades. A tabela a seguir resume as informações necessárias para as decisões a serem tomadas.
Nesse caso, o lucro mensal da empresa, calculado pelo Método de Custeio por Absorção e pelo Método de Custeio Variável, é igual, respectivamente, a:
A R$ 150.000,00 e R$ 130.000,00.
B R$ 210.000,00 e R$ 240.000,00.
C R$ 240.000,00 e R$ 220.000,00.
D R$ 100.000,00 e R$ 180.000,00.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No setor público, também pode ser utilizado o método de custeio ABC, por meio do qual é mensurado o custo e o desempenho das atividades, recursos e objetos a serem registrados como custos. Deste modo, esse método aplica o conceito da relação casual em função dos direcionadores de custo para as diversas atividades a serem analisadas.
Levando isso em consideração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O método ABC estabelece o comportamento dos custos em função das atividades, fazendo assim ligações entre as atividades e o consumo de recursos (custos), estabelecendo vinculações interdepartamentais.
( ) O método ABC foca o registro de custos por meio das atividades; assim, os recursos a serem consumidos (custos) serão determinados em função das atividades a serem prestadas, vinculando critérios semelhantes ao rateio de custos indiretos.
( ) O método ABC foca sua análise nos recursos variáveis a serem consumidos (custos), assim estabelecendo um referente variável e sistemático, eis o nome do método ABC.
( ) O método ABC faz ligação e encaixa seu registro de custos em função do comportamento dos gastos fixos, pois eles vão mudando à medida que o serviço a ser oferecido aumentar em quantidade.
a) V - V - F - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Em se tratando do modelo por resultados, a administração pública busca executar seus serviços objetivando o resultado econômico em suas atividades. Para isto, cada entidade pública precisa ter necessidades específicas de gestão, sempre buscando administrar de forma estratégica para atingir estes resultados.
De acordo com este contexto, analise as seguintes sentenças:
I- O gestor deverá planejar as estratégias de maneira funcional, buscando atingir os objetivos sociais, deixando para segundo plano a necessidade de uma gestão normativa.
II- O gestor deve traçar as estratégias em função das necessidades operativas dentro do PPA, que será atingido quando cumprir as metas da estratégia LOA.
III- O planejamento operacional deve ser formalizado em função das normas estabelecidas pelas LDO - Lei da Diretrizes Orçamentárias.
IV- O planejamento operacional também deve ser formalizado em função das normas estabelecidas pela LOA - Lei Orçamentária Anual.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

A normativa contábil que rege o Sistema de Custos do Setor Público (SICSP) é a Normativa de Contabilidade Técnica - NCBT. Por isso, por meio do SICSP se estabelecem as regras básicas para a gestão de custos no setor governamental.
Partindo deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É por meio da SICSP que a entidade pública consegue obter uma gestão de custos eficiente, portanto níveis de geração de lucro semelhantes aos do setor privado. Nesse sentido, as entidades públicas visam gerar rentabilidade financeira e aumentar o patrimônio do Estado.
( ) Como qualquer empresa privada, é por meio da SICSP que a entidade pública procura também o aperfeiçoamento de suas gestões operativas com custos aprimorados.
( ) É por meio de uma boa gestão do SICSP que se pode atingir uma gestão de custos eficiente, visando à transparência da execução do orçamento, logo, da qualidade do gasto público.
( ) O Sistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP) estabelece conceito, objeto, objetivos e as regras básicas para mensuração e evidência dos custos no setor público.
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - F.

Com relação à margem de contribuição do método de custeio variável, podemos afirmar que é a diferença das receitas de vendas com os custos e despesas variáveis, demonstrando a margem que o produto ou serviço detém para cobrir os custos fixos.
Perante esta premissa, analise as seguintes sentenças:
I- Uma das vantagens da margem de contribuição é possibilitar a análise do desempenho dos gestores e das políticas públicas com maior objetividade, aprimorando a gestão dos recursos públicos.
II- Através da margem de contribuição, a administração pública poderá identificar as fragilidades apresentadas pela população através do orçamento participativo.
III- A margem de contribuição demonstra claramente a separação dos custos fixos e variáveis, com o custeamento direto, identificando os elementos de custeio.
IV- Uma vantagem da margem de contribuição é demonstrar a realidade financeira do ente, sendo uma ferramenta de gestão importante para a administração pública.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

No ciclo orçamentário existem dois tipos de custos que servem como ferramentas tanto para planejar os orçamentos como executá-los. Estes custos são denominados de custo pleno e o custo-padrão.
Em se tratando do custo pleno, observe as sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta a informação CORRETA:
a) As despesas financeiras não são consideradas no custo pleno.
b) No custo pleno, apenas as despesas administrativas são absorvidas pelos serviços públicos.
c) O objetivo do custo pleno é apresentar as despesas administrativas da entidade.
d) No custo pleno, todos os custos e despesas são considerados como gastos, sem diferenciá-los.

O método de custeio ABC estabelece seu critério de registro dos recursos consumidos em função da atividade para direcionar esses custos ou recursos consumidos, estabelecendo-se desta maneira critérios referenciais de alocação de custos.
Sobre os direcionamentos em função dos custos, analise as sentenças a seguir:
I- Os direcionamentos de custos podem ser uma alternativa para vincular os gastos de salários, insumos e serviços aos serviços e produtos.
II- O primeiro passo para direcionar um gasto é estabelecer como esses recursos monetários são gastos para executar as atividades que visam a oferecer os serviços.
III- O segundo passo é estabelecer quais são as atividades que serão aplicadas no processo produtivo ou desenvolvimento do serviço. Assim, haverá uma vinculação das atividades consumidas pela instituição visando a oferecer o produto/serviço.
IV- O terceiro passo é estabelecer critérios de uso de serviços secundários para dar apoio aos serviços primários, ou seja, são critérios para aprimorar o cálculo dos gastos fixos.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Analisar e reavaliar as atividades operativas de cada área das instituições é um dos principiais objetivos do Orçamento Base Zero (OBZ), se não for o mais importante. Definir necessidade de recursos para ter como base uma comparação histórica e projetar o orçamento também cabe a este tipo de orçamento.
Sobre o OBZ, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É um orçamento que possui base zero para iniciar e reavaliar a análise de recursos de um certo período.
( ) O orçamento faz parte integral da administração de qualquer entidade pública.
( ) Como processo de gestão, o orçamento vem sempre antes do planejamento das atividades da entidade pública.
( ) Como processo de gestão, o orçamento vem sempre depois do planejamento das atividades da entidade pública.
a) V - V - V - F.
b) V - F - F - F.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - F.

Controlar materiais em uma empresa é uma importante atividade a se desenvolver, pois tem por objetivo assegurar que estes materiais estejam à disposição no momento oportuno ao menor custo possível.
Quando falamos em materiais, o saldo é controlado de diversas formas. Desta maneira, utilizando as principais contas de estoque da contabilidade industrial, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estoque de materiais.
II- Estoque de produtos em elaboração.
III- Estoque de produtos acabados.
IV- Importações de materiais em andamento.
( ) O material a ser importado que será usado no processo de fabricação.
( ) Os produtos disponíveis para venda, em estoque.
( ) O valor dos produtos em processo, em fabricação.
( ) O saldo total de materiais adquiridos, tanto os diretos como os indiretos.

Uma das atividades mais importantes para podermos verificar a produtividade de uma entidade economicamente saudável é a análise dos custos. No entanto, para conhecermos tanto o custo total como o custo unitário de um processo de produção ou serviço, precisamos ter conhecimento no comportamento dos custos fixos e variáveis.
Sobre os custos variáveis, assinale a alternativa CORRETA:
a) Quanto maior o volume da produção de um produto, menos será o custo variável.
b) O custo variável não está vinculado às quantidades produzidas.
c) Chamamos de custo variável o custo indireto.
d) O custo variável está diretamente ligado às quantidades produzidas.

Em se tratando do orçamento base zero, este é uma ferramenta muito eficaz utilizada pelas empresas, tanto públicas quanto privadas, na elaboração do planejamento orçamentário para um determinado período a partir de uma base zerada, ou seja, sem levar em consideração as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos de exercícios anteriores.
Em se tratando das desvantagens deste tipo de orçamento, analise as sentenças a seguir:
I- Demanda mais tempo para elaboração se comparado ao orçamento tradicional.
II- Requer maior gestão e treinamento dos responsáveis.
III- Não necessita de um nível maior de honestidade por parte dos gestores.
IV- É necessário identificar cada item de consumo.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

(ENADE, 2012) O método de custeio por absorção, também chamado de custeio integral, foi derivado de um sistema desenvolvido na Alemanha no início do século XX, conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit). O método consiste na apuração dos custos totais, fixos e variáveis, por unidade de produto ou serviço prestado.
Suponha que um fabricante produz e vende, mensalmente, 100 unidades de um único produto, cujo custo de matéria-prima é de R$ 10,00 por unidade produzida. A empresa apresenta custos mensais de R$ 700,00 com mão de obra fixa, além de R$ 200,00/mês com depreciações de equipamentos. Nessa situação, o custo unitário efetivamente reembolsável do produto é de:
a) R$ 17,00.
b) R$ 10,00.
c) R$ 12,00.
d) R$ 19,00.

(ENADE, 2015) Uma empresa de comercialização de doces pretende adotar um controle de custos. Sabe-se que o Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável são os indicados para tais necessidades. A tabela a seguir resume as informações necessárias para as decisões a serem tomadas.
Nesse caso, o lucro mensal da empresa, calculado pelo Método de Custeio por Absorção e pelo Método de Custeio Variável, é igual, respectivamente, a:
A R$ 150.000,00 e R$ 130.000,00.
B R$ 210.000,00 e R$ 240.000,00.
C R$ 240.000,00 e R$ 220.000,00.
D R$ 100.000,00 e R$ 180.000,00.

Prévia do material em texto

07/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/5
Acadêmico: Derli Elizer da Rosa (1372897)
Disciplina: Gestão de Custos no Setor Público (GPU27)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513616) ( peso.:3,00)
Prova: 16080978
Nota da Prova: 9,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. No setor público, também pode ser utilizado o método de custeio ABC, por meio do qual é mensurado o custo e o
desempenho das atividades, recursos e objetos a serem registrados como custos. Deste modo, esse método aplica
o conceito da relação casual em função dos direcionadores de custo para as diversas atividades a serem
analisadas. Levando isso em consideração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O método ABC estabelece o comportamento dos custos em função das atividades, fazendo assim ligações
entre as atividades e o consumo de recursos (custos), estabelecendo vinculações interdepartamentais.
( ) O método ABC foca o registro de custos por meio das atividades; assim, os recursos a serem consumidos
(custos) serão determinados em função das atividades a serem prestadas, vinculando critérios semelhantes ao
rateio de custos indiretos.
( ) O método ABC foca sua análise nos recursos variáveis a serem consumidos (custos), assim estabelecendo
um referente variável e sistemático, eis o nome do método ABC.
( ) O método ABC faz ligação e encaixa seu registro de custos em função do comportamento dos gastos fixos,
pois eles vão mudando à medida que o serviço a ser oferecido aumentar em quantidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) F - F - F - V.
 c) V - F - V - V.
 d) F - V - V - F.
2. Em se tratando do modelo por resultados, a administração pública busca executar seus serviços objetivando o
resultado econômico em suas atividades. Para isto, cada entidade pública precisa ter necessidades específicas de
gestão, sempre buscando administrar de forma estratégica para atingir estes resultados. De acordo com este
contexto, analise as seguintes sentenças:
I- O gestor deverá planejar as estratégias de maneira funcional, buscando atingir os objetivos sociais, deixando
para segundo plano a necessidade de uma gestão normativa.
II- O gestor deve traçar as estratégias em função das necessidades operativas dentro do PPA, que será atingido
quando cumprir as metas da estratégia LOA.
III- O planejamento operacional deve ser formalizado em função das normas estabelecidas pelas LDO - Lei da
Diretrizes Orçamentárias.
IV- O planejamento operacional também deve ser formalizado em função das normas estabelecidas pela LOA - Lei
Orçamentária Anual.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças II e III estão corretas.
07/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/5
3. A normativa contábil que rege o Sistema de Custos do Setor Público (SICSP) é a Normativa de Contabilidade
Técnica - NCBT. Por isso, por meio do SICSP se estabelecem as regras básicas para a gestão de custos no setor
governamental. Partindo deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É por meio da SICSP que a entidade pública consegue obter uma gestão de custos eficiente, portanto níveis
de geração de lucro semelhantes aos do setor privado. Nesse sentido, as entidades públicas visam gerar
rentabilidade financeira e aumentar o patrimônio do Estado.
( ) Como qualquer empresa privada, é por meio da SICSP que a entidade pública procura também o
aperfeiçoamento de suas gestões operativas com custos aprimorados.
( ) É por meio de uma boa gestão do SICSP que se pode atingir uma gestão de custos eficiente, visando à
transparência da execução do orçamento, logo, da qualidade do gasto público.
( ) O Sistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP) estabelece conceito, objeto, objetivos e as
regras básicas para mensuração e evidência dos custos no setor público.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - F.
 b) F - F - V - V.
 c) F - V - V - V.
 d) V - V - F - V.
4. Com relação à margem de contribuição do método de custeio variável, podemos afirmar que é a diferença das
receitas de vendas com os custos e despesas variáveis, demonstrando a margem que o produto ou serviço detém
para cobrir os custos fixos. Perante esta premissa, analise as seguintes sentenças:
I- Uma das vantagens da margem de contribuição é possibilitar a análise do desempenho dos gestores e das
políticas públicas com maior objetividade, aprimorando a gestão dos recursos públicos.
II- Através da margem de contribuição, a administração pública poderá identificar as fragilidades apresentadas pela
população através do orçamento participativo.
III- A margem de contribuição demonstra claramente a separação dos custos fixos e variáveis, com o custeamento
direto, identificando os elementos de custeio.
IV- Uma vantagem da margem de contribuição é demonstrar a realidade financeira do ente, sendo uma ferramenta
de gestão importante para a administração pública.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) Somente a sentença I está correta.
5. No ciclo orçamentário existem dois tipos de custos que servem como ferramentas tanto para planejar os
orçamentos como executá-los. Estes custos são denominados de custo pleno e o custo-padrão. Em se tratando do
custo pleno, observe as sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta a informação CORRETA:
 a) As despesas financeiras não são consideradas no custo pleno.
 b) O objetivo do custo pleno é apresentar as despesas administrativas da entidade.
 c) No custo pleno, apenas as despesas administrativas são absorvidas pelos serviços públicos.
 d) No custo pleno, todos os custos e despesas são considerados como gastos, sem diferenciá-los.
07/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/5
6. O método de custeio ABC estabelece seu critério de registro dos recursos consumidos em função da atividade
para direcionar esses custos ou recursos consumidos, estabelecendo-se desta maneira critérios referenciais de
alocação de custos. Sobre os direcionamentos em função dos custos, analise as sentenças a seguir:
I- Os direcionamentos de custos podem ser uma alternativa para vincular os gastos de salários, insumos e serviços
aos serviços e produtos.
II- O primeiro passo para direcionar um gasto é estabelecer como esses recursos monetários são gastos para
executar as atividades que visam a oferecer os serviços.
III- O segundo passo é estabelecer quais são as atividades que serão aplicadas no processo produtivo ou
desenvolvimento do serviço. Assim, haverá uma vinculação das atividades consumidas pela instituição visando a
oferecer o produto/serviço.
IV- O terceiro passo é estabelecer critérios de uso de serviços secundários para dar apoio aos serviços primários,
ou seja, são critérios para aprimorar o cálculo dos gastos fixos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
7. Analisar e reavaliar as atividades operativas de cada área das instituições é um dos principiais objetivos do
Orçamento Base Zero (OBZ), se não for o mais importante. Definir necessidade de recursos para ter como base
uma comparação históricae projetar o orçamento também cabe a este tipo de orçamento. Sobre o OBZ, classifique
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É um orçamento que possui base zero para iniciar e reavaliar a análise de recursos de um certo período.
( ) O orçamento faz parte integral da administração de qualquer entidade pública.
( ) Como processo de gestão, o orçamento vem sempre antes do planejamento das atividades da entidade
pública.
( ) Como processo de gestão, o orçamento vem sempre depois do planejamento das atividades da entidade
pública.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) V - F - F - F.
 c) V - V - F - V.
 d) F - F - V - F.
8. Controlar materiais em uma empresa é uma importante atividade a se desenvolver, pois tem por objetivo assegurar
que estes materiais estejam à disposição no momento oportuno ao menor custo possível. Quando falamos em
materiais, o saldo é controlado de diversas formas. Desta maneira, utilizando as principais contas de estoque da
contabilidade industrial, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estoque de materiais.
II- Estoque de produtos em elaboração.
III- Estoque de produtos acabados.
IV- Importações de materiais em andamento.
( ) O material a ser importado que será usado no processo de fabricação.
( ) Os produtos disponíveis para venda, em estoque.
( ) O valor dos produtos em processo, em fabricação.
( ) O saldo total de materiais adquiridos, tanto os diretos como os indiretos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) IV - III - II - I.
 b) I - II - IV - III.
 c) III - IV - I - II.
07/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/5
 d) II - I - III - IV.
9. Uma das atividades mais importantes para podermos verificar a produtividade de uma entidade economicamente
saudável é a análise dos custos. No entanto, para conhecermos tanto o custo total como o custo unitário de um
processo de produção ou serviço, precisamos ter conhecimento no comportamento dos custos fixos e variáveis.
Sobre os custos variáveis, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O custo variável não está vinculado às quantidades produzidas.
 b) O custo variável está diretamente ligado às quantidades produzidas.
 c) Chamamos de custo variável o custo indireto.
 d) Quanto maior o volume da produção de um produto, menos será o custo variável.
10. Em se tratando do orçamento base zero, este é uma ferramenta muito eficaz utilizada pelas empresas, tanto
públicas quanto privadas, na elaboração do planejamento orçamentário para um determinado período a partir de
uma base zerada, ou seja, sem levar em consideração as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos de
exercícios anteriores. Em se tratando das desvantagens deste tipo de orçamento, analise as sentenças a seguir:
I- Demanda mais tempo para elaboração se comparado ao orçamento tradicional.
II- Requer maior gestão e treinamento dos responsáveis.
III- Não necessita de um nível maior de honestidade por parte dos gestores.
IV- É necessário identificar cada item de consumo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
11. (ENADE, 2012) O método de custeio por absorção, também chamado de custeio integral, foi derivado de um
sistema desenvolvido na Alemanha no início do século XX, conhecido por RKW (Reichskuratorium für
Wirtschaftlichtkeit). O método consiste na apuração dos custos totais, fixos e variáveis, por unidade de produto ou
serviço prestado. Alguns desses custos são efetivamente desembolsáveis e outros são chamados de fictícios, não
são desembolsáveis, porque não geram efetiva saída de caixa.
Suponha que um fabricante produz e vende, mensalmente, 100 unidades de um único produto, cujo custo de
matéria-prima é de R$ 10,00 por unidade produzida. A empresa apresenta custos mensais de R$ 700,00 com mão
de obra fixa, além de R$ 200,00/mês com depreciações de equipamentos. Nessa situação, o custo unitário
efetivamente reembolsável do produto é de:
FONTE: Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custeioporabsorcao.htm>. Acesso em:
29 jun. 2012 (adaptado).
 a) R$ 19,00.
 b) R$ 17,00.
 c) R$ 10,00.
 d) R$ 12,00.
12. (ENADE, 2015) Uma empresa de comercialização de doces pretende adotar um controle de custos. Sabe-se que o
Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável são os indicados para tais necessidades. A tabela
a seguir resume as informações necessárias para as decisões a serem tomadas. Nesse caso, o lucro mensal da
empresa, calculado pelo Método de Custeio por Absorção e pelo Método de Custeio Variável, é igual,
respectivamente, a:
07/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/5
 a) R$ 150.000,00 e R$ 130.000,00.
 b) R$ 100.000,00 e R$ 180.000,00.
 c) R$ 210.000,00 e R$ 240.000,00.
 d) R$ 240.000,00 e R$ 220.000,00.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina