Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Discursiva)Formação e Desenvolvimento de Coleções

User badge image
Aparecida Neri

em

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:572206) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O debate sobre acesso aberto tem como foco principal a comunicação científica, que, para Meadows (1999), é o coração da ciência, sendo tão vital quanto à própria investigação científica. Isso porque transforma uma pesquisa em novas pesquisas e mais conhecimento social produzido. Diante disso, disserte sobre o motivo da transformação de conhecimento por meio do movimento de acesso aberto. 
FONTE: MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
	Resposta Esperada:
- O movimento de acesso aberto proporciona a transformação de conhecimento, pois auxilia na disseminação gratuita da informação científica produzidas em universidades, empresas, centro informacionais, entre outros.
- Seus conteúdos são divulgados por meio dos artigos de revistas, também chamados de periódicos, e comunicações de eventos, relatórios de pesquisa, anais de congressos, teses, dissertações, livros, entre outros.
- Antes mesmo do movimento de acesso aberto se fortalecer, já era possível ver iniciativas que já tinham como objetivo o acesso irrestrito.
	2.
	O desenvolvimento de coleções também pode ser entendido enquanto um conjunto de serviços de informação que requer um planejamento e o conhecimento da realidade onde a biblioteca está inserida, assim como seu ambiente interno e externo, sua missão, seus objetivos, seus usuários e suas funções. Nesse sentido, antes de iniciamos o processo de aquisição, seleção, avaliação e desbaste do acervo, o bibliotecário inicia o processo pelo planejamento e diagnóstico da instituição. Disserte sobre a relevância do planejamento e diagnóstico no desenvolvimento de coleção.
	Resposta Esperada:
Realiza-se um diagnóstico com intuito de conhecer as forças externas à unidade de informação e alguns fatores, como: direção da unidade, política, legislação, mudanças sociais e demográficas, mercado, tecnologia. A tarefa de planejar está intrinsecamente relacionada às especificidades, aos objetivos e ao público-alvo de cada tipo de biblioteca. O entendimento da finalidade da biblioteca e dos atores que com ela se relacionam é essencial.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina