Buscar

Sociologia: Vida Urbana, Terrorismo, Modernidade, Consumismo e Antropocentrismo

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Willian Cristiano Lima (2456499)
	
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637886) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21082511
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A ideia de construção de vida nas cidades, também conhecida como vida urbana, teve um grande processo de mudança histórica, que ocorreu de maneiras diferentes no que diz respeito a sua escala, em diversas partes do mundo, mas na maioria obedecendo a um certo padrão. Segundo Scuro Neto (2004, p. 14), destacam-se por sua heterogeneidade, que atrai e congrega forasteiros, comparações e conflitos de línguas, aparências, religiões e hábitos alimentares, tipos de família, estilos arquitetônicos. A que se refere o exposto?
FONTE: SCURO NETO, Pedro. Sociologia ativa e didática: um convite ao estudo da ciência do mundo moderno. São Paulo: Saraiva, 2004.
	 a)
	Relações sociais rurais.
	 b)
	Relações sociais urbanas.
	 c)
	Autoritarismo.
	 d)
	Ruralização.
	2.
	Em termos gerais, podemos destacar que o terrorismo usa a violência contra pessoas ou objetos, com diversos propósitos, que podem provocar instabilidade nos governos ou provocar medo na população. Dentre os fatos que motivam o terrorismo estão fatores ideológicos, religiosos, políticos, entre outros. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Novos contextos de relações sociais em contato com as diferenças no ambiente urbano.
	 b)
	É uma forma de demonstração de revolta da classe trabalhadora.
	 c)
	Uma demonstração de velhos jogos de poder que antes ocorriam de modo menos visível.
	 d)
	As formas de terror que presenciamos têm a intenção de demonstrar a revolta de alguns grupos.
	3.
	O período histórico e filosófico que antecede a pós-modernidade é amplamente conhecido como modernidade. A interpretação dos autores sobre estas duas fases não é consensual. Para alguns autores, a pós-modernidade não existe. O que ocorre é a continuação da modernidade. Com relação aos aspectos que definem a modernidade, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse momento, ocorreu a retração da produção do conhecimento, e a população migrou gradativamente das cidades para o campo.
II- Esta época da humanidade é marcada pela Revolução Industrial, baseada na tecnologia mecânica e pela organização e ampliação do capitalismo.
III- É o momento em que a anarquia, as invasões bárbaras e a irracionalidade se fizeram presentes nas concepções e valores de mundo e de sociedade.
IV- Este período foi marcado pela forte hierarquização da sociedade e de processos institucionais, a convicção plena na razão e no progresso como responsáveis pela felicidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	Atualmente, vivenciamos a busca, via de regra, como postulado, o ter e não o ser, ou seja, a prioridade é buscar consumir o máximo possível de produtos ou serviços que o mercado oferece. O mercado, por sua vez, procura apresentar incessantemente novidades tanto em produtos como em serviços. Sobre o aspecto que esse fenômeno está intimamente ligado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	À luta pela posse da maior quantidade possível de bens materiais, fato que confere, uma vez conquistados os bens, a possibilidade de tornar-se um elemento fundamental para o meio social, já que através dessa prática estamos a estimular a circulação de moedas de forma segura.
	 b)
	Ao avanço do neoliberalismo, advindo do fim da Guerra fria, que estimula o consumo como um meio global de manter os Estados sustentáveis.
	 c)
	Aos altos avanços da tecnologia e da necessidade econômica de efetuar venda de mercadorias estocadas, em função da alta produtividade.
	 d)
	Essa lógica move, por meio de uma dinâmica própria, o sistema econômico que a criou e que se sustenta sobre essa criação múltipla e infinita de bens, que são permanentemente apresentados ao mercado por estratégias de convencimento dos consumidores de que eles são indispensáveis para a manutenção da vida.
	5.
	Ao fim da Idade Média, o ser humano passou, com o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, a perceber uma capacidade própria de criação e de interpretação do mundo, que o colocou em posição central na interpretação do mundo. Sobre como se chama o conceito que coloca o ser humano no centro do mundo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Democrático.
	 b)
	Etnocêntrico.
	 c)
	Teocêntrico.
	 d)
	Antropocêntrico.
	6.
	A Sociologia surge após a ciência ter novamente saído de um grande estado de estagnação no continente europeu, quando a visão imposta por instituições religiosas deixou de ser o centro das explicações da realidade e o ser humano passa a ser encarado como um ser racional independente. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o período de entrada da Modernidade:
	 a)
	XVI e XIX.
	 b)
	V e XVI.
	 c)
	XV e XVI.
	 d)
	V e XV.
	7.
	As inovações no mundo do trabalho são identificadas também com os novos produtos, profissões e profissionais que estão entrando e compondo esse mundo. Nesse contexto, tem-se percebido que diferentes gerações estão se combinando e articulando no interior dos mesmos espaços produtivos, mesmo apresentando diferentes princípios e valores, experiências de vida, influências tecnológicas, entre outros. Duas gerações foram identificadas, a geração X e a geração Y. Com relação à geração X, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Trata-se da geração que nasceu entre os anos de 1960 e 1980, em um contexto político marcado pelos eventos da Guerra Fria e da presença simbólica mundial do Muro de Berlim.
(    ) Esta geração teve acesso amplo a telefones móveis, à internet e aos espaços virtuais de expressão, como redes sociais e blogs.
(    ) Os indivíduos dessa geração costumam adiar a concepção de filhos, no sentido de priorizarem a vida profissional e alcançarem certa estabilidade econômica. 
(    ) Caracteriza-se por ser a geração que recebeu a influência dos meios de comunicação e marketing convencionais, tais como o canal de TV MTV, os desenhos animados Tartarugas Ninjas e filmes como Blade Runner.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Marilda Olzbrymek, no livro ?O despertar da inteireza? (2001), aborda que o mecanicismo no interior da sociedade, para além dos avanços científicos e tecnológicos, pode também ser responsável por radicalismos, fatos e fenômenos drásticos para a humanidade. Com relação às possibilidades do paradigma mecanicista na formação humana, analise as sentenças a seguir:
I- Nem sempre as invenções e os avanços da ciência conseguiram promover justiça social, qualidade de vida e preservação da natureza.
II- A mecanização e a robotização do trabalho acabaram por gerar mais empregos e a valorização do ser humano como fundamental no interior dos processos de produção.
III- Os aspectos como o desemprego, a concentração de renda e a exploração indiscriminada dos recursos naturais foram acentuados.
IV- O ter, a funcionalidade e a utilidade passaram a ter mais prestígio diante dos valores de ?ser?, ?saber? e o ?fazer? humano.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLBRZYMEK, M. R. O despertar da inteireza: recriando o ser, o saber e o fazer (a educação numa abordagem holística). Blumenau: UNIASSELVI/Nova Letra, 2001.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Abrigam grandes populações, em quantidade proporcional a sua importância e poder, mas acima de tudo a capacidade do centro urbano de polarizar, fazer convergir processos de socialização - por meiodos quais os atores interagem e produzem cultura - e desenvolvimento de saber especializado e técnicas de coordenação e controle. A que contexto social se refere o exposto?
	 a)
	Aristocracia.
	 b)
	Cultura.
	 c)
	Proletariado.
	 d)
	Monarquia.
	10.
	A sociedade medieval tinha uma estrutura bastante rígida. Era praticamente certo que as pessoas que pertenciam a uma determinada classe social, principalmente as pessoas mais humildes, nasceriam e morreriam nessa categoria, sem a oportunidade de ascender socialmente. Sobre como era justificada essa situação social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Culpa das pessoas mais humildes.
	 b)
	Um contexto social que podia ser mudado facilmente.
	 c)
	Resultado da falta de estudo.
	 d)
	Vontade de Deus.
	11.
	(ENADE, 2014) O ECA, no seu artigo 121, indica que a internação constitui medida privativa de liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar da pessoa em desenvolvimento. Nesse sentido, ao elaborar estudo social, cabe ao Assistente Social que trabalha com um adolescente:
I- Indicar medidas que o punam de forma correta. 
II- Preservar a sua permanência próximo a sua família. 
III- Garantir a preservação dos seus direitos sociais.
IV- Indicar plano de trabalho durante a sua permanência na Instituição.
V- Monitorar o trabalho dos outros técnicos. 
São corretos, apenas, os itens:
	 a)
	II, III e IV.
	 b)
	III, IV e V.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	II, IV e V.
	12.
	(ENADE, 2008) Ao final da década passada, um especialista em assuntos internacionais (KAPSTEIN,1996) escreveu o seguinte acerca dos problemas gerados pela economia global:
A economia global está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como uma proteção na economia mundial, eles os estão abandonando. 
Com referência ao texto apresentado, julgue os itens seguintes:
I- A economia global tem levado os governos nacionais à formulação de políticas públicas que protejam seus trabalhadores contra a perda de seus direitos. 
II- A economia global vem dificultando o atendimento dos direitos dos trabalhadores, como os direitos ao emprego e ao salário. 
III- A grande maioria dos trabalhadores tem sido muito beneficiada pelas transformações tecnológicas do capitalismo contemporâneo. 
IV- A desigualdade, o desemprego e a pobreza vêm gerando a exclusão social no atual processo de desenvolvimento capitalista. 
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	III e IV.
	 b)
	I e II.
	 c)
	II e IV.
	 d)
	I e IV.

Continue navegando