Buscar

Zoologia de Vertebrados - discursiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Zoologia de Vertebrados (BID23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513586) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18382839
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os primeiros craniados foram chamados de agnatos, que significa sem mandíbula, sendo esta uma característica determinante para tal grupo. Um representante bem conhecido são as lampreias. Disserte sobre as lampreias, contemplando as suas principais características, como tipo de sistema digestório, tipo de respiração, se a espécie é monoica ou dióica, e descrevendo brevemente o seu ciclo de vida.
	Resposta Esperada:
- Seu trato digestório é completo, iniciando na boca e terminando no ânus.
- Possuem respiração branquial.
- São dioicas com desenvolvimento indireto.
- Ao nascerem as larvas das lampreias (Amocetes) permanecem enterradas se alimentando no fundo do rio, geralmente por filtração, para depois de alguns anos migrarem para o mar, onde crescerão e se desenvolverão, preparando seu retorno para reprodução no rio. Antes da migração para o mar, elas sofrem uma metamorfose e essas larvas permanecem longos períodos na fase larval e podem dar origem a adultos que não se alimentarão, apenas se reproduzirão para em seguida morrer.
	2.
	O sistema sensorial dos mamíferos possui terminações nervosas não especializadas em muitos locais da superfície corporal, que permitem a esses animais interpretar e reagir aos estímulos do meio ambiente. Sobre os órgãos dos sentidos dos mamíferos, descreva os tipos de células de cada um, contemplando uma característica própria de cada um dos órgãos sensoriais: olfato, visão, tato, audição, paladar.
	Resposta Esperada:
- Olfato: células ciliadas, ocorrência de cílios, aumenta muito a área de contato da mucosa com o ambiente e, dessa forma, a captura dos sinais químicos.
- Visão: células cones e bastonetes, presença da fóvea, responsável por fornecer acuidade, também são responsáveis pela percepção das cores.
- Tato: a pele possui terminações nervosas livres, responsáveis pela percepção da dor, redes nervosas ao redor dos vasos sanguíneos e receptores nervosos ao redor da base e raiz dos pelos e receptores de calor e frio.
- Audição: o ouvido interno contém três ossículos (bigorna, estribo e martelo). A orelha externa, ou aurícula, que é única dos mamíferos, ajuda a determinar a direção de onde está sendo emitido o som. Nos mamíferos aquáticos utilizam a mandíbula para captar sons sob a água, pois não possuem aurículas.
- Paladar: possui quimiorreceptores para realizar a percepção dos estímulos do meio. Os mamíferos possuem três nervos cranianos responsáveis por esse sentido e botões gustativos em toda boca.
Parte inferior do formulário

Continue navegando