Buscar

EXERCÍCIOS AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO II
1) Você foi convidado a participar de um programa de televisão, no qual será debatida a visão de curto prazo do ROE e como isso afeta a análise das empresas. Posto isto, marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a posição que você deve defender:
a) A visão de curto prazo em nada atrapalha a análise das empresas feitas pelo ROE. A visão de curto prazo traz problemas para a análise das empresas feitas pelo ROE.
b) A visão de curto prazo só atrapalha a análise de grandes empresas. A visão de curto prazo atrapalha a análise das empresas de qualquer tamanho.
c) A visão de curto prazo só atrapalha a análise de empresas do setor agrícola. A visão de curto prazo atrapalha a análise das empresas de qualquer setor.
d) A visão de curto prazo só atrapalha a análise de empresas americanas, assim, não deve ser considerada no caso brasileiro. A visão de curto prazo atrapalha a análise das empresas de qualquer país.
e) A visão de curto prazo é um problema, e a principal forma de minimizá-la seria, além de informar o ROE do ano anterior, apresentar a média dos últimos três ou cinco anos. RESPOSTA CORRETA: Não adianta negar que a visão de curto prazo é um problema, o melhor caminho é apresentar uma forma de minimizá-lo.
2)Um grupo de investidores está comparando duas empresas, buscando definir em qual delas irá investir (comprando ações). O índice sugerido para diferenciar as empresas foi o ROE, mas diversas pessoas do grupo citaram as principais críticas ao uso dele. Como você é o mediador do grupo, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao que você decidiu:
a) As críticas são justas, e o ROE não poderá ser utilizado. Não há como diferenciar as empresas e, por isso, deve-se investir 50% do capital em cada uma delas. A afirmação de que "não há como diferenciar as empresas" está errada, existem diversas formas de se fazer isso.
b) Apesar das críticas, o ROE será utilizado, mas não de maneira isolada. Outros fatores também serão analisados, como a sustentabilidade do ROE ao longo do tempo, os riscos embutidos, bem como as diferenças entre o valor contábil e o de mercado. RESPOSTA CORRETA: O ROE não deixa de ser um indicador importante, apenas não pode ser o único fator a se analisar para realizar investimentos.
c) O ROE será utilizado sozinho, pois é o melhor indicador conhecido. Embora o ROE seja o melhor indicador conhecido, não deve ser utilizado sozinho.
d) As críticas são justas e o ROE será comparado, exclusivamente, com base nas diferenças entre o valor contábil e o de mercado. Comparar, exclusivamente, com base nas diferenças entre o valor contábil e o de mercado não resolve todas as deficiências do ROE.
e) As críticas ao ROE não são justas. As críticas ao ROE são justas, ele possui diversas limitações.
3)Você foi contratado por um banco internacional, para analisar as oportunidades de investimento (compra de empresas, aquisição de ações, abertura de novas empresas, etc) em diversos países pelo mundo e investir nas melhores empresas. Você sabe que utilizar apenas o ROE pode expô-lo a outros riscos. Assinale a alternativa que apresenta sua CORRETA estratégia de investimentos:
a) Vou investir tudo em empresas do Brasil, país que conheço bem. O fato de conhecer bem determinado país não significa, necessariamente, que as melhores empresas estão nele (No Brasil, neste caso).
b) Vou investir tudo em empresas fora do Brasil, pois sei dos problemas que o país tem. Não necessariamente as melhores empresas estão todas fora no Brasil, uma boa empresa pode estar aqui.
c) Vou investir tudo em empresas dos Estados Unidos, pois lá está a maior economia do mundo. O fato de determinada empresa estar na maior economia do mundo não significa, necessariamente, que as melhores empresas estão nele (nos Estados Unidos, neste caso).
d) Além de analisar o ROE de diversas empresas pelo mundo, vou analisar o risco do país em que cada uma está. RESPOSTA CORRETA: As melhores empresas para se investir são aquelas que possuem o ROE adequado ao país em que se encontram.
e) Vou investir tudo em empresas da China, país que mais cresce no mundo. O fato de determinada empresa estar no país que mais cresce no mundo não significa, necessariamente, que as melhores empresas estão nele.
4) O departamento de relacionamento com os investidores da empresa em que você trabalha está sendo muito pressionado para apresentar uma melhora no ROE. Contudo, no ano anterior, o país passou por diversos problemas macroeconômicos e por isso, apesar dos esforços de toda a empresa, não foi possível melhorar o ROE, apenas mantê-lo como antes. Preocupado com a reação dos investidores, o departamento de relacionamento está sugerindo calcular o ROE, não pelo valor contábil da empresa (como sempre foi feito), mas pelo valor de mercado. Posto isto, marque a alternativa CORRETA que você apresentou, quando foi consultado sobre esta sugestão você é:
a) contra a mudança ética por considerar que ela engana os investidores. Em nenhum momento a mudança na metodologia de cálculo representa uma forma de enganar os investidores.
b) favorável à mudança, desde que ela seja devidamente divulgada a todos os investidores. Ainda que seja divulgada a todos, não se deve ser favorável à mudança.
c) contra a mudança, pois ela irá reduzir o ROE, e não aumentá-lo. RESPOSTA CORRETA: Como o valor de mercado é sempre maior que o contábil, a mudança irá reduzir o ROE, e não aumentá-lo.
d) indiferente à mudança, o ROE continuará sendo o mesmo, em função dos problemas macroeconômicos. A afirmação de que o ROE continuará sendo o mesmo não é válida. Isso só aconteceria se o valor contábil da empresa fosse igual ao seu valor de mercado, caso contrário (o que é muito mais provável) haverá diferença no ROE. Além disso, não se pode afirmar que isso acontece devido aos problemas macroeconômicos.
e) favorável à mudança, desde que ela não seja divulgada aos investidores. Divulgar a mudança a todos os investidores não determina que alguém seja favorável ou não a ela.
5)Associe as colunas em relação ao fator da ROE cada índice está subordinado:
 ( ) Alíquota de imposto
(A) Margem de lucro 	 ( ) Período médio financeiro
(B) Giro do ativo	 ( ) Margem bruta
(C) Alavancagem financeira	 ( ) Prazo médio de recebimento
		 ( ) Demonstração de resultados
Agora, assinale a ordem CORRETA:
a) A, C, A, B, A. RESPOSTA CORRETA: Veja a distribuição a seguir:
b) A, C, C, B, B.
c) C, A, A, B, A.
d) A, A, A, B, A
e) B, C, A, B, A.

Continue navegando