Buscar

Avaliacao contabilidade socioambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Os tributos tiveram sua origem na Antiguidade e servem para regular e possibilitar a vida em sociedade. Porém, no caso da tributação ambiental, ela surge somente vários séculos depois, com as legislações ambientais. Nesse cenário apresentado, destaca-se que, sob a perspectiva dos tributos ambientais, existem duas formas de arrecadação tributária. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta uma destas formas de arrecadação, a Fiscalização Ambiental.
A - Refere-se à arrecadação estatal pela extração dos recursos naturais por meio de trabalhos manuais e que tem como fato gerador o uso do bem ambiental.
B - Refere-se à arrecadação estatal pela utilização dos recursos naturais por meio da industrialização de produtos de origem florestal e que tem como fato gerador o uso do bem ambiental.
C - Refere-se à arrecadação estatal pela utilização dos recursos naturais por meio de prestação de serviço ambiental e que tem como fato gerador o uso do bem ambiental.check_circleResposta correta
D - Refere-se à arrecadação Federal pela utilização dos recursos naturais por meio de prestação de serviço ambiental e que tem como fato gerador a venda do bem ambiental.
E - Refere-se à arrecadação Municipal pela utilização dos recursos naturais por meio da extração e venda destes
2-Os princípios ambientais norteiam o entendimento dos dispositivos legais que envolvem a proteção ao meio ambiente. O princípio do poluidor/usuário-pagador está ligado à ideia de prevenção e repressão, visto que os custos das mercadorias advindas do ambiente devem refletir os valores da manutenção e do recurso escasso.
Nesse contexto, relacione a 1ª coluna com a 2ª no que diz respeito ao entendimento e compreensão sobre as diferenças entre o poluidor-pagador e o usuário-pagador.
1.Poluidor-pagador
2.Usuário- pagador
( ) inclui nos custos dos bens de consumo, os prejuízos com a degradação do meio ambiente e divide com a sociedade as despesas.
( ) imputa a quem utiliza os bens ambientais o custo por seu uso e, logo, focaliza as atividades que não poluem o meio ambiente.
( ) incide nos casos em que há simplesmente o uso do bem ambiental, ainda que não haja qualquer degradação.
( ) esse prejuízo ambiental, quando possível de ser suportado e trouxer benefícios para a sociedade, deve ser internalizado por aquele que usa do meio ambiente em seu proveito. Se, entretanto, não houver a possibilidade dessa internalização, o produto não pode ser fabricado ou consumido.
A - 1, 1, 2, 2
B - 1, 2, 1, 1
C - 1, 2, 2 ,1check_circleResposta correta
D - 2, 1, 1, 1
E - 2, 1, 1, 2
3-Com relação a Legislação ambiental verifica-se que a Lei 6938/81 teve uma ampliação no seu artigo 9º, inciso XIII, incluído pela Lei 11.284/2006, assegurando como instrumento da política nacional do meio ambiente “instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros”.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresente de forma correta a “Concessão Florestal”:
A - Considera-se concessão floresta: delegação onerosa feita pelo poder concedente, do direito de praticar reflorestamento numa unidade de manejo mediante licitação.
B - Considera-se concessão floresta: o arrendamento da propriedade, delegando o direito de praticar manejo florestal sustentável para exploração de produtos e serviços numa unidade de manejo por período pré-determinado.
C - Considera-se concessão florestal: delegação onerosa feita pelo poder concedente, do direito de praticar manejo florestal sustentável para exploração de produtos e serviços numa unidade de manejo mediante licitação.check_circleResposta correta
D - Considera-se concessão florestal: quando um proprietário rural renuncia ao seu direito de uso e exploração dos recursos naturais presentes em sua propriedade.
E - Nenhuma alternativa está correta.
4-Ao considerar a dinâmica refletida nas constantes alterações patrimoniais relacionadas às atividades e interferências da administração das entidades, Silva (2011) define os fatos contábeis como eventos que ocasionam tais modificações no patrimônio. O autor ainda explica que os fatos contábeis não necessariamente modificam continuamente o Patrimônio Líquido, uma vez que essas alterações podem ocorrer, em alguns casos, devido a uma simples permuta entre as espécies dos elementos patrimoniais (alterações específicas). Nessa perspectiva, os fatos contábeis ambientais podem ser compreendidos como todos os eventos que ocorrem na entidade, mensurados monetariamente, cujo registro contábil está estritamente relacionado ao contexto do meio ambiente. Os fatos contábeis ambientais podem ser de três tipos:
1 - Permutativos.
2 - Modificativos.
3 - Mistos.
Relacione os três tipos de fatos contábeis ambientais acima, com suas respectivas descrições abaixo e depois selecione a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento:
(___) Estes tipos modificam o Patrimônio Líquido e as contas que podem ser alteradas entre o Passivo e Ativo – ou, ainda, entre si.
(___) São aqueles fatos contábeis que modificam os valores do Ativo e do Passivo, mas sem alterar o Patrimônio Líquido. Essa modificação de valores pode ocorrer entre as contas, como entre as do Caixa e de Duplicatas a receber.
(___) São aqueles que modificam o Patrimônio Líquido da empresa.
Assinale a alternativa correta:
A - 1, 2, 3.
B - 2, 1, 3.
C - 2, 3, 1.
D - 3, 1, 2.check_circleResposta correta
E - 3, 2, 1.
5-O Estudo de Impacto Ambiental, refere-se a um trabalho de configuração técnica, cujas as diretrizes são pautadas em várias fases e, por consequência consome uma quantidade considerável de recursos e tempo. Pardo Filho (2001), relaciona várias dessas atividades conforme abaixo:
I – Apresentação e descrição do empreendimento – nessa atividade, verificam-se os elementos que constituem o meio ambiente, bem como as interações nesse ambiente equilibrado.
II – Elaboração do diagnóstico ambiental – tais descrições devem ser caracterizadas nas diversas fases do empreendimento.
III – Levantamento e análise da legislação – nesse momento, ocorre a verificação de todas as normas legislativas, nos âmbitos federal, estadual e municipal;
Assinale a alternativa correta:
A -
Apenas a alternativa III está correta.
check_circleResposta correta
B -
Apenas I e II estão corretas.
C -
Apenas I e III estão corretas.
D -
Apenas I está correta.
E -
Apenas II e III estão corretas.
6-No ano de 2004, foi aprovada a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica n. 15 (NBC T15) pelo Conselho Federal de Contabilidade, que estabeleceu parâmetros para a divulgação das informações de natureza social e ambiental (a geração e a distribuição de riqueza, os recursos humanos, a interação da entidade com o ambiente externo e com o meio ambiente) de forma complementar às demonstrações contábeis (CFC, 2004).
Analise as alternativas abaixo, e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas quanto informações dos investimentos que devem ser evidenciados relativas à interação da entidade com o meio ambiente:
( ) investimentos e gastos com manutenção nos processos operacionais para a melhoria do meio ambiente;
( ) investimentos e gastos com a preservação e/ou recuperação de ambientes degradados;
( ) investimentos e gastos com a educação ambiental para empregados, terceirizados, autônomos e administradores da entidade;
( ) investimentos e gastos com cursos de idiomas para empregados, terceirizados, autônomos e administradores da entidade;
( ) investimentos e gastos com educação ambiental para a comunidade;
( ) investimentos e gastos com outros projetos ambientais;
( ) investimentos e gastos com projetos esportivos;
( ) quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade;
( ) valor das multas e das indenizações relativas à matéria ambiental, determinadas administrativa e/ou judicialmente;
( ) passivos e contingências ambientais. as exportações de bens, serviços e direitos
A - F, V, F, V, V, F, V, F, V, V
B - V, F, F, V, F, V, V V, V, V
C - V, F, V, F, V, F, V, V F, F
D - V, V, F,F F, V, F, V, V, F
E - V, V, V, F, V, V, F, V, V, Vcheck_circleResposta correta
7-O Sistema de Gestão Ambiental tem o objetivo de evitar impactos ao meio ambiente e, por consequência, coíbe as empresas de descumprir as leis pertinentes, além de agregar valor à organização e melhorar o processo de produção, resultando em ganhos financeiros, neste sentido temos alguns conceitos básicos que norteiam esse assunto:
I – Política ambiental – conjunto de princípios que norteiam a regulamentação, o uso, o controle, a proteção e a conservação do meio ambiente.
II – Planejamento ambiental – conjunto de atos que são realizados com a finalidade de gerir o uso, o controle, a proteção e a conservação do ambiente ecológico.
III – Gerenciamento ambiental – programação de ações que visam à adequação da utilização, ao controle e à proteção ao meio ambiente.
Assinale a alternativa correta:
A -
Apenas a alternativa III está correta.
B -
Apenas I e II estão corretas.
C -
Apenas I e III estão corretas.
D -
Apenas I está correta.
check_circleResposta correta
E -
Apenas II e III estão corretas.
8-A responsabilidade ambiental surge trazendo preocupações adicionais em meio à necessidade imediata de crescimento e manutenção em um mercado altamente competitivo. Destaca-se como um assunto em evidência nas últimas décadas, principalmente ao ponderar que os recursos naturais são finitos. Com base no panorama histórico, analise as questões abaixo e relacione a 1ª coluna de acordo com a segunda.
1.Conferência de Estocolmo (1972)
2.Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1983)
3.Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (1988)
4.Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992)
( ) a meteorologia passou a abordar questões acerca do aquecimento global e da influência dos seres humanos no clima.
( ) suscitou a discussão sobre “desenvolvimento e ambiente” e o conceito de ecodesenvolvimento.
( ) promoveu a elaboração da Agenda 21 (ONU, 1992), um importante passo para o desenvolvimento do conceito de sustentabilidade.
( ) desenvolveu estratégias para que as empresas, a longo prazo, desenvolvam suas atividades econômicas de forma sustentável.
A - 1, 3, 4, 2
B - 2, 4, 1, 3
C - 3, 1, 4, 2check_circleResposta correta
D - 3, 2, 1, 4
E - 4, 1, 2, 3
9-De acordo com Carvalho (2008, p. 138) “a conta reserva para contingências é uma das Reservas de Lucros constantes no Patrimônio Líquido, tendo a conta Reserva para Contingências Ambientais como uma de suas subdivisões”. Em consonância com a NBC TE XXX (CFC, 2012), a contingência ambiental “é:
A - É o risco de natureza ambiental a que as instituições públicas estão sujeitas por não haver controle eficiente do desmatamento.
B - É o risco de natureza ambiental a que as instituições públicas estão sujeitas por serem responsáveis pela gestão dos recursos naturais.
C - É o risco de natureza ambiental a que as organizações estão sujeitas a multas e indenizações por conta dos danos causados ao ambiente natural.
D - É o risco de natureza ambiental a que as organizações estão sujeitas por conta da escassez de recursos naturais, tais como, a água.
E - É o risco de natureza ambiental a que se sujeita a entidade em função de sua interação com o meio ambiente. Tal risco envolve aspectos econômicos financeiros e sua definição depende de fato futuro”.check_circleResposta correta
10-A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, aconteceu depois que a sociedade passou a exigir maiores cuidados com o meio ambiente e novas formas de preservação da estrutura do meio ambiente. Analise as alternativas abaixo e marque a que alternativa que define meio ambiente de acordo com a conferência de Estocolmo:
A - conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos e indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.check_circleResposta correta
B - controle a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
C - desenvolvimento sustentável, pautado no dever de manter equilibrado o meio ambiente.
D - necessidade de se estabelecer uma verdadeira política mundial de proteção e preservação do meio ambiente, com regras menos preocupadas com a soberania nacional e mais vinculadas às necessidades ambientais.
E - uso dos recursos naturais de forma saudável e sustentável.

Continue navegando