Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (peso.:4,00)
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A macroeconomia preocupa-se com os grandes agregados econômicos. Ela se materializa através dos instrumentos de política macroeconômica. A maneira como o governo combina estes instrumentos define a matriz econômica de um determinado governo. Há pelo menos quatro instrumentos de política macroeconômica: política fiscal, política monetária, política cambial e comercial e política de rendas. Descreva cada um dos instrumentos de política macroeconômica que foram expostos.
	Resposta Esperada:
*Política fiscal: relaciona gastos e despesas do governo. É representada pelos instrumentos de arrecadação de tributos e pela política de gastos do governo. A política fiscal de um governo pode ser expansiva, por exemplo, a redução de impostos para estimular a economia e restritiva como o aumento de impostos e a contração dos gastos públicos. 
Política monetária: tem como objetivo controlar a liquidez do sistema econômico, aumentando ou diminuindo a quantidade de moeda à disposição dos agentes econômicos. O governo pode utilizar uma política monetária contracionista ao retirar moeda dos agentes econômicos ou utilizar uma política monetária expansiva, aumentando o estoque de moeda nas mãos dos agentes econômicos. Atual também na regulamentação do crédito e definição da taxa de juros. 
Política cambial: é a atuação do governo nas taxas de câmbio. O governo pode optar por taxas de câmbio fixas ou flexíveis. Por estimular ou desestimular as importações e exportações. 
Política de rendas: são medidas para estimular a distribuição de renda e a promoção da justiça social. Utilizada, sobretudo, para aumentar o poder de compra da população, principalmente a população de baixa renda.
	2.
	Através dos agentes econômicos são feitas as decisões na economia. Esses agentes são divididos em quatro grupos: as empresas, primeiro agente; as famílias, ou seja, o consumidor, segundo agente; e como quarto agente temos o resto do mundo. Todos eles interatuam através do mercado no qual é realizado todo processo de compra e venda. Agora explique:
 Qual o terceiro agente e qual a sua importância?
 Por que esse agente, o terceiro, pode ajudar a corrigir as deficiências do mercado no caso referente à extrema concentração de renda?
	Resposta Esperada:
Na economia de mercado, o terceiro agente da economia é o Estado. Através dele pode-se corrigir as deficiências que surgem no mercado. Deste modo, o Estado é um agente muito importante que aprimora as relações entre as empresas e os consumidores.
A extrema concentração da renda não prejudica só os consumidores, mas também os empresários, pois não vão conseguir maximizar suas vendas, logo, melhorar seus lucros. Esse é um dos principais motivos para que o Estado interfira nas questões econômicas, transformando-se num agente ativo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando